Institucional Candidatos Empresas

Veja como desenvolver um relacionamento melhor para atingir resultados mais eficientes

A equipe de R&S sabe bem como é difícil lidar com a pressão que vem de todos os lados e a falta de tempo que faz parte da rotina. Algumas medidas simples, no entanto, podem melhorar muito o dia a dia dessas pessoas e, consequentemente, aumentar sua produtividade e a qualidade de suas entregas.

Quer ver? Confira estas quatro dicas para ajudar a priorizar tarefas, cumprir prazos e ainda melhorar o ambiente de trabalho.

Como melhorar a sintonia da equipe de R&S

Alinhe as expectativas com antecedência

O processo de recrutamento começa muito antes de você anunciar uma vaga. Pensando nisso, é conveniente fazer uma reunião para discutir cronogramas, processos e expectativas antes de começar a receber inscrições. Converse com gerentes e executivos de R&S para esclarecer o que cada um deve fazer durante todo o processo de contratação.

A partir daí, é possível estabelecer prazos realistas para as entregas. Vale a pena discutir, por exemplo, quanto tempo os recrutadores precisam para avaliar as inscrições iniciais e encaminhá-las aos gerentes. Outra questão importante é o prazo ideal para feedback das entrevistas e encaminhamento dos pré-selecionados.

Mande lembretes e updates proativamente

Descubra qual o melhor meio para se comunicar com a equipe e, se possível, programe lembretes dos prazos para serem enviados automaticamente com alguns dias de antecedência. É uma medida bastante simples que ajuda o grupo a trabalhar com mais afinco para cumprir as datas acordadas.

Além do envio automático de mensagens, é importante acompanhar o dia a dia de trabalho e identificar possíveis gargalos. Se perceber que algo não vai bem ou que alguém precisa de ajuda, interceda antes que seja tarde demais para cumprir o combinado. Você pode utilizar métodos de feedback para engajar mais os colaboradores.

Utilize uma plataforma de recrutamento inteligente

A utilização de ciência de dados e da tecnologia ajuda a equipe de R&S a encontrar o melhor candidato para sua vaga no menor tempo possível.

A plataforma VAGAS for Business, por exemplo, acompanha a equipe de recrutamento durante a abertura de cada processo seletivo e – o que é ainda melhor – pode sugerir imediatamente, com uso de ciência de dados, uma lista de profissionais que podem ser considerados para cada posição.

Facilite o trabalho do nível C

O trabalho de recrutamento nem sempre depende exclusivamente da equipe de R&S. Também é preciso lidar com a falta de tempo dos clientes internos, especialmente o nível C da empresa, que nem sempre está disponível para participar de entrevistas e fornecer feedbacks, por exemplo.

Para facilitar o trabalho de todos, algumas dicas práticas são:

  • Acrescente dez minutos ao final da entrevista para o diretor já fazer suas anotações para a equipe de recrutamento;
  • Envie o currículo do candidato juntamente com o convite da agenda para a entrevista. Com isso, ele não precisa perder tempo procurando o arquivo e nem vai chegar ao encontro sem saber nada sobre o candidato que deve ser entrevistado.

 

Com estas recomendações, além de facilitar o trabalho da equipe de R&S, possivelmente você consiga desenvolver um melhor relacionamento entre todas as partes, fazendo com que o trabalho de todos fique mais agradável e eficiente.