Planejamento, tecnologia e valorização dos talentos internos. Confira essas e outras dicas para fazer parte da nova era do recrutamento

O mundo vinha em uma constante onda de mudanças até que 2020 chegou para provar que nada mais será (mesmo) como antes. E isso vale também para o mundo dos Recursos Humanos. Bem-vindo à nova era do recrutamento.

Mais do que nunca, é preciso pensar em novas estratégias para atrair e contratar talentos. Transformação e agilidade são indispensáveis no mundo de hoje. Para se destacar aos olhos dos candidatos, que também vão ficando cada vez mais capacitados e exigentes, é imprescindível compreender e atender as suas necessidades.

A nova era do recrutamento demanda mais do que processos táticos, ela requer uma capacidade mais consultiva. Aqui, neste artigo, pretendemos trazer algumas soluções para aprimorar seus métodos de contratação.

Além de recrutador, conselheiro de talentos

Mais do que buscar novos colaboradores, os recrutadores precisam trazer insights e valores para a organização. Ter um plano para entender as funções e delinear as estratégias para a força de trabalho são práticas essenciais.

É preciso compreender por completo o mercado de talentos e como a sua empresa se relaciona com ele. Em que área há perda de funcionários? Em quais cargos a empresa está se destacando? De que forma as pessoas estão se capacitando para o mercado de trabalho por meio da educação formal ou informal? Como a tecnologia e os novos comportamentos afetam a guerra de capital humano?

Ao ter uma visão mais global, o gestor de RH pode indicar caminhos para a sua organização. Veja como colocar em prática essa nova era do recrutamento com 5 estratégias.

Invista na experiência de candidato

Leve a sério as necessidades dos talentos que você deseja atrair. Pense desde a apresentação de sua empresa no seu site às job descriptions e entrevistas. Lembre-se sempre de que tudo deve ser o mais conveniente, simples e fluido possível.

De acordo com um estudo realizado pela Carrer Builder, empresa especializada em Recursos Humanos, sediada nos Estados Unidos, 42% dos americanos que passaram por uma vivência negativa no processo seletivo, não se candidatariam novamente a vagas na mesma empresa. Outros 22% alertariam a seus amigos e colegas para não trabalharem na organização e 9% relataram que não consumiriam mais produtos ou serviços da companhia

Por outro lado, quando a experiência é positiva, 56% aceitariam trabalhar na empresa, mesmo sendo rejeitados na primeira tentativa. E, para completar, 37% encorajariam seus conhecidos a trabalharem na companhia, ao passo que 23% considerariam fortemente comprar seus produtos e serviços.

Aposte na tecnologia

Os softwares de recrutamento e seleção são grandes aliados. Conte com eles! Após a pandemia de coronavírus, as entrevistas por vídeo se tornaram rotina. Por isso, observe e atualize as tecnologias utilizadas pela sua empresa se for necessário.

Os processos digitais são importantíssimos para facilitar e dar fluência à contratação de candidatos. O Applicant Tracking System (ATS) e a inteligência artificial dão suporte ao conselheiro de talentos nessa nova era de recrutamento. Afinal de contas, não podemos tomar decisões assertivas sem dados concretos.

Quer conhecer as vantagens das plataformas de R&S e selecionar a melhor delas para a sua companhia? Então, confira mais detalhes neste artigo: Por que contratar um Software de Recrutamento e Seleção?

Olhe para dentro

Na maioria das vezes, os recrutadores tendem a buscar profissionais além dos muros da empresa. Mas por que não olhar para quem já atua na empresa e conhece sua cultura? Dê oportunidades para os talentos que já estão à sua volta.

Valorize o tempo

Pense em longo prazo. Não espere o desligamento de vários integrantes de uma equipe ou a chegada de um projeto-surpresa para começar a divulgar as vagas no mercado. Utilize seus processos seletivos com inteligência, planejando-os cuidadosamente e construindo um pool de candidatos ao longo do tempo.

Olhe para as respostas negativas

É sempre interessante conhecer as opiniões dos candidatos que recusam a oferta para atuar na sua empresa. Entenda as recusas e busque otimizar seus processos de R&S e as condições de trabalho oferecidas.

Gostou do assunto e quer se aprofundar mais? Então confira este artigo sobre 9 estratégias para captar candidatos  e este outro sobre como ter processos mais eficientes e simples.