A responsabilidade e obrigação de prestar contas a todos de forma transparente

Você já ouviu falar em accountability? Literalmente, a tradução para o português é “responsabilidade”, “contabilidade” ou “prestação de contas”. No jargão das empresas, no entanto, o termo vem acompanhado de ética e transparência. É algo com responsabilidade e obrigação de prestar contas a todos de forma transparente. Saiba mais:

O que é accountability?

No Brasil, um dos maiores especialistas no assunto é João Cordeiro. Em palestra promovida pela VAGAS, ele apresentou o conceito como uma virtude moral de pensar e agir como dono e entregar resultados excepcionais para as empresas.

O conceito é amplo e complexo, mas curiosamente é feito de atitudes pessoais e coletivas simples e acessíveis a todos. E essas atitudes passam pela iniciativa individual de compreender e praticar a equação de direitos e deveres.

Segundo o especialista, accountability não convive com corrupção, não conversa com “dar um jeitinho” e nem compactua com colocar a culpa nos outros. “Accountability sempre vai fazer com que as pessoas façam o seu melhor”, explica. É o contrário de dar desculpa por não ter feito alguma coisa ou ter feito algo errado. “Isso se chama desculpability”, afirma.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o consultor norte-americano Peter Bregman, especialista em liderança, afirma que o termo não consiste simplesmente em culpar alguém quando alguma coisa dá errado. Também para ele,  isso está mais relacionado a um compromisso. “É basicamente assumir uma responsabilidade com o resultado, não apenas com um conjunto de tarefas”, afirma. “É tomar iniciativas com pensamento estratégico.”

Esse conceito pode ser utilizado tanto nas escolas quanto nas famílias e no país de forma geral. Nas empresas, especificamente, se refere a uma forma de prestar contas, agindo corretamente, para que todos saibam o que está sendo feito e como está sendo feito. A ideia, de forma geral, é que todos trabalhem da melhor forma, com o máximo de transparência possível, assumindo suas próprias responsabilidades para que a empresa alcance o melhor resultado.

Accountability, no entanto, não nasce com as pessoas, mas deve ser aprendido. E, uma vez assimilado, pode provocar comportamentos fantásticos. “Quando a pessoa tem ambição, pensa e age como dono da empresa, ela sonha grande, ajuda os outros e tem coragem para tomar decisões”, afirma.

Como promover accountability na empresa

Para disseminar essa cultura, o caminho é incentivar as pessoas a tomarem responsabilidades para si, com ética, e com isso gerar resultados melhores.

Um gestor, por exemplo, que toma a responsabilidade de dar um feedback construtivo para um funcionário possivelmente tenha uma equipe com melhor performance do que aquele que faz isso apenas para cumprir o protocolo. Empresas que têm accountability de forma consistente na cultura alcançam melhores resultados.

Para promover essa “prestação de contas” dentro da sua empresa, sugerem-se cinco passos. Confira:

1. Esclareça as expectativas

O primeiro passo para promover accountability é trabalhar com clareza. É preciso ser claro em relação ao resultado que deve ser alcançado, a forma de avaliação e o modo como as pessoas devem trabalhar para alcançar esse objetivo. Uma conversa sincera e bidirecional com a equipe pode ajudar bastante. No final, vale a pena pedir que as pessoas resumam os principais pontos para ter certeza de que tudo foi devidamente compreendido.

2. Avalie os recursos necessários

Para implementar a cultura do accountability é preciso saber quais competências e recursos as pessoas precisarão ter para atingir os objetivos. Se algo estiver faltando, é preciso cuidar para que seja buscado da melhor forma.

3. Defina a forma de avaliação

Durante a conversa com a equipe, é muito importante esclarecer as réguas que vão avaliar o sucesso ou insucesso. É preciso determinar metas claras, mensuráveis e objetivas que possam ser acompanhadas semanalmente. Quando algo estiver fora do esperado, vale a pena fazer um brainstorming para buscar uma solução ou redesenhar o cronograma, por exemplo.

4. Forneça feedbacks

Dar feedbacks claros, honestos e contínuos é parte essencial da cultura accountability. As pessoas precisam saber como estão em relação ao que a empresa espera delas. A pessoa está cumprindo seus compromissos? Há engajamento do colaborador? Está trabalhando bem com as outras partes interessadas? Precisa melhorar alguma competência? O feedback também pode ser dado ao gestor. A equipe pode dizer a ele se existe algo que ele possa fazer para ser mais útil.

5. Recompense adequadamente

Quando as pessoas atingirem os objetivos, elas devem ser recompensadas adequadamente – com um reconhecimento, uma promoção etc. Quando elas ficarem aquém do esperado, o gestor pode repetir todas as etapas anteriores para ter certeza de que o sistema está claro para todos. Se ainda assim os resultados não forem atingidos, pode ser o caso de mudar os papeis ou fazer algumas substituições.

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