Institucional Candidatos Empresas

Veja dicas para deixar a descrição de sua vaga mais inclusiva e atrativa

Como já debatemos em outras publicações do blog, o conteúdo de um anúncio de vaga é primordial para auxiliar nos bons resultados do processo seletivo. Afinal, esse pode ser o primeiro contato do futuro colaborador com a sua  marca. Por isso, é muito importante saber fazer um bom anúncio. Mas mais importante ainda, é garantir que ele seja um anúncio inclusivo e que respeite os padrões éticos e morais da sociedade.

É nesse momento também que a empresa tem a chance de demonstrar mais sobre sua cultura, ambiente de trabalho, valores e os pontos de destaque da organização, fortalecendo o seu employer branding, ou seja, a reputação da marca empregadora e, assim, impactar os perfis aderentes.  

Por isso, aproveitando uma das temáticas mais discutidas e relevantes do momento, você já pensou em tornar o seu anúncio mais inclusivo e, com isso, enaltecer as diretrizes de diversidade da sua empresa? Esse pode ser o primeiro passo para tornar a sua seleção mais consciente. 

No post de hoje, preparamos um conteúdo especial sobre como evitar alguns vieses na descrição da sua vaga. Mas, tenha cuidado! Esse não é um assunto simples ou apenas uma tática para fazer propaganda da sua empresa.  

O valor da diversidade nas organizações

Você já se “deparou” fazendo uma triagem de currículos e buscando apenas por profissionais que são parecidos com as pessoas que já trabalham na sua empresa? Escolhendo um candidato pela universidade que cursou? Ou, então, pelo gênero ou idade da pessoa? Isso é o comentado viés inconsciente, um comportamento frequente e involuntário, que nos faz ter dificuldade de trabalhar a diversidade na empresa. Mas, observe que, por vezes, esse costume, na verdade, pode resultar em homogeneidade e um time que não se desafia.

É importante lutar contra essas associações, pois uma organização que estimula a diversidade, além de contribuir com a igualdade entre os candidatos, pode atrair muitos benefícios para o negócio.

Desde 2015, de acordo com um estudo realizado pela consultoria McKinsey, os benefícios já eram notórios: empresas com foco em diversidade étnica e racial apresentaram 35%  a mais de chances de receber retornos financeiros acima da média do setor. Já as organizações que focam em questões de gênero chegaram a ter 15% a mais de rendimentos do que a média sugerida

Além das metas financeiras, a diversidade possibilita a riqueza de pontos de vista, mais agilidade, alta performance, favorece o engajamento, entre outras contribuições. Tornando-se, também, um diferencial competitivo.

Anúncio inclusivo = empresa inclusiva

Um anúncio inclusivo de vaga não deve servir apenas de argumento para solicitar os requisitos que, até então, não são permitidos pela legislação, como especificação de idade, gênero, raça, entre outros. 

O propósito é de, justamente, evidenciar a imagem de uma organização que se preocupa com um ambiente em que todos podem (e devem) ter os mesmos direitos e oportunidades.

Mas, não precisa se preocupar! Aqui na VAGAS, sempre que rola uma dúvida, contamos com o suporte de uma equipe de validação de vagas para que os anúncios estejam em conformidade com a Lei.

Dicas práticas 

Quer mudar o cenário da sua empresa e abrir caminhos para a diversidade? Abaixo listamos alguns tópicos para você se inspirar e colocar em prática nas próximas publicações.

  • Mostre a preocupação da empresa com a temática. Uma breve descrição no anúncio evidenciando o compromisso e a atenção da empresa para ter um ambiente mais inclusivo já pode ser acolhedor e convidativo aos candidatos. Um exemplo: “Nossa empresa valoriza e apoia a diversidade em todas as suas manifestações e a contratação de profissionais PCDs, por esse motivo, todos os tipos de perfis são considerados em nossas posições”. Ah! Isso também vale para a sua página de carreiras e redes sociais.
  • Neutralize o gênero do anúncio. Preocupe-se em utilizar termos abrangentes, sem especificar um gênero (exemplo: “ele” ou “ela”), induzindo que é o desejado. Segue a dica: “Buscamos um (a) engenheiro (a) de software” ou, então “A pessoa será responsável por…”. Já pensou o poder que um anúncio desse pode ter de encorajar diversos profissionais? 
  • Avalie a necessidade dos requisitos. A diversidade pode ser atribuída de diversas formas. E, apesar de não parecer discriminatório, quando você solicita um tempo exagerado de experiência, por exemplo, além de ser proibido por lei, pode afastar pessoas qualificadas que também podem atingir bons resultados, mas não têm igualdade de oportunidade. Essa dica também serve para solicitação de idiomas, nível de ensino, entre outras atribuições que, por vezes, não são cruciais para o desenvolvimento da função e servem apenas para supervalorizar determinado perfil que já é consolidado no mercado. Fique atento a alguns erros no anúncio de vagas e explore novas vivências! 

 

Essas são as dicas de hoje! Não se esqueça: coloque a diversidade como uma pauta fundamental na sua rotina de R&S. Priorizar essa temática não é um modismo ou uma alternativa, é uma necessidade do mercado e da sociedade em geral. 

E você, já tem transformado as publicações da sua empresa? Compartilhe as suas experiências com a gente e não deixe de acompanhar os próximos conteúdos!