Institucional Candidatos Empresas

Profissionais contam com mais agilidade nos testes de idiomas para processos seletivos

Durante todo o processo de contratação, as empresas precisam reunir o máximo possível de informações relevantes sobre seus candidatos.

Por isso, testes devidamente desenvolvidos e bem validados são um meio confiável e objetivo de reunir informações sobre os candidatos. Os testes como etapa de avaliação em uma vaga de emprego introduzem um elemento de objetividade no processo de contratação, fornecendo resultados concretos que podem ser padronizados para todos os candidatos. Os recrutadores podem então usar esses dados para tomar decisões de contratação mais bem assertivas.

Ainda mais importante, as empresas que usam testes podem experimentar impactos positivos tangíveis em seus negócios. Os pontos mais comuns relacionados à contratação são: os testes podem ajudar a reduzir o tempo investido na leitura de currículos e na realização de entrevistas e custos. Além disso, trazem dados ​​que preveem o desempenho no trabalho e ajudam a aumentar a qualidade da contratação.

 

As principais vantagens dos testes

Os testes de emprego oferecem vantagens abrangentes que agilizam o processo de contratação, fortalecem toda a organização e aumentam a probabilidade de que os novos funcionários sejam bem-sucedidos em suas posições.

Além do mais, podem ajudar a garantir o alinhamento entre o processo de seleção de funcionários com os resultados de negócios desejados, como menor rotatividade, aumento de vendas e maior satisfação do cliente, por exemplo. Os benefícios mais significativos que uma empresa pode ter ao implementar essa solução durante o processo seletivo incluem:

  • Mais produtividade
  • Maior retenção de funcionários e redução nos custos associados ao volume de negócios (por exemplo, custos de contratação e treinamento)
  • Processo de contratação mais eficiente e menos demorado

Portanto, os testes estão entre os meios mais precisos de prever o desempenho, porque podem determinar, de maneira objetiva, até que ponto um candidato possui  conhecimento e habilidades para ter um bom desempenho no perfil desejado.

Até aqui falamos sobre as vantagens de testes para as empresas. Mas para o candidato, qual o benefício de se fazer um dos testes mais requisitados pelas companhias, o de idioma?

Falar inglês já deixou de ser uma necessidade e para muitas vagas se tornou parte vital dos processos seletivos. Infelizmente, a qualidade do aprendizado não pode ser  comprovada apenas pelo diploma. Para evitar que isso se torne uma dificuldade, as empresas trabalham com algumas plataformas de R&S que aplicam testes automáticos para avaliar a proficiência do candidato.

Eles ajudam o profissional a demonstrar o domínio em determinado nível do idioma, se tornando um instrumento de diferenciação que pode contribuir até para alavancar a carreira. Se a formação e a experiência contam muito, a fluência em inglês facilita a identificar e selecionar os candidatos mais aptos a uma determinada função.

Mas acrescentar esta etapa ao processo seletivo não pode se transformar em uma barreira para a candidatura à vaga?

Pode até ser, mas somente se o candidato estiver participando de vários processos seletivos e tiver que fazer testes diferentes a todo momento para cada empresa. Por outro lado, já imaginou investir horas e horas em entrevistas presenciais, deslocamentos até a organização para falar com o RH, depois com o gestor da área e até mesmo com o futuro time, ser contratado e depois descobrir que para aquele trabalho específico falta alguma habilidade não comprovada durante o processo seletivo? Seria melhor se isso pudesse ser aferido antes, não é mesmo?

Para o candidato, o lado bom é que se ele for aderente ao anúncio da vaga, fizer um teste obrigatório e for aprovado, isso significa ganho de tempo e mais confiança no momento de iniciar um novo desafio.

Pensando em melhorar ainda mais a experiência dos candidatos, e consequentemente, apresentar os profissionais mais adequados ao perfil das vagas publicadas pelas empresas que utilizam a plataforma de R&S da VAGAS.com, a VAGAS traz algumas novidades em seus testes de idiomas.

 

Novidades nos testes de idiomas na plataforma de R&S?

A partir do dia 28 de maio, os profissionais cadastrados no site de empregos VAGAS.com.br precisarão realizar apenas um teste por idioma padrão e podem se candidatar em quantos processos seletivos quiser, utilizando o resultado de um único teste.

O resultado dos testes de idiomas terão validade de 2 meses, já que nesse período pode haver alguma atualização no grau de conhecimento do profissional.

Para pessoas que estão participando de algum processo seletivo antes desta mudança e que realizarem outro teste após essa data, o recrutador da empresa terá acesso as duas notas.

Além disso, houve também uma alteração na nomenclatura deste tipo de avaliação. Em vez de “Teste de Inglês – VAGAS”, passará a ser “Teste de Língua Inglesa VAGAS” e o “Teste de Espanhol – VAGAS” será “Teste de Língua Espanhola VAGAS”.

É mais uma forma de melhorar a experiência dos candidatos, reduzindo seu tempo com o preenchimento de testes e oferecer às empresas profissionais mais qualificados em menos tempo.

Se você ainda não é cliente e gostou dessa novidade, entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a garantir a melhor experiência para seus candidatos.