Guia completo para tornar o RH estratégico

RH estratégico se tornou essencial a qualquer companhia que queira sobreviver em um mercado exigente e seletivo, afinal, a área é responsável por várias atividades nas empresas, como recrutamento e seleção de candidatos, integração e adaptação de novos funcionários, desenvolvimento de colaboradores, avaliações de desempenho e definição de metas inteligentes.

Atualmente, organizações esperam que o RH assuma responsabilidades muito maiores que a condução dos processos burocráticos e operacionais da área. Seu papel é contribuir para que o negócio alcance os objetivos estratégicos definidos no planejamento anual.

Portanto, a equipe precisa estar pronta para sentar à mesa e participar das tomadas de decisão, da construção dos valores da organização e implementar ações que façam parte da realidade da empresa.

Princípios gerais de atuação precisam ser transformados em ações práticas. Por isso, selecionamos um guia para tornar seu RH estratégico. Confira!

O que é RH estratégico?

Por definição, o RH estratégico é um meio de gerenciamento que suportas metas e resultados de negócios da empresa em longo prazo. Em outras palavras, é quando a área vai além dos deveres corriqueiros e se envolve nas estratégias de negócio.

Qual é a importância para a empresa?

Dentre os principais benefícios do RH estratégico há:

  • Aprimoramento da comunicação interna
  • Assimilação da cultura organizacional em todos os níveis
  • Redução do turnover e consequente retenção de talentos
  • Engajamento dos colaboradores
  • Desenvolvimento de equipes de alta performance
  • Liderança para realizar a transformação digital
  • Otimização dos resultados

 

4 pilares do RH realmente estratégico

Se você entende o papel estratégico da gestão de pessoas, mas ainda percebe que a equipe continua focada nos aspectos operacionais, esse é o momento de mudar o cenário e deixar o RH estratégico.

Para isso, é fundamental conhecer os quatro aspectos que, de acordo com especialistas e consultores, têm se consolidado como os pilares para a atuação estratégica dentro de uma organização. Saiba quais são:

Comunicação

RH de alto impacto utiliza todos os canais de comunicação disponíveis — campanhas, murais, newsletters e portais corporativos, dentre outros — para criar uma ponte importante entre a gestão e os colaboradores, com os mais diversos objetivos:

  • Fornecer informações gerais;
  • Conscientizar sobre a importância do trabalho da área;
  • Valorizar os profissionais e de suas contribuições;
  • Modelar o comportamento dos colaboradores de acordo com as expectativas e valores da organização;
  • Promover a interação e aumentar a sensação de pertencimento.

Não se trata apenas de atingir os colaboradores. O RH estratégico pode ampliar sua comunicação para o público externo e melhorar a percepção que os stakeholders possuem da empresa. Nesse sentido, a área trabalha também o aspecto das relações públicas, garantindo reconhecimento junto à sociedade e destaque da mídia.

Além da percepção favorável do público em geral, esse trabalho atrai a atenção dos talentos mais promissores do mercado. Eles passam a ver a organização como um bom lugar para trabalhar e construir carreira, e se tornam mais propensos a buscar oportunidades na empresa.

Visão de processos

Por mais que o RH saiba que seu papel é conhecer o negócio em profundidade, essa ainda é uma das principais reclamações de outras áreas das organizações.

Por isso, o RH estratégico precisa conhecer a empresa como um todo, entender os processos que ocorrem em cada área específica e os desafios que elas enfrentam no dia a dia para obter os resultados esperados.

Quando esse conhecimento realmente existe, o executivo consegue falar a mesma língua dos outros gestores. Ao se sentar à mesa para participar do planejamento e das negociações, ele consegue avaliar o quadro como um todo, posicionar-se a respeito de questões sensíveis e propor soluções que atendem às necessidades de cada departamento.

Em um momento que a transformação digital deixou de ser tendência para se tornar uma realidade, a área de Recursos Humanos precisa ser a protagonista dessas mudanças, automatizando os processos para focar em atividades que demandam esforços relacionados à estratégia do negócio.

Tecnologia

Empresas salientam a importância de utilizar softwares para automatizar as atividades burocráticas e tarefas de rotina. Folha de pagamento, apuração automática dos cartões de ponto e encaminhamento de tributos estão entre as principais vantagens oferecidas.

No entanto, a tecnologia desempenha um papel muito mais relevante que esse. Ela pode ser utilizadas como uma central de inteligência para otimizar a gestão de pessoas, explorar os milhares de dados disponíveis sobre o colaborador ou até mesmo um candidato a uma oportunidade. Seu papel é o de transformar dados em informação que gere valor.

O grande diferencial é a utilização das informações relacionadas à área para analisar situações e delinear cenários, uma possibilidade que permite uma tomada de decisões baseadas em dados.

Liderança

Não é possível garantir o desempenho estratégico do RH sem que os próprios executivos da área exerçam um papel de liderança. Esse perfil é necessário para o trabalho de formação de equipes, união em torno dos valores organizacionais, mobilização dos colaboradores em direção a um objetivo comum e para o suporte profissional a todos os níveis da organização.

Portanto, a atuação estratégica baseada nesses quatro pilares é essencial para a empresa e é uma grande oportunidade de valorização para a gestão de RH estratégico. Nesse contexto, o gestor da área tem o papel fundamental de desenvolver talentos e conduzir uma atuação alinhada à visão do negócio, atendendo às necessidades da empresa.

Como criar um RH estratégico em 7 passos

1. Identifique forças e fraquezas

Um exercício necessário antes da implantação de mudanças é a análise dos pontos fortes e fracos da organização. Sem uma avaliação minuciosa não é possível direcionar as ações e tomar iniciativas alinhadas aos objetivos da companhia.

Para fazer essa avaliação é fundamental evitar decisões baseadas apenas no feeling. Dados e indicadores são uma fonte mais segura de informações e potencializam as chances de acertos.

Alguns indicadores muito úteis para o RH estratégico são:

Indicadores operacionais: referem-se à capacidade de atrair e manter talentos, desenvolvimento de pessoal.

Indicadores financeiros: relacionam-se aos orçamentos dos processos da gestão de RH, contabilizam os custos, despesas e investimentos do setor.

Indicadores empresariais: mensuram os resultados de certos processos de gestão e indicam a eficácia, a produtividade, o desempenho do pessoal, entre outros fatores.

2. Estabeleça relação de parceria

O RH de sua empresa é procurado apenas quando os outros gestores desejam contratar ou demitir funcionários? Ele é mencionado apenas quando os profissionais trazem qualquer tipo de problema e seus superiores os orientam a “passar no RH”? É hora de mudar essa realidade.

É fundamental que o time comece a atuar em conjunto com todas as áreas e esteja alinhado com os principais executivos da companhia. Ele deve manter-se atualizado sobre tudo o que acontece nas diferentes áreas e trabalhar para que o capital humano da organização atenda às necessidades dos diferentes departamentos.

3. Adote uma postura proativa

Outro aspecto que precisa mudar no RH estratégico é a atuação para “apagar incêndios”. Coloque a meta ao criar o planejamento estratégico: trocar a postura reativa pela preventiva e proativa. Melhor que solucionar conflitos internos é procurar fazer a diferença e aperfeiçoar a atuação dos recursos humanos, prevenindo os problemas.

Os profissionais do RH estratégico podem identificar situações que precisam de solução ou procedimentos passíveis de aperfeiçoamento, sempre com o objetivo de ajudar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos e cumprir sua missão.

4. Assuma a responsabilidade pelos colaboradores

De acordo com a visão estratégica, o RH assume um papel completamente diferente da postura paternalista verificada em muitas organizações.

Ele se torna conhecedor do capital humano e responsável pelo bom desempenho dos atores envolvidos no sucesso da companhia. Para isso, o RH estratégico precisa desenvolver iniciativas para auxiliar cada profissional a se desenvolver e mobilizar seu pleno potencial, gerando resultados cada vez mais expressivos para a organização.

5. Invista maciçamente em pessoas

Os recursos humanos são, reconhecidamente, o principal ativo das organizações. Pessoas são a solução para todos os desafios enfrentados pela companhia.

Por isso, o desenvolvimento dos profissionais é apontado por alguns autores como a missão principal de uma boa estratégia de RH. Ele deve ser uma prioridade praticada em planos estruturados de aprimoramento, seleção e remuneração dos funcionários.

Transformar a empresa em local seguro e estimulante em todos os sentidos — no qual os funcionários se sentem respeitados, valorizados e vislumbram oportunidades de carreira — é uma das formas mais eficientes para reter talentos.

6. Aposte no employer branding

Você já deve ter percebido o quanto algumas organizações se esforçam para ostentar o título de “melhor empresa para trabalhar”. Isso não acontece sem motivo. Um employer branding favorável resulta em inúmeras ações que tornam os funcionários satisfeitos com o ambiente e, mais uma vez, isso se reflete na produtividade de todos.

Além disso, eles entendem que essa é uma oportunidade que não deve ser perdida e vestem a camisa da empresa. Porém, os efeitos positivos de um employer branding favorável não se restringem ao público interno da organização.

Eles se estendem também ao público externo, criando uma percepção positiva por parte da sociedade ou de seus possíveis consumidores. Além disso, manter a imagem de uma boa empresa para trabalhar atrai os maiores talentos do mercado, promove um incremento do capital intelectual e garante vantagens competitivas para a organização.

7. Atraia melhores profissionais

Normalmente, o recrutamento e seleção estão entre os primeiros tópicos mencionados quando se fala da atuação do RH. Neste post deixamos esse tema por último por uma razão específica.

Em um processo de recrutamento e seleção, um dos principais desafios do RH estratégico é encontrar candidatos que, além do perfil desejado, estejam também entre os melhores profissionais do mercado. Afinal, a qualidade do capital humano é fundamental para proporcionar competitividade à organização.

Contar com a tecnologia para identificar esses contatos, aplicando ciência de dados no processo de triagem, faz toda diferença para encontrar a pessoa certa que vai ajudar a impulsionar os resultados da organização.

Quer saber mais sobre RH estratégico? Então entenda porque empresas com propósito crescem mais.