Criar modelos de entrevista permite que todos os candidatos sejam avaliados de maneira justa e igualitária

Há duas coisas importantes que devem ser preparadas antes de começar um processo seletivo: um ótimo job description para atrair as pessoas certas e um roteiro de entrevista eficaz para identificar o talento ideal. Quanto melhores forem as perguntas para os candidatos, mais significativas serão as respostas.

Portanto, separamos algumas dicas para escrever um ótimo script de entrevista.

O que é um roteiro de entrevista de emprego?

Roteiro de entrevista, comumente referido como script de entrevista, é um passo a passo sobre como deve ser a conversa entre um recrutador e um candidato à vaga de emprego. O documento pode variar de acordo com a empresa e a área do entrevistado.

O objetivo é que todos os profissionais sejam avaliados igualitariamente por todos os membros da equipe de recrutamento de uma empresa, caso contrário cada recrutador pode adotar seu próprio script e assim, inconscientemente favorecer ou desfavorecer algum concorrente à vaga.

Por exemplo: algumas empresas têm perguntas padrões para avaliar o fit cultural dos candidatos. Se um entrevistador se esquecer de uma dessas questões, ele não conseguirá avaliar corretamente o candidato, o que pode criar uma bagunça que, em casos graves, pode resultar em uma contratação errada.

Como elaborar um roteiro de entrevista?

Como dito anteriormente, as perguntas realizadas em uma entrevista de emprego variam de acordo com as expectativas, cultura e área da empresa, então não há regras rígidas quando se trata de escrever um roteiro.

Independentemente disso, o objetivo é que a área de Recrutamento e Seleção crie tudo de forma consistente e por meio de reuniões para discutir quais questões devem ser incluídas, até que o documento seja concluído.

Confira o passo a passo:

Escolha o formato

O primeiro passo para escrever o script é decidir qual formato usar. Para mantê-lo o mais organizado possível, a maioria das pessoas segue o seguinte:

Entrevistador: Pergunta
Entrevistado: Resposta

Além das questões da entrevista presencial, é possível incluir questões para videoentrevista, entrevista online e outras soluções de recrutamento e seleção.

Divida em seções

Vale ainda dividir o roteiro de entrevista em seções.

Comece quebrando o gelo: é normal ficar nervoso ao ser entrevistado, então que tal tornar o primeiro contato um pouco mais fácil? Converse sobre o deslocamento, o tempo e outros assuntos triviais.

Então, faça uma apresentação da empresa, já que candidatos vão querer saber como é trabalhar nela – mesmo que não perguntem diretamente. Preparar um roteiro de visão geral da companhia é útil para isso.

Depois, crie uma seção introdutória, uma de habilidades técnicas, outra de habilidades comportamentais e, finalmente, uma de fit cultural.

Termine com uma última seção com questões de encerramento e conclusão, que servem para dar informações sobre salário e benefícios, assim como esclarecer dúvidas do entrevistado.

Defina a duração

Antes de elaborar as perguntas, é necessário considerar a duração da entrevista. Se deve durar uma hora, por exemplo, uma a três perguntas em cada seção serão suficientes. Caso deseje uma conversa mais longa, adicione outras questões.

Escreva o roteiro de entrevista

Agora que o documento está separado por temas, é hora de colocar no papel o que será dito e questionado.

Prepare respostas para as perguntas dos candidatos

Vale ainda se preparar com antecedência para possíveis dúvidas dos candidatos, desenvolvendo scripts que posicionem sua empresa da melhor maneira possível.

Escreva os feedbacks

É uma boa prática incluir os feedbacks de entrevista, sejam eles negativos ou positivos, no roteiro de entrevista.

Existem três scripts diferentes para usar, dependendo de como o candidato procederá.

Feddback aberto

É usado quando não há certeza se a empresa irá ou não seguir em frente com determinado candidato. Veja um modelo:

“No momento, estamos avaliando vários candidatos para esta posição. Esperamos escolher os finalistas no prazo de __ semanas. Os escolhidos serão convidados a uma nova entrevista. Já a decisão final será realizada até ____. Entraremos em contato com você em breve com uma atualização sobre o processo”

Feedback positivo

Crie também uma resposta padrão para candidatos que avançaram no processo seletivo:

“Agradecemos sua disponibilidade e gostaríamos de avançar para a próxima etapa do processo de entrevista. Nesta etapa, prevemos entrevistas pessoais nas próximas semanas e uma oferta até o final do mês. Como está sua agenda?”

Feedback negativo

Se um candidato realmente não é adequado para a posição, dar um “não” definitivo fornece o fechamento do processo e mostra que você se preocupou em dar um retorno. Veja o exemplo:

“Agradecemos sua disponibilidade em participar de nosso processo seletivo. No entanto, pelo motivo que __________, não podemos avançar no momento. Recomendamos ficar de olho na página de carreiras de nosso site para oportunidades futuras que possam ser mais apropriadas ao seu perfil. Desejamos tudo de melhor em sua carreira”

Pratique e armazene

Finalmente, pratique o roteiro de entrevista o máximo que puder. Além das “falas”, é importante vestir-se adequadamente, ser pontual, respeitoso e atencioso durante a entrevista.

Para obter melhores resultados, pense nos scripts como um ponto de partida. Personalize-os de acordo com as necessidades da organização e a posição aberta. Assim, você cria sua própria “biblioteca” de roteiros. Com o tempo, o recurso tornará as entrevistas mais e mais eficazes.

Modelo de roteiro de entrevista pronto

Confira um roteiro de entrevista rápido e facilmente adaptável para diversas áreas.

Apresentação

Somos uma empresa do ramo de _____________ especializada em _________________. Somos únicos porque _________________. E nós valorizamos _______________. Hoje, procuramos um candidato que __________.

Perguntas introdutórias

  • Você pode me falar um pouco sobre você?
  • Por que você decidiu se candidatar a este papel?
  • O que você sabe sobre a empresa?
  • Por que você quer sair (ou saiu) da última empresa?

Perguntas sobre habilidades técnicas

  • Você pode me contar sobre sua experiência como ________?
  • Em quais linguagens / técnicas / avaliações / softwares você é especialista?
  • Quais habilidades você acha que são necessárias para a vaga?
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Perguntas de fit cultural

  • O que seus colegas de trabalho diriam sobre você?
  • O que seus (ex) chefe diria sobre você?
  • Dê um exemplo de uma ocasião na qual enfrentou um desafio no trabalho e como você lidou com isso?
  • O que você sabe sobre a nossa empresa e nossa cultura organizacional?

Perguntas de conclusão

  • Você tem alguma pergunta para mim?

Perguntas que os candidatos costumam fazer

  • Quais são as expectativas para a vaga?
  • A posição é nova ou é uma reposição?
  • Por que a pessoa que estava no cargo saiu da empresa?
  • Quais qualidades são necessárias para o sucesso nesta função?
  • Quais desafios a empresa enfrenta?
  • Como você vê o crescimento da empresa no futuro?
  • A quem a posição responde?

Um modelo de resposta para a pergunta: “Quais são os desafios que a empresa enfrenta?” seria:

Como uma indústria _____________, as condições econômicas do último ano influenciaram nossa empresa porque _____________________. Estamos superando esse desafio com ___________________.

 

Gostou do texto? Então aproveite para conferir nosso guia sobre entrevista de emprego semiestruturada.