Como uma cultura plural pode ajudar a aumentar indicadores de pessoas e de negócios

A força de trabalho de hoje é global e diversificada com diferentes raças, idades, gêneros, etnias, religiões e estilos de vida. E o esforço em reunir as distintas peças desse mosaico multicultural de maneira harmoniosa, usando o máximo do potencial desses profissionais, já tem se mostrado recompensador às organizações. Estudos indicam que a diversidade reduz o turnover e gera lucro às empresas. Entenda o porquê.

Diversidade reduz o turnover de pessoas

Muitas organizações reconhecem que a força de trabalho está mudando e trabalham para criar um ambiente de trabalho no qual a pluralidade e a diferença sejam valorizadas. Segundo o levantamento da McKinsey “Delivering Through Diversity”, na tradução para o português “A Diversidade como Alavanca de Performance” , a pluralidade de gênero em cargos gerenciais está relacionada à lucratividade das organizações.

Os dados mais recentes, de 2017, mostram que a probabilidade de aumento dos lucros em empresas lideradas por homens e mulheres cresceu para 21%; em 2014, esse mesmo estudo indicava que o índice era de 15%. Com relação à diversidade étnica e cultural, os dados de 2014 indicavam 35% de probabilidade de performance superior, comparável a 2017, quando havia 33% de probabilidade

É difícil contra-argumentar estes resultados, mas saiba que a lucratividade não é o único benefício ao criar uma cultura diversificada na empresa. A união de identidades e backgrounds distintos também facilita na atração e retenção dos melhores talentos.

Atração e retenção de talentos

De acordo com uma pesquisa, conduzida em 2014 por um site de empregos, dois terços dos candidatos indicavam que a diversidade é importante na avaliação de empresas e ofertas de emprego. Se esse estudo fosse atualizado, certamente esse índice aumentaria mais, dado o contexto global e diverso que estamos vivenciando.

Portanto, em um mercado de trabalho competitivo, demonstrar que sua empresa está investindo na promoção de um ambiente multicultural e inclusivo pode fazer você se destacar.

A contratação de um grupo de talentos mais diversificado não apenas torna sua companhia atraente para candidatos ambiciosos e de espírito cosmopolita, mas também ajuda a mantê-los a bordo. A pluralidade, incluindo diversidade de gênero, religião e etnia, demonstrou melhorar a retenção e reduzir os custos associados à rotatividade de funcionários.

Além disso, há uma série de outros benefícios ao investir em equipes plurais, apesar dos desafios para incluir a diversidade na agenda das organizações. Confira, abaixo, mais vantagens:

1.Maior cooperação entre colegas de trabalho

Em um local de trabalho diversificado é mais provável que os funcionários permaneçam leais à organização já que eles se sentem respeitados e valorizados por sua contribuição única à empresa. Isso, por sua vez, promove o respeito mútuo entre colegas que também enaltecem a cultura, perspectivas e experiências diversas dos membros do time. Uma atmosfera inclusiva de cooperação cultural é uma excelente maneira de unir profissionais em toda a empresa.

2. Mais criatividade e inovação

Nossa cultura influencia a maneira como vemos a realidade. A variedade de pontos de vista, juntamente com a ampla experiência pessoal e profissional de uma equipe internacional, pode oferecer novas perspectivas que inspiram os colegas a enxergar o local de trabalho (e o mundo) de maneira diferente.

Múltiplas vozes, visões e personalidades ricocheteando umas nas outras podem dar origem a pensamentos fora da caixa. Foi demonstrado que a diversidade de pensamentos gera criatividade e impulsiona a inovação, ajudando a resolver problemas e atender às necessidades dos clientes sob outros ângulos.

Por exemplo, a L´Oréal atribui seu impressionante sucesso nos mercados emergentes a suas equipes multiculturais de desenvolvimento de produtos.

3. Ambientes acolhedores

Todo mundo quer ser bem-vindo em um novo emprego. As pessoas ficam insatisfeitas rapidamente se não se conectam aos colegas ou sentem que suas ideias e contribuições não recebem o mesmo peso que o dos demais colaboradores. Empresas que promovem ambientes diversos e atendem a diferentes estilos de trabalho e aprendizado tendem a manter o talento investido em seus empregos a longo prazo, semelhante à maneira como as salas de aula de sucesso funcionam.

4. Negócio mais competitivo

Uma força de trabalho multicultural pode dar à organização uma vantagem importante ao expandir para novos mercados. Frequentemente, produtos ou serviços precisam ser adaptados para terem sucesso em outros países. Compreender leis, regulamentos e costumes locais, bem como o cenário competitivo, ajuda uma empresa a prosperar.

Além disso, conexões locais, habilidades no idioma nativo e entendimento cultural podem impulsionar exponencialmente o desenvolvimento de negócios internacionais. E ser mais competitivo significa ser mais rentável.

5. Novos produtos e serviços

Ao buscar um conjunto de talentos culturalmente diversificado, as empresas se beneficiam da ampla gama de habilidades que, geralmente, não são acessíveis ao contratar apenas localmente. Empresas de orientação global podem aumentar seu leque de serviços, aproveitando as competências e a experiência que os funcionários internacionais trazem.

Uma base de habilidades mais ampla e uma oferta mais potencialmente diversificada de produtos e serviços podem auxiliar sua empresa a ter a vantagem competitiva da adaptabilidade. No ambiente de negócios global volátil e incerto de hoje, são as organizações ágeis e adaptáveis que prosperam.

Uma empresa com diversidade cultural e cognitiva pode ser mais rápida em identificar uma lacuna de mercado. A organização também terá visão e experiência globais (ou específicas do setor) para ajudar um produto novo ou adaptado a atender às mudanças no comportamento do consumidor – e ter sucesso.

Leia também um artigo sobre a luta pela inclusão da comunidade trans no mercado de trabalho.