Institucional Candidatos Empresas

Saiba como captar talentos com a parceria da inovação tecnológica

Pesquisa mostra que para encontrar profissionais as organizações precisam investir cada vez mais em novas tecnologias e no diálogo constante com os candidatos  

Como encontrar profissionais – desde preencher currículo nos sites de empregos, clicar em anúncios de vagas em mídias sociais às conversas quase real time com os recrutadores, os candidatos são claros: a tecnologia tem o potencial de oferecer uma experiência de R&S aprimorada. Esse foi um dos achados de uma pesquisa global conduzida pela ManpowerGroup Solutions com mais de 18 mil profissionais na faixa etária de 18 a 65 anos.

O estudo identificou um novo grupo de candidatos conhecido como Pioneiros das Tecnologias de RH, ou seja, indivíduos que já usaram pelo menos três ou mais tecnologias em suas buscas por um novo emprego. Para eles, a tecnologia é vista como algo que possibilita a mobilidade e a manutenção de uma comunicação aberta entre organizações e candidatos durante todo o processo.

 

Como faço para manter o diálogo com o candidato

De olho nessa vertente, as empresas que buscam contratar os candidatos certos precisam combinar alta tecnologia com uma abordagem de interação com as pessoas.  Monitorar e interagir com os profissionais em todos os pontos da experiência do candidato é fundamental para o sucesso do processo.

 

Aproveite as ferramentas e plataformas de R&S do VAGAS for business, que dentre diversos recursos têm o envio de SMS e e-mails, para não deixar o seu candidato desamparado na comunicação do processo. Lembre-se de sempre manter contato nas seguintes ocasiões:

 

  1. Quando eles se candidatam à vaga. Neste caso, é interessante direcioná-los a alguns recursos sobre a vaga ou então sobre a cultura da empresa. Se a experiência de candidato da sua organização prevê vídeos e blogs, não deixe de enviar esse tipo de conteúdo para aqueles que se candidataram. A primeira impressão pode fazer a diferença entre você conseguir conquistar o o interesse e a confiança do talento ou não.  

 

  1. Uma semana após a candidatura. Com o e-mail automático agradecendo a candidatura, você poderá inserir um cronograma com os próximos passos.

 

  1. Em cada nova fase do processo. Dica: se possível, envie um retorno explicando o porquê não avançaram no processo. Uma dica muito importante é o lembrar dos requisitos mínimos da vaga e explicar que a pessoa não se enquadrou em desses requisitos.

 

  1. Quando a vaga já foi fechada. Todos os candidatos precisam saber que o processo daquela vaga já foi encerrada e, novamente, o ideal é sempre passar feedbacks.

O importante é que você tenha um grande respeito pelo profissional que escolheu se candidatar para um processo seletivo da sua empresa, mantendo assim, as portas abertas para futuras oportunidades. Só assim o seu potencial para atrair grandes profissionais se manterá grande.

 

Deixe seu comentário

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.