Se sua empresa quer navegar pela era da contratação digital, não deixe de conferir as principais funcionalidades para aumentar a produtividade no recrutamento

Provavelmente, você já ouviu alguém falando: “use a tecnologia para aumentar a produtividade no recrutamento”. Mas, na prática, como essa transformação digital pode tornar as equipes mais produtivas e quais são as melhores ferramentas on-line de otimização de trabalho na área de R&S? Se sua empresa está buscando incorporar tecnologia para melhorar a produtividade e navegar de vez no digital, ler este artigo, com dicas de ferramentas virtuais do setor, é uma ótima maneira de começar!

Por que otimizar o recrutamento?

Um dos aspectos mais importantes do trabalho dos profissionais de Talent Acquisition é encontrar o candidato certo para o trabalho. No entanto, o recrutamento e seleção hoje não se restringe mais a apenas vasculhar um monte de currículos para encontrar o profissional ideal à vaga.

A execução do trabalho começa com a descrição do cargo, passando pela divulgação, contato com candidatos, entrevistas, contratação e retenção do profissional. Em todos esses pontos do funil de recrutamento, indicadores medem o sucesso de cada ação.

Dito isso, os profissionais de R&S são pressionados a construir uma estratégia de Employer Branding e oferecer uma experiência de recrutamento perfeita para os candidatos. Ao mesmo tempo, espera-se que façam isso de maneira eficiente, econômica e oportuna. São muitos pratos para equilibrar ao mesmo tempo. Felizmente, a tecnologia pode ajudar a otimizar o processo de recrutamento de várias maneiras.

Hoje, a automação inteligente e o aprendizado de máquina estão aumentando a produtividade e otimizando uma ampla gama de operações da área de Talent Acquision. Plataformas baseadas em análise de dados e inteligência artificial redefinem a forma como as empresas se relacionam com seus candidatos.

Ferramentas para melhorar a produtividade no recrutamento

Por gerações, a contratação de novos funcionários foi um processo rotineiro: examinar currículos, trazer os melhores candidatos, fazer várias entrevistas pessoais, apertar as mãos e, finalmente, estender uma oferta.

Antes da Covid-19 virar o mundo de cabeça para baixo, o cenário era de um mercado de Talent Acquision se adaptando lentamente ao uso de ferramentas digitais para o processo de R&S. Em muitas organizações, ainda era um tabu entrevistar os colaboradores por videoconferência. Agora, isso pode parecer uma memória distante, visto que as organizações precisaram aprender a se articular para o futuro do recrutamento on-line. De acordo com um estudo recente da empresa de tecnologia IFS, 70% das empresas aumentaram ou mantiveram os gastos com transformação digital em meio à pandemia de Covid-19

As estratégias de recrutamento mudaram e continuarão a mudar para acompanhar as transformações sociais. Para traçar um caminho claro, produtivo e tecnológico para o seu R&S, confira como as ferramentas digitais podem ajudar sua equipe de recrutadores nesse processo.

Plataforma de R&S

Tal como acontece com outras indústrias e funções de trabalho, a automação inteligente permitiu que recrutadores gastassem menos tempo em trabalhos rotineiros e repetitivos e mais tempo em atividades de valor agregado.

Especificamente, em vez de preencher a papelada ou responder a perguntas básicas, eles podem dedicar mais tempo para interagir com candidatos em um nível mais profundo e pessoal. Assim, ao contrário da percepção comum de que o recrutamento e a contratação estão sendo assumidos por robôs sem rosto, a tecnologia está na verdade ajudando a humanizar a função. Essa é a experiência oferecida por uma plataforma de recrutamento integrada.

Nela, é possível revisar currículos, acessar formulários, identificar requisitos específicos de funcionários e fazer outras coisas sem pular de uma plataforma para outra. Isso minimiza a distração e agiliza o processo de contratação. Especialmente no caso da plataforma de R&S VAGAS for business, que que traz ferramentas inteligentes que apóiam a jornada de recrutamento e seleção de ponta a ponta, além de ser integrado com o maior site de carreiras do Brasil, o VAGAS.com.br, permitindo que você contrate de fato melhor e mais rápido.

Divulgação multiplataforma

É o sonho de qualquer recrutador postar uma vaga e vê-la distribuída em diversos canais sem que ele pague ou trabalhe a mais para isso. Essa é a experiência que algumas plataformas de R&S resolveram investir para facilitar a vida dos recrutados.

Este é o caso da plataforma VAGAS for business que recentemente lançou a novidade chamada de Multiposting. A funcionalidade amplia a divulgação de vagas publicadas na plataforma para mais oito canais, com toda a experiência centralizada dentro da mesma ferramenta.

Modelos de comunicação personalizáveis

A comunicação regular é fundamental para alcançar uma experiência de contratação positiva para sua organização e para os candidatos. Nada estraga mais essa relação do que e-mails robóticos.

Plataformas de recrutamento oferecem ferramentas de comunicação com modelos de e-mail que o recrutador pode personalizar. Ele pode optar por uma abordagem mais “humana” para entrar em contato com candidatos. Após a personalização, o envio de mensagens também pode ser automatizado e monitorado.

Videoentrevistas

Encontrar candidatos qualificados é apenas o começo do processo de contratação. A equipe de Talent Acquision também precisa envolver outras pessoas para revisar currículos, participar de entrevistas e, por fim, se dedicar à análise de diferentes candidatos. Nesse sentido, a videoentrevista é de grande valia para acumular e compartilhar informações dos candidatos.

Quando o aspirante à vaga grava seu material, a partir da tecnologia, o profissional que recebe e analisa o conteúdo que tem à disposição informações diversas, como nuvem de palavras com os termos mais usados na resposta, roteiro completo de todas as falas da gravação, etc. Esses recursos ajudam a entender a afinidade do candidato com a vaga proposta.

Recomendação inteligente de candidatos

Dado o mercado de trabalho dinâmico de hoje e a facilidade com que currículos podem ser acessados e compartilhados, recrutadores devem identificar facilmente candidatos para preencher uma função. O que é mais difícil é obter uma visão mais profunda sobre as habilidades específicas, bem como alinhamento potencial com a cultura da empresa.

Os recursos de análise de dados emergentes estão desempenhando um papel cada vez mais importante para enfrentar esse desafio. Muitos recrutadores implementam algoritmos que aplicam vários critérios para avaliar questões de personalidade. Por meio de algoritmos, algumas ferramentas descobre quem são e onde estão as pessoas ideais para as empresas, que em questão de minutos passa a receber uma lista dos candidatos mais aderentes à vaga.

Essa é uma forma mais eficiente de se trabalhar a produtividade no recrutamento, tudo isso sem perder qualidade.

Quer saber mais sobre experiências digitais para seu recrutamento? Veja então veja mais benefícios das ferramentas de recrutamento.