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Utilize técnicas de publicidade para atrair os melhores profissionais para sua empresa

Criar um anúncio de vaga que traga os resultados esperados pode não ser tão simples quanto parece. Primeiramente porque é muito frustrante publicar um anúncio e não obter respostas. Além disso, o trabalho precisa ser muito bem pensado porque, em muitos casos, será o responsável pela primeira impressão que um potencial candidato terá.

Seja qual for a sua empresa e a vaga que você precisa preencher, o primeiro passo para criar um anúncio eficiente é entender que ele não pode ser apenas a descrição de uma atividade. Para trazer resultados, um anúncio de vaga deve ser uma mensagem cuidadosamente elaborada para atrair os melhores candidatos. Quer saber como pensar como um publicitário e fazer isso da melhor forma?

 

Defina o seu público-alvo

Pensando como um publicitário, a primeira pergunta que você precisa fazer antes de começar a escrever seu anúncio é “quem é o profissional que eu preciso impactar?”. Um exemplo de target pode ser este: engenheiros, com 3 a 5 anos de experiência na área, que tenham disponibilidade para viajar e queiram trabalhar na Zona Sul de SP”.

 

Fale com o seu target

O segundo passo é adaptar a linguagem do anúncio à linguagem do profissional que você deseja atrair.Você quer contratar advogados seniores? Escreva o anúncio na linguagem deles. Quer contratar um designer recém-formado e antenado nas principais tendências mundiais? Vale a mesma regra. A ideia, de forma geral, é usar uma linguagem direta, que aproxime o candidato da sua empresa.

 

Um anúncio ou uma descrição?

São duas coisas bastante diferentes. A descrição de vaga é um documento interno criado para descrever uma vaga e suas atribuições. O anúncio de emprego, por outro lado, é um tipo de publicidade criada para atrair o profissional certo para se candidatar à vaga que a empresa precisa preencher. Isso significa que ele não precisa ser extremamente detalhado, como um job description, e deve ser compreensível para qualquer pessoa, principalmente aquelas que não estão familiarizadas com a linguagem utilizada pela área de Recursos Humanos da empresa em questão. Esse, aliás, é um ponto extremamente relevante. Profissionais de determinadas áreas costumam desenvolver um estilo próprio de linguagem que nem sempre é compreensível por outras áreas, mesmo dentro da própria empresa. No anúncio de vaga, tenha a certeza de que você não exagerou nos jargões de RH.

 

Divida o texto

Imagine como seria ler este texto – este mesmo que você está lendo agora – sem subtítulos ou tópicos. A leitura seria caótica e pouco interessante? A lógica é a mesma para o seu anúncio de vaga. Pense na estrutura que ele terá e divida o conteúdo. Por exemplo: cargo, sobre a empresa,desafios da posição, atividades, requisitos mínimos e diferenciais,benefícios oferecidos e processo da seleção.

 

Crie um título (cargo) que possa ser encontrado pelas ferramentas de busca

Para fazer um bom título, a recomendação é pensar como o candidato faria a busca por essa vaga. Por exemplo, se você procura alguém que queira trabalhar como executivo de relações públicas, então o título pode ser muito direto “Executivo de RP”. Se você não sabe dizer ao certo como seu candidato ideal faria essa busca, outra dica é procurar em uma base de dados alguns currículos de pessoas que você gostaria de convidar para uma entrevista.

Observe como essas pessoas preenchem o campo “objetivo profissional”. Use a informação como base para o seu título. Lembre-se de que o propósito do anúncio é aparecer em resultados de pesquisa, por isso é indispensável entender os termos que os candidatos podem estar procurando. O título deve, sim,ser curto e direto, mas não precisa ser idêntico ao termo utilizado para definir a função no seu organograma. Outras dicas para o título são:

 

  • Evite termos usados internamente, como “Analista de ERP Nível II”. Melhor deixar números e outros códigos de fora.
  • Sabe quando você vai dar um “Google” e a própria ferramenta de busca sugere um termo a ser buscado? Utilize essa previsão de texto para encontrar termos “genéricos” que definam a sua vaga.
  • Também para facilitar o resultado das buscas, evite termos abreviados para os títulos (cargos). Exemplo: GTE REL (Gerente de Relacionamento).

 

Descreva o trabalho de forma compreensível

Logo depois do título, você pode fazer uma pequena descrição do trabalho. A ideia é que isso ajude o candidato a avaliar rapidamente se é um papel apropriado para ele. Você pode listar algumas das principais tarefas que o profissional selecionado deverá realizar. Uma ideia, aqui, é relacionar as tarefas com algum objetivo comercial da empresa. Dessa forma o candidato pode imaginar como a posição se enquadra no negócio.

Por exemplo,”desenvolver”um programa de e-mail marketing para aumentar os níveis de retenção de clientes”. Para esta parte do texto, valem também estas recomendações:

 

  • Trate o potencial candidato por “você”.
  • Utilize palavras-chave. Sim, novamente você precisa pensar como publicitário para imaginar quais termos seus candidatos ideais procurariam nas ferramentas de busca.
  • Aqui, pode ser interessante incluir alguns termos específicos da área, como ferramentas e certificações importantes para o cargo.

 

Especifique o local de trabalho

Incluir a localização da empresa – pelo menos a região da cidade – é bastante importante para que o candidato possa avaliar o tempo de deslocamento que teria. Se a empresa tem vários endereços, oferece opção de home office, entre outros, essas informações também podem fazer parte do anúncio.

 

Inclua a faixa salarial sempre que possível

Esse dado ajuda a atrair candidatos adequados ao cargo. Se não quiser citar números,diga, pelo menos, se o salário está na média ou acima do mercado.

 

Diferencie “habilidades obrigatórias” de “habilidades desejáveis”

Na hora de definir as habilidades que você busca em um candidato, deixe bastante claro as que são obrigatórias para a função e as que são apenas desejáveis. Especifique, por exemplo, a formação necessária, a necessidade de alguma certificação ou tipo de experiência. É muito importante que essa descrição seja compreensível para quem não trabalha na empresa. Lembra do que foi dito no item 3 sobre a linguagem interna dos departamentos da empresa? Para deixar o texto mais claro, você ainda pode manter os requisitos organizados por tópicos.

 

Destaque benefícios tradicionais e diferenciais

Quem busca emprego, claro, quer conhecer os benefícios que a empresa oferece. Nesse quesito, vale a pena especificar tanto os benefícios mais tradicionais, como plano de saúde ou investimento em cursos, celular da empresa, entre outros, quanto pontos de destaque como a possibilidade de home office, job rotation, viagens ou até o oferecimento de lanche da tarde, com pães, sucos e frutas.

Venda “bem” a sua empresa

Em poucas palavras, diga ao potencial candidato quem é a sua empresa e por que as pessoas gostam de trabalhar lá. Vale a pena até falar sobre os valores – se isso for importante internamente. É nesta hora que você tem a chance de atrair candidatos alinhados à cultura e aos valores da empresa. Se a marca não for conhecida, explique qual seu ramo de atividade, o que ela faz e, se possível, tente relacionar essas informações com a função que o profissional irá exercer. Por exemplo, se você está procurando um profissional de vendas, pode dizer “Fornecedora líder de têxteis com um programa de expansão agressivo para outros países “. Para um de TI, o texto poderia ser “Fornecedora líder de têxteis com um sistema de pedidos online recém-desenvolvido em.NET”.

Inclua um call to action

No final do anúncio, é importante incluir uma chamada para ação – a chamada “call to action” dos publicitários – que seja clara e que motive o candidato a clicar em “candidatar-se”.

Teste o seu anúncio

Por fim, antes de publicar o seu anúncio, peça a algumas pessoas da própria empresa que leiam o texto e digam o que entendem. É a melhor forma de descobrir se o anúncio está claro e se transmite a mensagem que você quer realmente transmitir.

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