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Saiba o que é employer branding para atrair e reter os melhores talentos. Transforme seus colaboradores em embaixadores da marca e encante seus candidatos.

“Aqui eu tive a oportunidade de trabalhar com projetos inovadores e desafiadores que me deram musculatura para seguir adiante. O senso de engajamento e de pertencimento da organização é muito forte, assim como o de colaboração.” Esse trecho faz parte de um depoimento concedido por um colaborador de uma empresa no segmento de TI. O vídeo circula nas redes sociais e nos sites de R&S da companhia como estratégia de employer branding. A ideia por trás da divulgação é atrair e reter candidatos que gostam de se sentir desafiados em um ambiente colaborativo e altamente exigente. Se o profissional não tem esse perfil, não há match entre suas crenças e a cultura da organização, logo, a vaga não é para ele.

 

No caso citado, é como se o colaborador, de forma orgânica, se transformasse no garoto-propaganda da organização para a qual trabalha. A experiência das redes sociais tornou o trabalho de reputação da marca empregadora muito mais próximo do público. Não adianta mais a empresa dizer que tem tal propósito, almeja alcançar tais desafios e possui consciência ecológica. Quem está do outro lado da tela não quer apenas ler descrições em um site de recrutamento, quer saber se, na prática, tudo o que está ali acontece. E quem melhor do que os empregados da companhia para contar essa história?

 

No atual mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, uma marca empregadora positiva é fundamental para as organizações e para a aquisição de talentos engajados. Sem esse elemento, contratar e reter os melhores talentos se torna um desafio e tanto – sem falar no custo. As empresas, de maneira geral, precisam de funcionários talentosos, digitais, hands on, e com habilidades de liderança para impulsionar seus negócios. Não é fácil encontrar profissionais com esse mix de capacidades. Por isso, investir na procura orgânica desse tipo de candidato é uma excelente estratégia.

 

Encantar o candidato

 A reputação de sua empresa pode ir além. Ela pode promover uma experiência emocional, instintiva e intelectual nas pessoas que veem seus anúncios, usam seus produtos e, eventualmente, conversam com outras pessoas sobre a sua organização. Ser lembrado pela emoção e, não só pela razão, conta muito na guerra por talentos.

 Portanto, não espere mais. Acione seus “replicadores de marca” dentro da empresa. Mas antes, responda a algumas perguntas: 

  1. Qual diferencial da sua empresa faria brilhar os olhos dos candidatos ideais para trabalharem nela?
  2. Como você mostra isso para o mercado?; 
  3. Será que você entrega todo o seu potencial de atração de talentos nas estratégias adotadas hoje?
  4. Como a organização está se relacionando com os atuais colaboradores?

 Após responder a esses questionamentos e ter elementos suficientes para montar a sua estratégia de employer branding, tenha em mente que a transparência é ferramenta essencial nesse tipo de comunicação. Desta forma, deixe claros a missão, os valores e o propósito da sua organização. Inclua também na divulgação pacotes de benefícios oferecidos, oportunidades de progresso, happy hours e, claro, a cultura da corporação. Selecione, por áreas de atuação, pessoas que sentem orgulho em trabalhar na empresa e peça que elas sejam embaixadoras da marca. Dica para encontrá-las: algumas já fazem isso organicamente repostando em sua timeline notícias sobre o trabalho. Mas vale acompanhar de perto as lideranças para buscar mais aspirantes a garoto-propaganda.

 Para tanto, confie também em uma tecnologia que centralize e reforce o seu employer branding. O Portal de Carreiras do VAGAS for business, por exemplo, é uma ferramenta que ajuda a reforçar a marca empregadora e permite que se aglutine, em um só lugar, todas as informações sobre a organização, tais como: benefícios, vagas abertas e cultura da empresa. 

Trata-se de uma excelente oportunidade para trabalhar a reputação de sua marca de forma rápida e automatizada.