Institucional Candidatos Empresas

Confira alguns tópicos importantes desse assunto que será discutido em uma das principais sessões do Conarh

Assumir um papel estratégico é um dos grandes desafios dos Recursos Humanos nas empresas. Cabe ao RH, afinal, a responsabilidade de buscar, formar e manter equipes e líderes engajados e comprometidos com o resultado final das companhias. Essa atuação que vem ganhando peso nos últimos anos traz uma enorme gama de desafios para a área. E é justamente por isso que o assunto “Os desafios globais dos Recursos Humanos e sua influência nos negócios” será tema de uma das principais sessões que ocorrerão na próxima edição do Conarh, maior evento de RH da América Latina, realizada entre 13 e 15 de agosto, em São Paulo na São Paulo Expo. Para começar a aquecer as ideias, nós – aqui do VAGAS for business – destacamos alguns tópicos que merecem sua atenção.

 

Quebras de paradigmas

Um RH estratégico é aquele que busca maneiras de fazer os recursos humanos causarem impacto direto no crescimento da empresa. No seu novo papel, ele deve se responsabilizar não apenas pelo desenvolvimento e pela retenção de pessoas, mas também pelo aumento da produtividade e do engajamento dos funcionários com a estratégia da empresa. Tudo é pensado para atender as necessidades de longo prazo da companhia.

Para tanto, o novo RH trabalha em parceria com novas tecnologias, apoia muitas de suas decisões em dados e se preocupa em melhorar a experiência do funcionário e a marca da empresa como empregadora.

Prova disso é que o estudo The New CHRO Agenda: Employee Experiences Drive Business Value, que ouviu 500 CHROs em diversas regiões do mundo todo, aponta que 83% dos CHROs acreditam que a experiência do funcionário seja determinante para o sucesso da organização.

O levantamento aponta ainda que 57% dos entrevistados afirmam que o RH agora é um impulsionador da transformação digital. E tem mais: 66% deles acreditam que a tecnologia que oferece experiências mais personalizadas, preditivas e integradas aos funcionários também gera ganhos de produtividade quantificáveis em toda a empresa.

O RH estratégico também coleta, analisa e fornece dados sobre pessoas que podem apoiar decisões de negócios. Da mesma forma, utiliza essas informações para procurar talentos no mercado, conhecer necessidades e fraquezas de seus colaboradores, identificar melhores performances e encontrar a formas eficientes de comunicação.

É esse RH – chamado muitas vezes de RH de alto impacto – que ajuda a empresa a ganhar agilidade para se adaptar ao mercado, acelerar a criação de novos produtos ou serviços, operar com mais eficiência de custos e obter vantagens sobre a concorrência.

 

Novas competências para o RH

Para formar e organizar equipes comprometidas com os resultados das empresas, é natural que o RH sinta a necessidade de desenvolver novas competências. Para começar, é imperativo que ele compreenda os objetivos de negócios e trabalhe em parceria com as áreas de produção, vendas, financeiro, qualidade, sabendo quais são suas metas e como está a sua entrega.O novo RH também deve conhecer os clientes da empresa, o custo dos produtos, as estratégias de vendas.

Entre as novas competências que devem ser demandadas estão ainda algumas bastante ligadas a sistemas automatizados, como inteligência artificial e robótica. Definitivamente, o RH não será poupado dessas tendências e quem se preparar primeiro para elas deve entregar valor mais rapidamente à sua empresa.

Design thinking, outro termo que aparentemente estava distante da mesa do RH, também está cada vez mais próximo. É importante conhecer e (se possível) aplicar essa abordagem que busca soluções de forma coletiva e colaborativa.

Capacidades ligadas a Big Data e People Analytics também devem ser cada vez mais demandadas do RH. É preciso saber extrair informações valiosas para os negócios dos dados que você tem sobre as pessoas. Isso inclui a habilidade de lidar com números – e interpretá-los.  

Para completar a lista, vale destacar competências ligadas a employer branding, gerenciamento de stakeholders, consultoria, diversidade e inclusão. E tudo isso deve ser apenas o ponto de partida dessa transformação de perfil. 

Deixe seu comentário

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.