A Casa Termomecânica é uma das maiores indústrias privadas brasileiras e líder no segmento de cobre e suas ligas, produtos semielaborados e produtos acabados. Caminhando em um ritmo de grande expansão e com patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares, é de extrema importância que os profissionais de R&S da empresa contem com uma plataforma que otimize os processos de gestão interna.

Confira este case de recrutamento e seleção:

Gestão interna da Termomecânica

O time de R&S se organiza da seguinte forma: a diretora do RH se reporta diretamente ao presidente da empresa e abaixo da diretora estão os heads das seguintes áreas: Administração De Pessoal, Benefícios, Remuneração, R&S, T&D e Universidade Corporativa.

Desafios a serem trabalhados

As principais questões trazidas pelo cliente diziam respeito à capacidade de atração de candidatos capacitados para as vagas, à identificação de fit cultural e ao tempo que o processo demorava para ser finalizado.

Qualificação dos candidatos

Em se tratando da empresa líder do setor, os profissionais buscados são os com as qualificações técnicas necessárias para atuar em uma companhia de tal porte. O resultado visado pela Casa Termomecânica era o de ampliar a atração dos candidatos com esse perfil e selecioná-los para compor o time.

Fit cultural

Além do quesito técnico, é muito importante que os candidatos tenham fit cultural com a empresa. Isto é, que os candidatos se identifiquem com os valores e a cultura organizacionais nos quais a empresa baseia suas diretrizes.

Pense na seguinte situação: um candidato é tecnicamente qualificado para uma posição de emprego, mas os valores e a cultura dele e os da empresa são completamente divergentes. Candidato e empresa não acreditam na mesma forma de conduzir o negócio. De que forma a relação entre eles poderia ser saudável?

SLA das vagas

Outro desafio trazido pela empresa ao contratar a plataforma Vagas for business, foi o tempo que as vagas demoravam para serem preenchidas. Indo um pouco mais a fundo, o desafio era aliar a redução do tempo dos processos de contratação à qualidade técnica dos profissionais. A agilidade e a assertividade nos processos para atender às necessidades da empresa são características que regem o negócio.

Soluções trazidas pelo VAGAS for business

Candidatos qualificados

Ao escolher a plataforma, a Casa Termomecânica está em uma rede que mais de 19 milhões de candidatos estão cadastrados! Juntando ao fato da marca empregadora ter a possibilidade de navegar pelo banco de talentos tão vasto do VAGAS for business também há a questão de estar super visível para os candidatos, uma vez que o VAGAS.com é referência para quem procura recolocação no mercado ou uma nova oportunidade.

Outro fator importante auxilia na seleção mais precisa no quesito qualificação: ao publicar um anúncio de vaga, a empresa seleciona filtros, como nível mínimo de escolaridade e áreas de atuação de interesse. Esses filtros ajudam nosso sistema a direcionar a vaga para candidatos ideais, ou seja, candidatos que também tenham selecionado esses mesmos filtros em seus perfis.

Identificação com a marca empregadora

Para fazer uma pré-triagem antes mesmo de marcar entrevista presencial com os candidatos que despertaram interesse da empresa, a VAGAS disponibiliza alguns testes on-line que já servem como outro filtro de seleção. Os testes disponíveis são os de português, inglês, espanhol e lógico. Caso seja necessário algum outro teste, ou até mesmo uma ficha complementar onde há um campo para o candidato escrever, a VAGAS também oferece o produto sob demanda.

Nessas fichas é possível pedir que o candidato escreva um pouco sobre suas experiências de trabalho ou conte um pouco mais sobre seu perfil, por exemplo.

Com essa pré-seleção on-line, tanto a diretora de RH quanto os heads das áreas tiveram o tempo otimizado: foi possível convocados apenas os candidatos que realmente pareciam estar de acordo com o que a empresa acreditava ser o ideal para a contratação e focar tempo e energia em outras tarefas cotidianas.

Redução do tempo dos processos

Tendo todas essas funções efetivas dentro de uma só plataforma, canalizando todas as tarefas para um só lugar, o resultado não poderia ser outro: a redução do SLA das vagas. Outro fator que colaborou para a redução foi a integração do sistema ERP, utilizado pela Casa Termomecânica, ao sistema da plataforma VAGAS for business. Dessa forma, as questões administrativas das contratações também se concentraram na plataforma.

Solução na medida certa

“O principal valor que enxergamos na plataforma VAGAS for business é ter um parceiro que nos auxilia na estratégia de contratação de R&S, permitindo um maior foco da equipe em atividades analíticas”, foi o que constatou Fernanda Tamborelli, Business Partner HR da empresa.

Com a utilização completa e bem orientada da plataforma, os desafios do cliente foram trabalhados e os objetivos atingidos: candidatos mais qualificados e com fit cultural, vagas fechadas de modo mais rápido e assertivo e, consequentemente, otimizando o tempo dos profissionais envolvidos.

Quer saber mais? Confira mais sobre o case de recrutamento da Termomecânica.