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Conheça métricas da área de R&S e veja como elas são úteis para a taxa de sucesso do seu recrutamento online

Contrate novos funcionários por recrutamento online este ano para aumentar o quadro de colaboradores da empresa. No processo, observe o fit cultural e as habilidades dos candidatos. Fique atento ainda ao tempo de contratação desse quadro funcional, ao custo envolvido no processo e ao engajamento desses profissionais após o ingresso na organização. Essas são algumas das atribuições do dia a dia de quem atua na área de R&S.

Quem olha de fora, acha que o trabalho do recrutador se delimita a apenas publicar vagas, esperar a chuva de candidatos qualificados e depois entrevistá-los. Todavia, o processo como o descrito acima, vai muito além desse quadro. O recrutador é um parceiro do negócio e é o responsável por selecionar e dar a notícia de boas-vindas ao cérebro e ao coração das empresas: as pessoas. Esse trabalho é crítico à sustentabilidade das organizações.

Para segurar todos esses pratos e fazer o malabarismo de trazer bons resultados às organizações, os profissionais de R&S precisam ser munidos de dados para sustentar suas decisões. Mas por que isso é tão importante?

As métricas em R&S servem para:

  1.     Entender a saúde do processo de R&S;
  2.     Comunicar o progresso do processo;
  3.     Diagnosticar gargalos;
  4.     Apontar caminhos para decisões;
  5.     Predizer performances.

Em outras palavras, perpassa todos as respostas às perguntas críticas do cotidiano de um recrutador. Digamos, por exemplo, que em uma empresa seja observada uma taxa elevada de tournover de gerentes de uma área de vendas. Então, é possível cruzar esses dados com outras métricas da companhia e diagnosticar onde está o problema: na contratação desses profissionais, no exercício de suas funções ou ainda no ambiente de trabalho, que inclui feedback entre líderes e liderados.

É importante também ressaltar que times de Talent Aquisition direcionados por dados têm duas vezes mais chances de sucesso nas contratações e uma tendência três vezes maior de reduzir custos e ganhar eficiência. Portanto, não há como ser um recrutador sem conhecer as principais métricas de recrutamento online. São elas:

Qualidade da contratação

Mede a excelência da contratação. Em geral, essa medição equivale ao desempenho do profissional em seu primeiro ano de trabalho. Colaboradores que alcançam altas taxas de performance indicam contratações de sucesso. É válido lembrar que uma única admissão equivocada pode custar um bom montante à organização com gastos diretos e indiretos.

 

Eficácia do canal de contratação

Saber se o candidato desempenha bem é um indicador certeiro, mas o recrutador pode ir além. A métrica, combinada com dados de uma plataforma ATS de recrutamento, também pode ajudar a identificar onde encontrar os melhores candidatos, seja nas redes sociais, nos quadros de empregos online ou nas referências de funcionários. Ele pode revelar que tipos de candidatos se tornam profissionais de alto desempenho e quais métodos de seleção foram usados.

 

Tempo de contratação

É o período entre a publicação da vaga e o primeiro dia de trabalho do novo colaborador. Essa métrica mede a eficiência do processo de recrutamento, incluindo solicitações, exibições e entrevistas. Isso pode revelar muitos problemas sistêmicos no processo de contratação. Se levar semanas ou meses para estender uma oferta, considere quanto tempo é gasto na triagem e na entrevista ou quanto tempo os gerentes de contratação demoram para tomar uma decisão.

 

Experiência do candidato

Engloba todo o processo de contratação: de como o candidato encontra e se interessa por um cargo, sua inscrição e entrevistas, a receber uma oferta ou ser dispensado do processo. Uma experiência insatisfatória do candidato pode indicar um processo lento de seleção ou inscrição.

A experiência do candidato costuma ser rastreada por meio de uma pesquisa para avaliar o Net Promoter Score da plataforma, na qual o candidato se inscreveu e acompanhou todas as notícias do processo. As melhores práticas de empresas com alto NPS sugerem a implementação de uma pesquisa após cada etapa. A avaliação fase a fase não apenas cria uma visão mais holística da experiência do candidato, mas ajuda a identificar gargalos específicos no processo de recrutamento.

 

Taxa de retenção

Saber quem saiu e quem ficou na companhia em um curto período de tempo, também é um índice importante para medir o sucesso do processo de R&S. Se uma taxa de rotatividade muito alta for identificada, o processo de contratação deve ser revisto, pois normalmente significa que ele não está alinhado à realidade da empresa. Isso pode causar aumento de gastos e alta necessidade de reposição de talentos.

É bom destacar que essa métrica deve estar alinhada com outros dados da companhia, como pesquisa de clima da organização, para evitar vieses na análise da informação. Por vezes, o problema não está na contratação, mas no ambiente de trabalho e na relação do profissional com seus líderes.