Institucional Candidatos Empresas

Entenda sobre o surgimento de novas funções e se as pessoas estão preparadas para isso

 A transformação digital e o uso intenso de novas tecnologias vieram acompanhados pelo surgimento de novos cargos. É o que afirmam 53% dos respondentes da pesquisa realizada pela VAGAS em 2018. As principais novidades estão nas áreas de tecnologia e marketing digital.

Veja como essas novas profissões ficaram distribuídas:

Imagem-cargos

Escassez de talentos no mercado

Há alguns anos, quando as empresas travavam verdadeiras guerras pelos melhores profissionais do mercado, inflando salários e promovendo disputas declaradas, havia um pensamento geral de que a escassez de talentos era fruto do aquecimento da economia nacional. No entanto, agora, mesmo com a crise e as altas taxas de desemprego que assolam o Brasil, as empresas continuam tendo dificuldades para encontrar os profissionais que precisam para preencher seus quadros e alavancar a atração de talentos qualificados.

Se atualmente a alta competitividade entre as empresas e os altos salários não são os maiores fatores de preocupação, a falta de pessoas tecnicamente qualificadas e com habilidades comportamentais passou a liderar esse ranking.

 

escassez de talentos - vagas for business

Cerca de 65% das empresas apontam a falta de pessoas qualificadas como o principal motivo para a falta de talentos no mercado de trabalho. Em segundo lugar, de acordo com 63% dos entrevistados, está a falta de pessoas que tenham habilidades comportamentais. Por outro lado, baixa escolaridade foi um fator apontado por  apenas 19% dos entrevistados. Alta competitividade entre as empresas foi citada por 18%. A questão de altos salários foi mencionada por 11%.

Esse é um grande desafio para o RH, especialmente para a área de Recrutamento e Seleção, que tem como objetivo encontrar, atrair e reter os melhores talentos para o futuro do trabalho.

Gostou? Leia mais sobre o assunto, a importância da transformação digital e outros artigos que contam um pouco mais sobre a pesquisa, aqui no blog do VAGAS for business.