Para conseguir os melhores talentos para sua empresa, a agilidade é fundamental

Atrair e reter talentos não é uma tarefa fácil. Já se foi o tempo no qual a função consistia em apenas em criar um anúncio de emprego e esperar que os melhores candidatos se inscrevessem. Atualmente, a demanda e a oferta pelos melhores profissionais é desigual, e a necessidade de recrutar melhor e mais rápido é crescente. Para conseguir os melhores talentos para a sua empresa, agilidade é fundamental. Tomar medidas para acelerar processos seletivos e eliminar ineficiências ajuda a ficar à frente dos concorrentes quando o assunto é recrutamento em 2021.

Como recrutar mais rápido e melhor em 2021?

A seguir, veja dicas para acelerar o cronograma de recrutamento em 2021 e garantir que você obtenha os talentos que sua empresa tanto precisa.

Tenha clareza quanto ao perfil buscado

Uma boa descrição de cargo é a base para todas as etapas seguintes do processo de recrutamento, por isso certifique-se que ela seja clara e concisa.

Trabalhe em conjunto com o gestor da área para definir o perfil do profissional buscado para a vaga e certifique-se de não se limitar às habilidades técnicas exigidas. Preste atenção em outras facetas importantes, como experiência, traços de personalidade e fit cultural. A contratação eficaz começa com saber quem procurar e comunicar isso com clareza.

Valorize o mobile no recrutamento em 2021

Boa parte dos candidatos procuram empregos por meio de dispositivos móveis, porém nem sempre a experiência mobile é valorizada pelos recrutadores. Profissionais que encontram empecilhos para visualizar, salvar e se inscrever em vagas por meio de celular e tablet podem desistir da candidatura, por isso vale a pena optar por plataformas que contemplem a experiência móvel, como é o caso do aplicativo de vagas da VAGAS para os candidatos buscarem oportunidades com mais facilidade.

Benchmark de profissionais

Recrutadores frequentemente se encontram sobrecarregados com grandes volumes de inscrições para vagas, todas as quais devem ser examinadas e categorizadas. Ainda assim, apenas a minoria dos candidatos contará com o conjunto de habilidades, qualificações, soft skills e experiência desejado para a função.

Portanto, tente compreender quais foram as características das pessoas que anteriormente não tiveram sucesso na posição e busque por candidatos que não as tenham. Isso pode ser difícil no começo, mas vale a pena pois economiza tempo e energia do recrutador.

Aproveite o network para recrutar mais rápido

Por que começar do zero quando você tem uma rede de indicação interna que pode ser facilmente utilizada?

Divulgue a vaga de emprego aos funcionários. Dessa forma, você não apenas dará a eles a chance de se candidatarem (recrutamento interno), mas também os incentivará a indicarem candidatos em potencial dentro de suas próprias redes profissionais. Tanto promover a oportunidade internamente quanto se concentrar na criação de um forte programa de indicação reduzirá significativamente o tempo do recrutamento em 2021.

Simplifique processos

Dê uma olhada crítica em seus processos de contratação para identificar possíveis gargalos. Quais etapas estão causando atraso e como podem ser melhoradas? As tecnologias modernas, como as soluções de recrutamento e seleção, podem melhorar os processos e aumentar a eficiência.

A fase de pré-seleção costuma ser uma das mais demoradas na contratação. Um método comprovado para aprimorar e acelerá-la é o uso de entrevista por vídeo. Ela permite que os recrutadores analisem muitos candidatos em pouco tempo, no mesmo passo que dá flexibilidade de agenda para recrutador, candidato e gerente envolvido.

Faça entrevistas em grupo

Outra ótima maneira de contratar mais rápido é optar por entrevistas em grupo antes das individuais. Desta maneira, você poderá avaliar várias pessoas ao mesmo tempo e prosseguir somente com as mais aderentes ao perfil buscado nas etapas posteriores.

É possível organizar uma entrevista em grupo baseada na avaliação. Nela, pede-se aos candidatos que concluam tarefas, testes e dinâmicas, ou simplesmente pode-se reuni-los para um bate-papo. Depende totalmente de você, mas de qualquer forma, essa técnica de recrutamento em 2021 é boa principalmente para descobrir quem sabe lidar bem com pressão.

Crie um banco de talentos

Construir seu próprio banco de talentos é uma solução um pouco mais demorada, mas que acelera muito a contratação de novas pessoas, além de diminuir significativamente os custos.

Ao fazer networking e construir relacionamentos com candidatos do passado, do presente e (possivelmente) do futuro, se cria uma vasta rede de potenciais profissionais para contatar.

Prefira entrevistas estruturadas

Entrevistar candidatos dá ao recrutador a oportunidade de avaliar melhor suas motivações em relação ao cargo e à empresa, bem como hard e soft skills. No entanto, as entrevistas podem se tornar uma grande perda de tempo se não forem planejadas direito.

Entrevistas estruturadas consistem em um roteiro de perguntas previamente preparado e disponibilizado para todos os candidatos, sem exceções. A partir disso, há critérios claros para avaliar a qualidade das respostas de forma justa e igual, o que reduz vieses e aumenta a probabilidade de recrutar mais rápido e melhor.

Melhore a experiência do candidato

Manter os candidatos engajados é vital para contratar mais rápido e melhor, visto que profissionais que não têm notícias suas simplesmente “vão embora”. Portanto, no recrutamento em 2021, planeje os pontos de contato do processo e aproveite as tecnologias, como automação de e-mail e chat, para manter os participantes informados.

Crie modelos de e-mail personalizados para envio em massa. Nele, detalhe o status do programa e as próximas etapas. Certamente, assim você irá recrutar mais rápido e melhor.

Não atrase sua proposta

Assim que encontrar o recruta perfeito para o seu negócio, faça a proposta. Deixar candidatos ansiosos por uma resposta é uma maneira infalível de desengajá-los ou permitir que eles sejam pescados por outra empresa.

De acordo com um artigo do Spark Hire, um profissional espera cerca de duas semanas antes de desistir de um processo seletivo, mas alguns podem fazê-lo antes disso.

Portanto, por mais que existam etapas que precisam ser seguidas, é indicado apressar as coisas ao encontrar o candidato ideal.

Crie um ciclo de melhoria para recrutar mais rápido

Mesmo depois de perceber o valor que um processo de recrutamento mais rápido pode trazer para você e sua empresa, é indicado continuar testando e tentando melhorá-lo.

Para cada campanha de contratação que você executar, descreva exatamente o que deu certo e o que foi ruim. Use esses dados para estabelecer um ciclo de feedback básico. Pode parecer técnico, mas tudo é apenas uma análise do efeito das ações anteriores.

Conte com um plataforma de recrutamento em 2021

Ter um ATS permite que você automatize e refine constantemente seu processo de recrutamento. Com apenas alguns cliques, recrutadores podem manter todos os candidatos atualizados, fazer triagem por meio de critérios personalizados, agendar entrevistas e publicar anúncios de vagas em diversos sites ao mesmo tempo. Tudo isso resulta em um processo de recrutamento em 2021 mais rápido e melhor.

Foque nos talentos de alta performance

Empresas mais maduras em relação aos objetivos e impactos estimados de cada colaborador dentro de sua companhia reconhecem o diferencial competitivo do recrutamento interno. A associação dos planos de atração de candidatos (mencionados no item anterior), a forma como a marca empregadora deseja ser percebida pelas comunidades internas e externas e como a aplicação desse employer branding é vital para engajar as pessoas mais aderentes aos valores e comportamentos esperados da Companhia são pontos importantes para usufruir todo o potencial dos colaboradores,  desenvolvendo assim um celeiro de talentos.

Com isso, os softwares de RH e especialistas em R&S vêm agregando novas funcionalidades para empoderar a equipe de RH a encontrar as pessoas mais aderentes sem perder de vista a importância da gestão do processo como um todo para garantir o alinhamento estratégico.

Não esqueça do bem-estar e da longevidade profissional

Dado os avanços tecnológicos inclusive na área da saúde e bem-estar, não parece ousado dizer que em pouquíssimos anos não será tão incomum ultrapassar o 100º aniversário. Essa questão terá impacto em diversos espectros da nossa vida: contingente maior de pessoas aposentadas, trabalhando por mais e mais tempo, sendo estimulada a conviver com diversas gerações inclusive no âmbito profissional.

Então, ao voltarmos para a etapa de entrada, o recrutamento e seleção de funcionários, vemos mais uma vez a importância de toda a estratégia de atração de talentos, da identificação das populações existentes de profissionais, estudos sobre diversidade (inclusive geracional) estimulando a equipe a ser um grande orquestrador de recursos em alta velocidade.

Mulher olhando para câmera e dizeres "37 modelos de job description. Baixe agora"