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Facilite a atração e a retenção de novos talentos à sua organização, construindo uma experiência de candidato mais amigável

“Tenho certeza de que não serei contratada”, contou a candidata via mensagem de WhatsApp. “Mas por que você está tão negativa? A experiência do candidato dessa empresa foi tão ruim assim?”, questionou a amiga. A candidata, por sua vez, respondeu: “Na terceira fase da entrevista, me questionaram novamente se eu tinha experiência em tag management. Mais uma vez, respondi que estava estudando o tema no MBA, mas que não o havia aplicado de forma prática ainda.” A profissional, de fato, não prosseguiu na competição pela vaga. No entanto, não recebeu qualquer comunicado da empresa informando sobre o corte. O tempo foi quem lhe deu essa resposta.

A história acima relata alguns equívocos que ainda persistem em muitos processos de recrutamento e seleção. O primeiro ponto, e o mais gritante, é a perda de tempo, tanto para o candidato quanto para a empresa que está recrutando. Se ter conhecimento prático com tag management era um filtro de corte, por que manter o candidato até a terceira fase? O segundo é a falta de comunicação. É preciso haver feedback informando se o candidato passou ou não para a próxima fase e, se possível, os motivos do corte. E o terceiro é mais uma provocação para a empresa contratante e as áreas de negócios: se é difícil encontrar profissionais com uma habilidade tão específica, será que não vale investir no candidato que tem o conhecimento teórico?

Se esses elementos destacados forem observados, a experiência do candidato tende a ser boa. A principal dica para deixar uma impressão positiva da marca empregadora é tratar o candidato como consumidor. Assim como os clientes compartilham uma experiência ruim, os candidatos também tendem a agir da mesma forma. Lembre-se sempre que profissionais com habilidades requeridas pelo mercado sabem que estão em alta e escolherão empresas que respeitam os candidatos no processo de seleção. Portanto, fique atento às dicas a seguir para melhorar sua experiência de candidato, atraindo e engajando a força de trabalho mais disputada no mercado.

  1. Certifique-se de que você está contratando para preencher uma necessidade real

A desorganização gera uma experiência ruim para os candidatos. Muitas empresas, por diversos motivos, resolvem, às vezes, publicar vagas que não necessariamente serão preenchidas. Elas querem atrair profissionais para, quando houver uma necessidade real, ter um banco de talentos ao qual recorrer. Essa tática era compreensível no passado. Todavia, hoje, com a velocidade das mudanças, se ater a essa prática não faz mais sentido. Primeiro, porque seria mais transparente solicitar ao profissional a inscrição em um banco de talentos, sem mentiras. Segundo que os cargos, as habilidades e até o ambiente de trabalho podem passar por adaptações bruscas que inviabilizariam a pesquisa anterior.

  1. Escreva descrições de trabalho claras

Use linguagem simples, clara e objetiva. Mesmo que os candidatos conheçam as palavras-chave do seu setor, é melhor manter as descrições de trabalho diretas e sem jargões. Muitos termos de anúncio estereotipados como “apaixonado”, “jogador de equipe” e “guru” são usados em demasia a ponto de não informarem nada sobre a vaga. Estruture sua descrição de trabalho para facilitar a leitura. Os anúncios de emprego seguem as mesmas regras de escrita de publicações, como blogs e artigos, e ficam mais fáceis de ler se listarem primeiro informações relevantes e forem construídos com frases curtas. Outra dica é tentar diminui-los, job descriptions longas tendem a desencorajar os candidatos, principalmente o público feminino, que prefere estar 100% encaixado no perfil antes de concorrer às vagas. O ideal, portanto, é deixar claro o que é necessário e o que poderia ser um diferencial, uma habilidade que o colocaria na frente de outros candidatos.

  1. Facilite a candidatura

Torne sua página de carreiras fácil de encontrar e amigável para navegar. Como, frequentemente, ela é enterrada em seções obscuras nos sites das empresas, os candidatos ficarão agradecidos por não terem de vasculhar o mapa do portal até achar o menu “Carreiras”. Uma vez no hotsite, as instruções de cadastro a vagas ou para o banco de talentos devem ser objetivas. Candidaturas longas e complicadas confundem os candidatos e a tendência é que eles desistam do processo. Evite também pedir login e senha para inscrição. Ninguém gosta dessa parte do processo, especialmente, se a senha exigir regras estritas, como símbolos, letras maiúsculas e números. Faça um favor aos profissionais e deixe que se cadastrem sem login. Isso melhorará a experiência do candidato.

  1. Comunique-se frequentemente com o candidato

As pessoas apreciam tempos de resposta curtos. Se algum candidato entrar em contato com a sua empresa, o ideal é que o retorno se dê pelo mesmo canal de comunicação usado e no prazo de até 24 horas. Comunicar-se rapidamente com os profissionais e mantê-los cientes de todos os passos do processo seletivo, os tornará mais engajados com a vaga. Muitos dos candidatos que não recebem atualizações frequentes do processo acabam por achar a experiência ruim.

  1. Melhore sua marca empregadora

Empresas que são lembradas pela pegada social ou ecológica são benquistas por candidatos que buscam uma empresa com propósito maior, além da mera geração de lucro – aqui vale a pena observar as gerações Y e Z, que são muito aderentes a esses conceitos. Para tanto, invista em programas internos e externos que mostrem verdadeiramente essa conexão da organização com os problemas reais da sociedade. Trabalhe muito bem esses conceitos com a sua marca empregadora. Essa será uma relação de ganha-ganha: a corporação, os investidores e seus clientes terão vantagens. Certamente, isso também poderá ajudar sua empresa a atrair um nível mais alto de candidatos para cargos futuros.

  1. Diversidade atrai novos insights

Tente demonstrar, na experiência do candidato, que sua empresa está aberta à diversidade profissional. Mas não fique só na propaganda, traga esse valor, de fato, para a organização. É bom destacar que profissionais de distintos backgrounds podem contribuir com uma nova gama de ideias para o seu negócio e chamar a atenção de mercados consumidores que, até então, a sua marca ainda não dialogava.