Institucional Candidatos Empresas

O papel do RH no ambiente de trabalho

Nos posts anteriores, trouxemos alguns dados relevantes sobre a pesquisa desenvolvida pela VAGAS.com em parceria com a consultoria Talento Incluir, no ano de 2018.  Neste, queremos reforçar outros apontamentos que merecem nossa reflexão, já que quase metade das pessoas entrevistadas na ocasião do levantamento se sentiram discriminadas no ambiente de trabalho. Tendo esse número em vista, sempre vem a pergunta: qual o papel do RH em casos como esse e/ou o que fazer para evitar?

Dentre os entrevistados e que responderam “sim” à pergunta “Quem já foi discriminado no ambiente de trabalho?” estão pessoas acima de 30 anos, negros e pessoas com deficiência.

Segundo o dicionário Sacconi, discriminação, dentre outras definições, significa diferenciação, exclusão, afastamento ou segregação, tratamento de forma injusta ou desigual.

Infelizmente, essas definições não se limitam a palavras impressas dentro de um livro, mas a discriminação está arraigada em nossa sociedade e é sentida todos os dias.

Além disso, dentro do ambiente de trabalho os dados se tornam ainda mais relevantes, considerando que muitas vezes o papel do RH nas empresas não fica muito bem definido, pois o time é responsável diariamente por multitarefas.

Discriminações relacionadas à idade, condição social e/ou financeira, forma de se vestir, cor da pele ou origem, local onde mora, peso e religião são frequentes dentro do ambiente de trabalho, segundo os dados no e-book sobre diversidade.

Muitas vezes são irreversíveis os danos psicológicos causados na vida social e profissional de alguém que já sofreu algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho.

Os números são um alerta para a conscientização não apenas do papel do RH, mas também de todos os profissionais que trabalham juntos na empresa, seja ela pequena, média ou grande para que o assunto não seja tratado de modo simples ou informal.

A diversidade é importante para a saúde e o crescimento das empresas e dos indivíduos que a compõem. É possível começar fazendo a inclusão de profissionais com deficiência na sua organização, por exemplo.

Deixe seu comentário

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.