Institucional Candidatos Empresas

#EspecialConarh - Entenda o que é uma empresa B certificada e o que isso significa para o futuro das empresas

Sistema B é um movimento global de certificação para empresas que buscam o equilíbrio entre propósito e lucro. As empresas B são certificadas pelo B Lab, instituição sem fins lucrativos que foi fundada em 2006 nos Estados Unidos. No mundo todo, já existem quase 3 mil empresas com essa certificação distribuídas por 64 países, inclusive o Brasil.

Por aqui são 126 empresas B certificadas. A Natura, por exemplo, é uma empresa B Corp desde 2014. Ela foi a primeira empresa de capital aberto da América Latina e a maior do mundo, em receita e número de colaboradores, a conquistar a certificação. Em 2018, outras brasileiras se destacaram quando o B Lab anunciou a lista de quase mil empresas que obtiveram ótima pontuação em seu processo de avaliação, o B Impact Assessment. Entre elas, 37 eram empresas brasileiras. Estavam ali nomes como Avante, Geekie, Maria Farinha Filmes, Recicladora Urbana e Vox Capital.

Sistema B: o que representa essa certificação

A certificação B Corp não avalia apenas um produto ou serviço, mas o impacto positivo geral que a empresa gera. As companhias B certificadas alcançam uma pontuação mínima no B Impact Assessment, que é uma avaliação rigorosa do impacto que ela causa em funcionários, clientes, comunidade e meio ambiente. Ou seja, o Sistema B propõe uma nova definição para o conceito de sucesso nos negócios, levando em conta o bem-estar que a empresa é capaz de gerar para todas essas camadas.

As empresas que recebem a certificação precisam atendem a altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência pública e responsabilidade legal para equilibrar lucro e propósito. A ideia é que elas trabalhem juntamente com governos e organizações sem fins lucrativos para resolver os problemas mais desafiadores da sociedade, usando os negócios como uma força para realizar o bem.

A certificação B Corp é administrada pelo B Lab, organização sem fins lucrativos que atende a um movimento global de pessoas que usam os negócios como uma força do bem. As iniciativas da B Lab incluem a Certificação B Corp, a administração dos programas e softwares B Impact Management e a defesa de estruturas de governança.

Sistema B no Conarh 2019

No Conarh 2019, o Sistema B será tema da palestra apresentada por Marcel Fukayama, co-fundador e diretor executivo do Sistema B Brasil, e Alexandre Borges, sócio e CEO da Mãe Terra, empresa brasileira de alimentos naturais e orgânicos adquirida pela Unilever em 2017. O case das empresas deve ser apresentado durante o evento.

Confira outros artigos sobre temas que serão levados ao CONARH 2019, no blog do VAGAS for business.