Habilidades como data-driven e gerenciador de mudanças são algumas das skills requeridas de um RH

Profissionais de RH acumulam uma série de habilidades para lidar com pessoas, processos e novas tecnologias. Os perfis de outrora já não se encaixam nas atuais necessidades atuais, que vem ganhando destaque no board das empresas.

Se antes o RH tinha um papel mais tático, de cumprir missões delegadas por outras áreas, nos dias de hoje, a área de gestão de pessoas precisa se adiantar às demandas, gerando dados sobre os profissionais para serem trabalhados pelos demais departamentos da organização. Nesse contexto, as equipes de gestão de pessoas devem possuir um mix de hard e soft skills  para lidar com esse novo mindset do RH.

A seguir, entenda quais são as principais qualidades dos profissionais de RH bem-sucedidos:

Principais qualidades dos profissionais de RH

Se você trabalha ou gostaria de atuar na área, fique atento às dicas desse artigo para saber quais são as habilidades requeridas para quem quer ajudar a construir políticas de pessoas nas organizações.

Ao considerar sua proficiência em cada uma das habilidades listadas abaixo, pense em como poderia apresentá-las em uma entrevista ou em seu currículo. Isso pode ajudá-lo a estruturar e destacar todas essas skills.

Organização

A gestão de RH requer uma abordagem ordenada. Arquivos organizados, fortes habilidades de gerenciamento de tempo e eficiência pessoal são essenciais para a eficácia do RH. Lembre-se você está lidando com a vida e as carreiras das pessoas e, quando um gerente solicita ajuda com uma recomendação de rescisão, remuneração ou programa de reconhecimento, você não pode dizer, “quando der tempo eu cuido disso”.

Dentro desse contexto, invista, portanto, em notas adesivas, listas de tarefas, software de gerenciamento de tarefas – o que o ajuda a priorizar seu dia, melhorar seu fluxo de trabalho diário e mantê-lo no caminho certo para atingir seus objetivos, caso ocorram interrupções.

Boa comunicação

Ser um bom comunicador é uma habilidade essencial para qualquer líder e para profissionais que trabalham com gestão de pessoas.

Não há como lidar com profissionais e suas carreiras sem que você se comunique, exponha suas ideias e decisões claramente e com eficácia. Imagine, por exemplo, que você tenha de expor uma decisão de investir mais em tecnologias de experiência de candidato do que em treinamentos para funcionários à diretoria. Se você não conseguir ser claro, provavelmente não será ouvido e terá suas ideais vetadas.

Capacidade de solucionar problemas

Todo dia há uma emoção distinta na vida de um profissional da área de gestão de pessoas. Num momento ele está resolvendo um conflito no local de trabalho, no outro descobrindo como comunicar seus funcionários sobre benefícios e políticas da organização e, em um terceiro, construindo sua estratégia de contratação.

Portanto, os profissionais de RH precisam ter fortes habilidades de resolução de problemas para fazer a escolha certa em todas as situações.

Data-driven

Ouvimos dia sim, dia não, a afirmação de que os dados são o novo petróleo. E ao ingressarem nas organizações, os profissionais deixam um rastro de dados estruturados e não estruturados, para você, RH, poder trabalhar de forma estratégica e ética com eles.

Por isso, uma das principais habilidades requeridas por profissionais hoje em dia, em todas as áreas, é ser data-driven, ou seja, orientado a dados.

A ideia, relacionada às qualidades dos profissionais de RH, é analisar dados e prover insights para otimização de processos e/ou investimentos a partir dessa análise.

Empatia

Como profissional da área de RH, será solicitado de você que entenda as fortalezas e fraquezas de toda sua força de trabalho, para tentar criar políticas que as potencializem e as eliminem, respectivamente. E qual é a melhor maneira de detectá-las? É se colocando no lugar da pessoa. Como é o dia a dia de trabalho dela, seus medos, desafios e assim por diante.

Por isso, uma condição quase indispensável para assumir um cargo da área de gestão de qualquer empresa é ter empatia. Ela é essencial para a compreensão de contextos distintos e para tentar trabalhá-los da melhor maneira possível à organização.

Capacidade de tomar decisões difíceis

Infelizmente, nem sempre o RH fornece apenas boas notícias aos membros da organização. Pessoas que atuam nessa área terão de colocar necessidades empresariais à frente de seus desejos pessoais, seja ajudando com demissões ou diminuindo alguns benefícios de funcionários em determinadas circunstâncias.

Saber que suas decisões afetam a vida de seus funcionários e de suas famílias pode ser assustador, mas ser capaz de fazer a chamada certa para o bem dos negócios é uma boa qualidades dos profissionais de RH.

Multitarefa

Em um dia típico, um profissional de RH lidará com a questões pessoais de um funcionário em um minuto, na próxima meia hora terá de tratar de uma licença-maternidade e depois terá de cuidar da estratégia de recrutamento para uma vaga difícil de preencher. Isso sem falar da estratégia de employer branding nas mídias sociais, engajamento dos funcionários, retenção e várias outras coisas relacionadas à gestão de pessoas.

Portanto, uma das qualidades dos profissionais de RH deve ser habilidade multitask para acompanhar diferentes responsabilidades e problemas durante o expediente. Todos os profissionais de RH precisam usar muitos chapéus ao longo do dia e manter o controle de suas tarefas diárias.

Guardião de informações

As equipes de RH lidam com informações confidenciais sobre funcionários e negócios todos os dias. Eles atuam, consequentemente, como guardiões desses dados para evitar que caiam nas mãos erradas.

Isso significa trabalhar em estreita colaboração com a equipe de TI para garantir que suas práticas de segurança estejam atualizadas e que sua equipe esteja ciente de golpes de phishing ou outros riscos de segurança, bem como alertar os demais colaboradores de sua organização, em especial aqueles que trabalham home-office, das ameaças cibernéticas.

Bom em trabalho em equipe e colaboração

Como os profissionais de RH estão focados em encontrar e criar o melhor local de trabalho possível, é extremamente importante que os perfis dessa área trabalhem em equipe e de forma colaborativa com as demais áreas. Lembrando ainda que a colaboração também gera inovação, um elemento relevante em qualquer organização.

Gerenciamento de mudanças

Hoje, a maioria das empresas está em constante mudança. As hierarquias estão desaparecendo do ambiente de trabalho e as empresas têm quatro ou cinco gerações trabalhando lado a lado. Muitas pessoas estão assustadas com o que está acontecendo e com as novas tecnologias que estão aparecendo num prazo curto de tempo.

O RH precisa ajudar todos a lidar com essas constantes mudanças e criar a cultura de adaptação rápida aos novos ambientes.

Agora, que você já sabe quais são as qualidades dos profissionais de RH, veja também como foi a evolução do RH nos últimos dez anos.