Conexão, colaboração e equipamentos eficientes podem manter seus colaboradores remotos mais felizes

É um movimento irreversível. O trabalho remoto veio para ficar e as organizações precisam se adequar a essa nova realidade. Mas como gerenciar a força de trabalho a distância? Cabe ao RH monitorar e engajar esses funcionários remotos, fazendo fluir melhor a atuação de todos na organização.

Conexão e colaboração são fatores essenciais para lidar com funcionários remotos. Acompanhe, neste artigo, dicas para reter e atrair os melhores talentos e ainda criar a reputação de que sua empresa oferece flexibilidade e é um ótimo local para se trabalhar.

O primeiro passo é apresentar-se aos funcionários remotos. Parece óbvio, mas é necessário manter acesso livre para que os colaboradores possam chegar até você via e-mail, mensagens de celular ou aplicativo de comunicação interna da empresa.

Comunicação com a organização

Proximidade é crucial. Cabe à gestão de pessoas e aos líderes da organização endossar o comparecimento dos colaboradores a distância aos encontros e reuniões agendados na companhia.

Os líderes também precisam promover a comunicação com seus liderados mesmo que remotamente, usando a câmera de vídeo para solucionar virtualmente questões ou dar instruções. Eles não devem dialogar apenas quando algum funcionário precisar ser repreendido ou demandar algum esclarecimento mais sério.

Normalmente, os colaboradores adoram fazer home office. No entanto, sempre vale a pena questioná-los, de tempos em tempos, sobre o que poderia tornar o emprego deles ainda melhor e atuar para que as mudanças solicitadas sejam implantadas.

Longe dos olhos, no coração da empresa

Siga essas sugestões para manter os colaboradores remotos produtivos e satisfeitos:

Conexão

Relacionamentos positivos são uma das chaves para o engajamento. Ter amizades e conexões pessoais no local de trabalho importam e, para os funcionários remotos, elas são ainda mais cruciais. Mantenha-os conectados com o restante do time e abra oportunidades para que eles colaborem nos projetos importantes.

Trabalho em equipe

A conexão profissional também é fundamental. Encontros e reuniões ocasionais no escritório, além de conversas virtuais constantes são sempre válidas. Se os times não fazem esforços para se comunicar com os funcionários remotos, eles tendem a tomar decisões e levar projetos adiante sem consultar todas as partes envolvidas.

Quando não há conexão, os profissionais se sentem menos queridos e informados e a organização pode perder valiosa expertise.

Disponibilidade

Não leve muito tempo para responder mensagens e ligações. Ofereça oportunidades de encontros cara a cara, como almoços e cafés, que estreitam relacionamentos. Check-ins regulares diários ou semanais são bem-vindos para manter os membros remotos envolvidos.

Expectativas claras

Defina, em conjunto, e com o máximo de transparência possível, as datas e estratégias para o cumprimento de projetos. Faça contatos com toda a equipe para esclarecer as metas e check-ins, acompanhando o processo dos trabalhos.

Engajamento constante

Envolva os funcionários remotos no cotidiano. Use múltiplos canais de comunicação e tenha um calendário de treinamentos e cursos de atualização. A interação fará com que os funcionários se sintam como uma engrenagem da corporação e tenham senso de pertencimento.

Ferramentas de trabalho confiáveis: não esqueça do básico

Proporcione aos funcionários remotos bons equipamentos, como celulares, câmeras e computadores, para manter a comunicação e atuar de acordo com o esperado.

Uma dica: se você está contratando um funcionário remoto, é indicado promover uma boa jornada do candidato, com ferramentas que irão proporcionar uma experiência digital ao profissional já no primeiro contato.

Foco nos resultados

Não se importe tanto com a rotina de trabalho, mas com o cumprimento dos planos. Acompanhe os objetivos e metas alcançados e confie na autonomia do funcionário remoto.

Estratégia de comunicação

Gerenciar um time remoto produtivo também passa pela comunicação. Combine um número apropriado de reports diários ou semanais, de acordo com o perfil de cada profissional. Entender as prioridades da equipe com relação à troca de mensagens e ao acompanhamento das tarefas aumentará a produtividade.

Construção de uma comunidade

Use a tecnologia para criar espaços dedicados a celebrar dias especiais, como aniversários, metas da empresa e reconhecimento de talentos. Isso ajuda a construir uma cultura de conexão que resultará na produtividade dos funcionários remotos.

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