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A área de R&S precisa ficar atenta às principais competências para o Futuro do Trabalho

O professor e futurista Gil Giardelli gosta de dizer que já passamos da fase do mundo VUCA – acrônimo do inglês que, em português, significa Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Para ele, vivemos em um tempo “pós-normal”, no qual as relações são definidas por complexidade, caos e contradições. E ele acertou em cheio. A área de gestão de pessoas que o diga. As transformações desse mundo são sentidas na pele pelo RH e, em especial, pela equipe de R&S. A área precisa pensar no hoje já de olho no futuro do trabalho, sem deixar de cuidar das pessoas. E essa relação, por vezes, é dolorosa.

Não é fácil, por exemplo, informar aos executivos que as habilidades que, por anos, os levaram ao topo podem estar obsoletas. E o que dizer, então, das empresas que estão dizendo adeus ao diploma formal e à experiência prévia no cargo? Está em curso uma desconstrução do mundo do trabalho. Se isso é bom, só o tempo vai dizer. Mas ficar atento a esse movimento e observar alguns indicadores é essencial para o sucesso profissional, em especial, de quem atua na área de gestão de pessoas, responsável por conduzir a transformação digital nas organizações.

Habilidades dessa nova era

Separamos, abaixo, alguns dados relevantes que indicam como a área de R&S já está lidando com esse tempo “pós-normal”.

Uma pesquisa da The University of Law Business School, no Reino Unido, analisou mais de 700 palavras-chave das especificações de trabalho de 30 funções na área comercial, a partir de três populares sites de emprego britânicos. O objetivo era revelar exatamente o que os empregadores estão buscando nos candidatos. E quais foram as 15 principais habilidades procuradas pela área de R&S? Confira:

  1. Habilidades de comunicação (90%);
  2. Construção de relacionamento (83%);
  3. Habilidades de organização – trabalhar sobre pressão (63%);
  4. Habilidades com foco em resultado (60%)
  5. Gestão do tempo (57%);
  6. Trabalho em equipe (50%);
  7. Habilidades analíticas (47%)
  8. Atenção aos detalhes (47%);
  9. Habilidades com pessoas (47%);
  10. Automotivação (47%);
  11. Habilidades gerenciais (43%);
  12. Habilidades de liderança (43%);
  13. Habilidades de TI (40%);
  14. Resolução de problemas (37%).

 

É notável a presença das soft skills no topo dessa lista. Praticamente 70% das habilidades requeridas pelo mercado têm correlação com talentos interpessoaisA pesquisa também mostrou as habilidades e os requisitos que aparecem com menos frequência nas especificações de trabalho. “Experiência passada” foi a palavra-chave menos citada (3%). Sinal dos tempos pós-normais!

1 Comment

Cândido Costa Neto
11/08/2019

Muito interessante pesquisa britânica/ como fazer para encontrar um candidato(a) ideal para gerência de rh; cujos candidatos(as( até agora encontrados a competências é superior a diretora que estar no cargo há mais de 15 anos e não acompanhou as
mutuações das competencias de human resources.
Este é meu problema atual para um processo de seleção qu estou conduzindo para uma multinacional

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