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Saiba como atrair candidatos usando sua marca empregadora em potência máxima

É cada vez mais relevante olhar para recrutamento e seleção de bons profissionais como um dos pilares estratégicos do negócio. Uma prática que pode apoiar recrutadores na realização qualificada desse desafio é definir, estruturar e cuidar da sua marca empregadora.

O employer branding, ou “marca empregadora” em português, é o processo de promover uma determinada companhia como uma marca desejada, visando recrutar e reter talentos.

Atraia os candidatos com o poder do employer branding

Você conseguiria fazer um alto investimento na compra de um carro sem se aprofundar em pesquisas e opiniões sobre a qualidade dele? Provavelmente, não. Quando um candidato quer pesquisar sobre uma determinada empresa também funciona assim.

Muito além da leitura do anúncio de uma vaga, o profissional quer entender e se aprofundar sobre cultura, missão, visão, valores e propósito das empresas. Além disso, ele precisa avaliar a compatibilidade de valores. E é aí que começam os filtros.

Um vegetariano, por exemplo, não seria um profissional realizado se trabalhasse em um frigorífico. Isso atingiria seus princípios e sua moral.

Por que a marca empregadora é importante

Segundo dados de uma pesquisa independente realizada pela consultoria Randstad, com mais de 175 mil entrevistados em 30 países do mundo:

  • Empresas com marcas positivas gastam menos recursos com seus colaboradores e recebem o dobro de candidatos para as vagas do que empresas com marcas negativas, tendo 50% mais chances de conquistar os candidatos;
  • 96% concordam que o alinhamento de valores pessoais com a cultura da empresa é um fator-chave para a satisfação em trabalhar lá;
  • 62% dos candidatos pesquisam as empresas nas mídias sociais antes de se candidatarem para uma vaga;
  • 80% já saíram de uma empresa especificamente por não ter fit cultural.

Como o employer branding funciona na prática?

Para a atração de bons candidatos, você precisa cuidar da gestão de todos os canais que possibilitem o seu intercâmbio com ele: redes sociais, sites, chatbots e, até mesmo, o contato direto por e-mail ou telefone. A ideia é ressaltar seus pontos fontes como oportunidades para fortalecer sua reputação e, consequentemente, ampliar a atração e a retenção de profissionais.

Outra estratégia, já muito adotada por multinacionais e startups, é definir e utilizar embaixadores da marca empregadora e usá-los no marketing de recrutamento.  São profissionais engajados que trabalham na empresa e podem compartilhar uma visão realista e inspiradora da organização nas redes sociais deles.

Outro ponto de atenção e grande envolvimento de profissionais de RH é a construção do Employee Value Proposition (EVP), que em termos simples, significa uma análise bem profunda do que a sua concorrência tem ou não tem e do que você faz melhor. Um bom EVP reflete a visão interna da empresa, destacando atributos que podem ser utilizados na definição da sua marca empregadora.

Dicas de ouro para fazer acontecer

Faça ações para retenção de talentos

Seja criativo! Desenvolva ações internas e externas focadas no seu objetivo de atrair e reter que despertem admiração e relevância, tanto do público interno quanto dos candidatos. Entenda os benefícios que a sua empresa oferece internamente e retrate essa imagem para o público externo. Lembre-se: EVP – visão de dentro; Employer Branding – visão de fora.

Peça a colaboração de outras áreas da empresa

Reúna equipes que possam te ajudar a conquistar esse objetivo: Marketing, Comunicação e RH são primordiais nessa etapa. Com diferentes olhares e intenções, conseguirão elaborar um plano consistente para a atração dos talentos e retratar a marca empregadora para o mercado.

Acompanhe a evolução das ações realizadas

Mensure e garanta que as ações realizadas trarão o resultado esperado. Crie indicadores de R&S e os acompanhe constantemente (taxa de contratação, índice de redução de turnover, pesquisas de clima, análise de aumento de produtividade, impacto nas vendas, otimização de custos etc).

E o mais importante: garanta que a sua empresa e o candidato façam a melhor escolha, e que esse match renda bons frutos para todos.

Esperamos que as dicas e o artigo, em geral, sirvam para o seu dia a dia na empresa. Se quiser acompanhar mais novidades, não se esqueça de assinar nossa newsletter.