Institucional Candidatos Empresas

Confira estratégias de retenção de talentos que, de quebra, diminuem a rotatividade

Os funcionários da sua empresa acreditam que o trabalho ou o ambiente de trabalho não é o que esperavam? Eles sentem-se desvalorizados e pouco reconhecidos? Há poucas oportunidades de crescimento e avanço na carreira? Cuidado, a sua organização pode estar padecendo de um mal para os negócios, a alta rotatividade de colaboradores. Felizmente, há cura para o problema. Confira aqui 7 estratégias visionárias de retenção de talentos que, de quebra, diminuem os custos com a evasão de colaboradores. Uma vez que você tem uma boa equipe, vale a pena garantir que eles fiquem.

7 dicas para retenção de talentos

Cursos e treinamentos

O investimento em cursos e treinamentos é um sinal verde da empresa ao funcionário que ela quer aplicar tempo e dinheiro nele. Essa mensagem ajuda o colaborador a se sentir valorizado e parte da equipe, o que colabora com a retenção de talentos.

Muitas empresas estão promovendo ações a fim de aprimorar o conhecimento dos colaboradores e desenvolvê-los cada vez mais. Isso motiva e traz evolução tanto para o funcionário quanto para empresa. Por isso, verbas são destinadas especialmente com esse objetivo.

Além disso, algumas empresas realizam conversas semanais com temas relevantes, a fim de estimular e desenvolver o seu público interno.

Mentoria

Um programa de mentoring integrado com um sistema de feedback orientado por objetivos fornece um mecanismo estruturado para desenvolver relacionamentos fortes dentro de uma organização e é uma base sólida para a retenção de talentos.

O mentor ou mentora escolhidas pela pessoa não precisam ser necessariamente o líder profissional dela. E sim, alguém que a inspire e tenha disponibilidade de incentivar o desenvolvimento profissional.

Construção de carreira

Especifique o que eles precisam fazer para atingir o próximo passo profissional. Nunca deixe de acompanhar a carreira da pessoa ou não o reconheça suas conquistas negando uma justa promoção.

Além disso, hoje é muito importante que o profissional também saiba fazer a sua gestão e detectar sempre o seu ponto de evolução. O RH tem um papel muito alinhado à orientação, mas há uma parte que depende unicamente da pessoa.

Salários e benefícios

Muitas pessoas trabalham por propósito, mas, para a retenção de talentos, é sempre bom manter a remuneração e os benefícios alinhados ao mercado. Não esqueça também de estruturar os benefícios de acordo com o setor que a sua empresa atua.  

Em um mercado mega competitivo por talentos, há uma grande necessidade de ter ofertas que encantem o profissional da mesma forma que outras empresas do mercado.

Qualquer empresa que tenha atividades similares, são suas concorrentes! Então avalie e não perca a sua competitividade.

Transparência na comunicação

Não importa qual seja o tamanho da organização, a comunicação é fundamental para construir e manter a credibilidade. Também é importante que os funcionários saibam que o empregador está realmente ouvindo e interagindo com a opinião deles, o que torna o ambiente mais propício à retenção de talentos.

Feedbacks devem ser dados pontualmente, não espere que o tempo passe a situação “esfrie”. Desenvolva de forma clara e transparente.

Ofereça flexibilidade

Com o acesso às novas tecnologias, muitas tarefas passaram a ser feitas de qualquer lugar, desde que tenha conexão de internet. Sendo assim, algumas empresas já flexibilizam o seu horário e criam modelos disruptivos para que funcionários se sintam mais felizes e engajados. Algumas empresas já até radicalizaram e reduziram a carga dos dias das semanas.

Trata-se de um jogo de ganha/ganha. A empresa pode contar com seus funcionários em horários flexíveis, como à noite, ou de fim de semana, e o colaborador pode também resolver seus problemas pessoais no “horário comercial”, por exemplo.

Além disso, há uma flexibilidade, já praticada em grande parte das empresas de tecnologia, mas que também está sendo disseminada aos poucos para outros segmentos, de dar mais liberdade ao “dress code”, o que também soma pontos na hora de reter talentos.

Reconheça o esforço da equipe

Descubra estratégias para recompensar os funcionários quando você não puder pagar com dinheiro. Um simples obrigado ou um bilhete bem feito podem fazer a diferença no fim do dia, celebrando as metas e conquistas, o que colabora (e muito!) com a retenção de talentos.