Entenda os benefícios de tornar o RH digital e como traçar este caminho na sua empresa

Transformação digital é um processo revolucionário que visa a transição de áreas para tecnologias, assim como envolve mudança na cultura e na mentalidade de uma organização. A transformação digital no RH é essencial em uma época na qual a ruptura tecnológica é a regra.

Com a propagação de inteligência artificial (IA), blockchain, machine learning, automatização e muito mais, as equipes de Recursos Humanos que ainda usam planilhas do Excel para coletar e interpretar dados precisam mudar rapidamente.

Neste artigo sobre transformação digital no RH, discorreremos sobre o significado da mudança, o que ela acarreta e quais desafios as empresas enfrentarão para alcançá-la.

O que visa a transformação digital no RH?

A transformação digital no RH tem o objetivo de automatizar processos e reduzir o tempo gasto em tarefas operacionais e repetitivas. Com isso, sobra tempo para que as equipes tracem estratégias inteligentes e que realmente façam a diferença no negócio.

Basicamente, a mudança influencia a forma como o RH funciona, de modo que passa a utilizar dados para tomar e prosseguir com decisões, como folha de pagamento, benefícios, gestão de desempenho, treinamento e desenvolvimento, bonificação e reconhecimento e contratação.

Esse processo é realizado pelos próprios profissionais de Recursos Humanos em colaboração com o departamento de Tecnologia da Informação.

Benefícios do RH digital

Acesso a informações

A transformação digital no RH simplifica o processo de acesso às informações essenciais para os funcionários, pois todos os dados ficam instantaneamente acessíveis e são atualizados digitalmente. Assim como os funcionários gostam de poder escolher como e quando gerenciar seus e-mails profissionais e carga de trabalho, eles desejam gerenciar seus dados de RH.

Na outra ponta, o acesso a dados confidenciais pode ser controlado pela área de segurança da informação, sempre respeitando à LGPD. Mantê-los em um local seguro e de forma centralizada é importante para a integridade do negócio.

O RH digital também reduz a burocracia por meio do acesso e arquivamento digital de documentos.

Análise de dados

À medida que as organizações começam a entender o valor que a análise de dados pode agregar ao negócio, as informações do RH se tornam mais e mais valiosas.

Ferramentas de análise preditiva também podem ajudar a melhorar os processos de RH e garantir a satisfação dos funcionários.

Melhor experiência do funcionário

As novas gerações querem que os empregadores lhes forneçam uma ótima experiência de candidato, tratando-os tão bem quanto os clientes. A transformação digital no RH colabora com essa necessidade, fornecendo plataformas sociais corporativas e outras tecnologias que permitem que os funcionários trabalhem juntos – mesmo remotamente – e fiquem atualizados sobre as novidades do negócio.

Desenvolvimento de colaborador

O RH digital pode ajudar nas atividades de treinamento e seleção de colaboradores, já que engloba uma maior gama de avaliações de desempenho. Realizar análises constantes aumenta a moral dos funcionários e incentiva uma boa performance.

Recrutamento preparado para o futuro

Experiências móveis suaves, processos de pré-seleção baseados em dados e programas de integração personalizados baseados em IA. Esses são apenas alguns dos muitos exemplos dos benefícios do RH digital no recrutamento. De acordo com um estudo da Undercover Recruiter em 2018, espera-se que a IA substitua 16% dos empregos de RH nos próximos 10 anos.

Passo a passo para a transformação digital no RH

Defina metas

Primeiramente, analise a situação atual. Identifique onde a força de trabalho atual é forte e no que deve melhorar. Em seguida, considere quais objetivos pretende alcançar.

As metas podem mudar conforme o RH vai se transformando – e não há problema algum nisso. Se você descobrir que uma determinada meta ou métrica não está mais alinhada com as necessidades da sua empresa, mude de direção.

Crie um grupo de trabalho

Depois de definir os objetivos, é necessário determinar quem é o responsável em garantir que eles sejam alcançados. Portanto, crie uma equipe de transformação digital composta por vários especialistas, desde profissionais de recursos humanos e recrutamento até técnicos de informática e programadores.

Desenvolva uma estratégia

Traçar uma estratégia é essencial para transformar a organização com eficiência, já que a falta de processos dificulta saber quais etapas seguir ou quais tipos de tecnologias implementar.

Usando as metas estabelecidas, crie um passo a passo sobre como chegar aonde deseja estar, sempre pensando em curto e longo prazo.

Não tenha medo de experimentar

Não existe um padrão para a transformação digital no RH, visto que cada empresa e equipe terá suas próprias necessidades, desafios e objetivos.

Não tenha medo de tentar algo novo. Experimente a tecnologia que você está usando ou os processos que você criou. Procure maneiras mais eficientes de atingir seus objetivos e tente novos caminhos para realizá-los. Avalie o quão bem cada sistema funciona e elimine os que não performam bem.

Meça os resultados da transformação digital no RH

Medir os resultados de cada experimento permite que você avalie sua eficácia e entenda quão perto está da transformação digital completa.

Para analisar os resultados de maneira eficaz, você precisa saber onde está e o que deseja alcançar. Por exemplo, um experimento de transformação digital de RH que você introduz pode melhorar o envolvimento dos funcionários, mas para isso é necessário saber como está a métrica antes e depois. Assim, é possível comparar os resultados para ver como o experimento moveu a agulha.

Transparência em primeiro lugar

A transparência em relação ao que está acontecendo dentro da organização pode ajudar os funcionários a lidar com as dores do crescimento provenientes da transformação digital.

Eles precisam estar bem informados sobre como as regras estão mudando, quais novos processos precisam conhecer e quais tecnologias serão introduzidas. Permitir que eles dêem ideias ou feedbacks ainda garante que se esteja trabalhando da forma mais eficiente possível.

Não perca de vista a cultura da empresa

É emocionante automatizar e atualizar os processos de RH, porém é importante lembrar que os funcionários ainda devem ser o coração da empresa. As novas tecnologias devem aprimorar a cultura organizacional – não substituí-la. Por isso, sempre mantenha-a em mente.