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Saiba medir o status de seu recrutamento digital para monitorar erros e acertos do processo

Vivemos na era dos dados. Para competir, evoluir e permanecer relevante, as empresas com visão de futuro se esforçam para melhorar a eficiência de seus processos internos enquanto medem indicadores. Como os melhores candidatos querem, hoje, participar de processos cada vez mais digitais, é fundamental a análise de métricas de recrutamento online. A área de R&S precisa rastrear e compreender esses indicadores para monitorar os acertos e os gargalos do processo.

Vale destacar que o uso de métricas e insights orientados por dados ajuda também a reduzir custos e a entender melhor os fatores que estão influenciando seu processo de contratação. As ferramentas de análise de dados permitem ler padrões que ajudam a formular estratégias orientadas por informações. Por isso, separamos quatro maneiras de medir e monitorar esse processo:

1. Número de candidatos inscritos

Para ter sucesso nesse indicador, é essencial investir na jornada do candidato em seu site. Ter uma página de recrutamento funcional, com versão mobile e informações relevantes, que mantenham o candidato motivado a se manter na plataforma e se candidatar a suas vagas deve ser o principal objetivo.

Como calcular: número de usuários únicos / número de registros de candidatos + inscrições

2.Taxa de conversão de candidatos

Do número de candidatos que se inscreveram online, quem realmente foi selecionado pelo gerente da vaga para prosseguir? Ao avaliar a qualidade dos candidatos que se inscreveram em seu site e o número de pessoas que progrediram no processo, você pode ver rapidamente se o que está fazendo atrai candidatos adequados.

Como calcular: número de candidatos inscritos online que passaram para a segunda fase/ número total de candidatos que passaram para segunda fase

3. Número de candidatos recontratados

Incentive os candidatos existentes a retornarem ao seu site. Você não precisa trabalhar continuamente para obter novos visitantes. Ao medir a porcentagem de pessoas que voltam e interagem, você pode ver se é necessário fazer melhorias no conteúdo ou na funcionalidade de seu site.

Como calcular: visitas de usuários existentes / novos alertas de emprego + candidaturas

4. Alcance social

As redes sociais são usadas para comunicação com os candidatos, mas também podem ser empregadas como um canal adicional para anunciar suas vagas.

Para garantir que você tenha o melhor alcance, pergunte a si mesmo: “Meus anúncios de emprego são atraentes o suficiente para serem compartilhados?”. Vagas interessantes, com linguagem menos formal e design chamativo têm muito mais probabilidade de atrair candidatos do que aquelas com descrições comuns.

Você precisa avaliar o canal mais eficaz para garantir que suas ações estejam lhe dando o melhor retorno.

Como calcular: Usuários únicos (cliques gerados pelas redes sociais) / número geral de inscrições + inscrições provenientes de publicidade nas redes sociais.