Passo a passo de como definir metas para sua equipe

A definição de metas no trabalho é fundamental para moldar estratégias e medir o progresso delas. Sem isso, o caos emperra a engrenagem da organização e o processo, que era para ser estratégico, passa a ser burocrático e sem sentido, conduzindo muitas equipes à falta de engajamento.

A julgar por uma pesquisa da Gallup há poucas empresas que sabem lidar com metas. Isso porque 85% da força mundial de trabalho não está engajada. O estudo indica que essa situação leva a uma perda de produtividade global na ordem de US$ 7 trilhões.

Sem metas no trabalho, não há rumo

Essa incapacidade de conectar o trabalho diário à visão estratégica de negócios afeta mais do que apenas a mão de obra operacional. A confusão generalizada sobre como definir, rastrear e medir metas pode impedir os gerentes e as equipes de alto desempenho em conduzir seus respectivos trabalhos.

Há muitos fatores difíceis de se entender na arte do estabelecimento de metas, incluindo seu impacto no envolvimento dos funcionários e no desempenho financeiro de uma empresa. Mas compreender esse processo é fundamental para estabelecer um RH estratégico.

Para facilitar a compreensão do estabelecimento de metas, criamos este guia para garantir que todos da empresa – de executivos a funcionários – possam entender porque, como e quando definir metas.

O que é o estabelecimento de metas no trabalho?

As metas de negócios descrevem o que uma empresa espera realizar em um período específico.

As organizações geralmente definem metas e objetivos em seus planos de negócios. As metas podem pertencer à companhia como um todo, departamentos, funcionários, clientes ou qualquer outra área da organização.

O intuito do estabelecimento de uma meta é promover mudanças. Dessa maneira, a definição delas é uma disciplina intelectual usada para planejar a conquista de novos objetivos no futuro.

Como defini-las?

O primeiro passo para o estabelecimento de metas bem-sucedidas é análise de todos os seus aspectos:

Selecione metas que sejam mensuráveis

Antes de estabelecer as metas, verifique se elas são mensuráveis. Afinal, não é possível verificar melhora naquilo que não pode ser medido.

Por exemplo, digamos que o objetivo é melhorar a experiência de candidato da marca empregadora. Neste caso, há diversos indicadores para rastrear o progresso. Mas, se você quiser, por exemplo, mudar o layout do seu banco de talentos, isso seria uma tarefa, não uma meta, pois não há como mensurar o resultado, visto que para alguns pode ter ficado bonito enquanto para outros nem tanto.

Divida seus objetivos em ações gerenciáveis

Geralmente, os objetivos de um negócio são em longo prazo. Por isso, você deve dividir principal em ações gerenciáveis. Ao fazer isso, poderá se concentrar no que precisa ser feito no momento e não se surpreender com o desenrolar dos fatos. Isso torna o processo de atingir objetivos mais fácil e motivador.

Anote seus objetivos

Um dos principais problemas que muitas pessoas enfrentam em relação aos objetivos é que eles não os escrevem. Esse é um erro enorme, comprovado por um estudo da Harvard Business School. O levantamento mostra claramente a importância de anotar objetivos em comparação com aqueles que não os anotam.

Escrever todos os seus objetivos ajuda a criar um plano concreto para alcançá-los. As chances de se aproximar de metas aumentam quando você as anota, já que isso permite um plano detalhado o tempo todo.

Crie um plano para atingir objetivos

Para atingir objetivos, há uma grande necessidade de um plano de ação. Isso ajudará a verificar e equilibrar o progresso de seus passos.

Quando você cria um plano completo para atingir metas no trabalho, pode acompanhar seu desempenho a qualquer momento. A sensação de realizar objetivos dentro do prazo libera substâncias químicas que ajudam a fortalecer os esforços e a dinâmica.

Estabeleça prazos claros

Uma meta sem prazo claro é perda de tempo, pois você não poderá avaliar se terminou até o deadline ou não.

Os prazos ajudam a planejar seus objetivos com clareza, para que se assuma o controle total do trabalho. A definição do prazo mantém você responsável por seu sucesso e fracasso.

Otimize seu ambiente de trabalho

Após definir o plano de ação, adeque o local de trabalho. Se estiver trabalhando em um ambiente em que há muitas distrações, ruídos indesejados e outras interferências, é muito difícil atuar adequadamente no alcance das metas no trabalho.

Erros para evitar

Definir metas de negócios pode se tornar um fracasso se não for feito corretamente. Gerentes experientes investem muito tempo e energia no desenvolvimento e na implementação de objetivos de negócios. Existem duas grandes armadilhas que devem ser evitadas:

Metas no trabalho extremamente altas

Quando uma meta é percebida como inacessível, nenhum esforço será feito pelos funcionários para alcançá-la. Um empresário precisa definir metas realistas para que os funcionários possam se reunir em equipe para atingi-las.

Metas vagas e ambíguas

As metas no trabalho que não são específicas o suficiente não levam à ação e são inúteis. Se as realizações não puderem ser medidas em relação às expectativas dos negócios, um gerente não poderá observar nenhum progresso em direção à meta.

Fique atento às dicas e aproveite para se aprofundar um pouco mais em métricas específicas de R&S.