Institucional Candidatos Empresas

Veja como ir além do convencional para contratar os melhores profissionais

Não é segredo que se experimenta um mercado orientado para candidatos e isso exige um bom jogo de cintura na estratégia de recrutamento e seleção. Nos últimos tempos, candidatos a emprego ativo e passivo têm inúmeras oportunidades de se envolver com organizações, ainda mais quando se trata dos melhores profissionais do mundo da tecnologia.

Embora essa seja uma ótima notícia para os profissionais, o cenário é desafiador para quem têm de encontrar candidatos talentosos para empresas. Um levantamento realizado nos Estados Unidos indica que o recrutamento de apenas um desenvolvedor custa em média 30 mil dólares e a vaga leva de um a dois meses para ser preenchida.

Para atrair os melhores talentos, é importante considerar o candidato de maneira individual, observando o ponto que ele está em sua carreira e vida pessoal. Por exemplo, pais que trabalham podem apreciar oportunidades flexíveis ou remotas, enquanto profissionais que mudaram de área ou da geração Z e Millennials, que desejam iniciar a carreira, podem ser atraídos por oportunidades formais de orientação.

Dado esse contexto e o alto nível de competição em busca dos talentos, é difícil encontrar e contratar as pessoas ideais para sua equipe. Por isso, separamos dicas e táticas para sobreviver ao mercado orientado a candidatos e garantir o recrutamento dos melhores profissionais para sua organização.

Como contratar o melhor profissional para uma vaga?

Simplifique o processo de seleção

Coloque-se na pele do candidato. Você gostaria de responder a intermináveis perguntas já no primeiro contato para o processo seletivo de uma organização? Provavelmente não. Pense que os melhores talentos já estão no mercado de trabalho e, provavelmente, não estarão dispostos a dedicar tanto tempo ou esforço ao seu recrutamento.

Se a inscrição for longa e confusa, ela assustará bons profissionais. Portanto, pense na oportunidade e em qual tipo de inscrição faz sentido para a vaga publicada. Um processo simples e com perguntas padrão sobre experiência de trabalho, referências, habilidades e educação pode ser o suficiente.

Seja transparente durante as entrevistas

As entrevistas não podem ser mais unilaterais; os melhores candidatos percebem que eles também estão entrevistando você para determinar se sua empresa é o local em que eles podem prosperar. Portanto, pensar como o candidato é essencial para prever as dúvidas e estar preparado para respondê-las.

Fale sobre a cultura da empresa

É importante falar abertamente sobre a cultura da sua empresa e as demandas da vaga. Caso contrário, você corre o risco de não contratar o candidato mais adequado para a organização ou enfrentar o problema (e as despesas) de contratar e integrar um profissional que poderá, em breve, renunciar ao cargo.

Não perca tempo, verifique as tendências

Não deixe para falar sobre salário e pacote de benefícios no último momento. Antes de iniciar o processo de entrevista, faça sua lição de casa sobre as tendências atuais de remuneração, determine o pacote potencial que você pode oferecer e saiba quais são seus pontos não negociáveis.

Timing do processo

Outra dica para contratar os melhores profissionais é comunicar-se sempre com o candidato sobre os próximos passos do processo. Além disso, avise quanto tempo cada fase levará. Lembre-se que os candidatos querem respostas rápidas.

Embora você não possa, necessariamente, prometer que eles terão notícias suas em uma determinada data, ofereça um prazo. Avisos como “Esperamos contratar nas próximas três semanas” funcionam bem. Essa comunicação pode ajudar a definir expectativas e manter um candidato envolvido.

Ofereça uma experiência personalizada

Embora os benefícios tradicionais oferecidos aos funcionários, como folga remunerada, seguro ou plano médico, sejam importantes e compensadores, não perca a oportunidade de destacar um benefício personalizado, de acordo com as necessidades do seu talento.

Por exemplo, se ele gostaria de fazer home office em dois dias da semana e isso está dentro das regras da organização, ofereça a oportunidade. Esses, definitivamente, serão pontos positivos para fazer o melhor profissional optar pela sua organização no fim das contas.

Continue navegando: descubra quais são os benefícios do recrutamento interno.