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Saiba como investir em sua marca empregadora amplia as chances de contratar talentos

O mercado de trabalho está extremamente competitivo. Existem inúmeras vagas de emprego, mas quantas, de fato, atraem candidatos em potencial? Se atrair talentos que ajudem no crescimento das organizações é uma das grandes preocupações da maioria dos CEOs, que dirão os CHROs. Mas, para tanto, é preciso entender o outro lado: o do candidato.

Imãs de atração de talentos

Segundo o levantamento do LinkedIn, 2019 Global Talent Trends, há duas questões principais que os candidatos levam em conta ao escolher onde trabalharão:

1. Flexibilidade no local de trabalho (72%);

2. Transparência na divulgação dos salários dos colaboradores (53%).

Nas duas situações, os talentos estão afirmando que querem atuar em companhias livres de amarras, com condições de trabalho equilibradas com a vida particular e com uma cultura mais colaborativa e transparente. E essas são tendências organizacionais que já estão em curso em muitas empresas, porém, nem todas essas mudanças são expostas ao público. E uma oportunidade incrível de atrair candidatos acaba desperdiçada. Por isso, selecionamos algumas dicas incríveis de como impulsionar sua marca empregadora e seu R&S:

Recrutamento por mídias sociais

De acordo com o relatório 2018 Global Digital, o Brasil está entre as três nações do mundo onde a população passa, em média, mais de 9 horas do dia navegando na Internet. E é um dos dois únicos países em que o tempo diário gasto nas redes sociais supera 3 horas e meia. Portanto, a equipe de Talent Acquisition precisa levar esse comportamento em conta ao planejar a estratégia de atração de talentos.

Construa uma reputação e uma forte conexão com seus candidatos nas mídias sociais, compartilhando conteúdos relevantes sobre a cultura da empresa, o dia a dia das áreas da organização e como ela se relaciona com os stakeholders.

Peça a colaboração do departamento de marketing para promover sua marca empregadora nas redes ou, se precisar, procure ajuda de especialistas em mídias sociais.

Compartilhe vídeos e fotos dos colaboradores

Use seus próprios funcionários como embaixadores da empresa em vídeos que retratam a vivência deles dentro da organização. É o que fazem as marcas empregadoras mais premiadas. Observe as páginas delas. Lá, é possível ver quase todos os dias posts com vídeos ou fotos de funcionários. E não é preciso técnica apurada de edição de imagens e vídeos. Quanto mais naturais os posts, melhor! Afinal, o intuito é retratar a “vida como ela é”.

Crie job descriptions mais envolventes

A maioria das descrições de trabalho segue um formato padrão. Elas começam com um relato geral da empresa, despejam competências técnicas e comportamentais — às vezes, impossíveis de serem reunidas em um só perfil — e tarefas esperadas. Por fim, há uma lista de outros requisitos desejados e, talvez, um quadro de benefícios.
O problema dessa abordagem é que ela chama pouco a atenção dos candidatos. Não dá a eles nenhuma pista da cultura da empresa, tampouco do que a organização espera do candidato. Tente contar um pouco dos valores da empresa no job description. Em alguns casos, é possível usar mensagens ou até gifs para encantar um perfil de candidatos.