Institucional Candidatos Empresas

Transforme a experiência de candidato, fazendo o recrutamento online otimizar processos burocráticos

Não importa se você está em uma conferência de R&S, lendo um artigo sobre experiência de candidato ou conversando com uma colega de profissão ao telefone. A maioria das discussões sobre recrutamento online, inevitavelmente, se volta à pergunta: “a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, substituirá completamente os humanos?”. Mas essa é a indagação errada a ser feita. O questionamento ideal seria: “de que forma ela pode otimizar o trabalho da área de Talent Acquisition?”.

Em suma, recrutadores são responsáveis por humanizar a experiência e a tecnologia disponível por aperfeiçoar o processo. Os profissionais de R&S devem analisar os dados e traduzi-los em insights que ajudam as organizações a tomarem melhores decisões. Vejamos como o recrutamento online pode ajudar a tornar a sua vida, recrutador, mais assertiva:

Triagem de currículos

A seleção manual de currículos é a parte mais demorada do recrutamento. De acordo com dados do LinkedIn, até 88% dos currículos recebidos são considerados não qualificados, e um recrutador passa, em média, 23 horas analisando perfis para uma única contratação. Embora a triagem seja ainda o maior gargalo do recrutamento, a tecnologia está aí para solucionar esse problema.

Fazer o recrutamento online operar por você reduz em 35% a carga de trabalho com análise de pontos dos CVs, de acordo com uma pesquisa da ManpowerGroup. Uma plataforma de talentos ATS, integrada com inteligência artificial, aumenta a produtividade do recrutador e o libera para atuar de forma mais estratégica com a humanização do processo e com métricas que avaliam o andamento da sua função.

Machine learning

Uma boa notícia é que a plataforma aprende padrões do processo. A máquina assimila os requisitos da vaga e, em seguida, estuda quais são os candidatos qualificados com base nas decisões anteriores de contratação. Usando dados de colaboradores sobre desempenho, o software também consegue descobrir quais candidatos se tornaram funcionários bem e malsucedidos.

Esse tipo de software de recrutamento pode ainda enriquecer os currículos, usando fontes públicas sobre perfis de mídia social de empregadores e candidatos. O programa de triagem inteligente aplica o conhecimento assimilado sobre experiência, habilidades e outras qualificações dos funcionários para rastrear e classificar automaticamente os novos candidatos.

Mensagem SMS

Outro fator crítico para uma boa experiência de candidato é a falta de comunicação transparente entre a empresa contratante e os profissionais. Como os smartphones se tornaram essenciais em nossas vidas, a estratégia de comunicação deve ser mobile first. Nesse tocante, não é surpresa que as mensagens de texto tenham uma taxa de abertura de 98%, bem alta em comparação com outros métodos de comunicação.

Portanto, quando usadas com sabedoria, as mensagens de SMS ajudam na sua estratégia de recrutamento. É possível, por exemplo, usá-las em todas as etapas do processo, como notificar seu grupo de talentos sobre vagas, enviar lembretes para entrevistas futuras ou atualizar candidatos sobre o andamento da inscrição. Tudo de forma automatizada!

Enviar mensagens de texto é uma ótima maneira de alcançar candidatos quando o tempo está escasso ou os profissionais estão se mostrando difíceis de contatar. E as atualizações regulares do progresso da candidatura da vaga ajudarão a promover vínculos mais fortes com seus candidatos.

Chatbot

Os robôs que respondem automaticamente a algumas perguntas de candidatos podem também ser uma mão na roda para o recrutador. Ao automatizar tarefas repetitivas, como replicar às mesmas perguntas sobre aspectos do trabalho mencionado na vaga, ou do processo de seleção, os chatbots aprimoram a experiência do candidato sem sobrecarregar o profissional de R&S.

O modo como uma empresa lida com a rejeição dos candidatos também tem impacto significativo na forma como eles avaliam sua experiência. Por isso, já há no mercado alguns chatbots que aprimoram a vivência por meio de comunicação contextual, oportuna e personalizada. A comunicação proativa com os candidatos tem efeito positivo no engajamento e diminui as chances de abandono devido à perda de interesse ou ofertas concorrentes.

Por fim, as organizações, que investem em automação de recrutamento, descobrem que seus recrutadores possuem um tempo maior para focar nos aspectos “mais humanos” do processo de seleção, em vez de se atolarem em tarefas tediosas. A triagem automatizada de currículos permite que os profissionais de R&S concentrem sua atenção novamente em prioridades, como conversar com os candidatos para avaliar suas personalidades e adequação cultural.