Saiba como reter e encantar seu talento interno em tempos de pandemia com a tecnologia certa

Diminuição no orçamento das áreas de recrutamento e seleção e a clara incerteza dos tempos de Covid-19. A junção desses fatores está impulsionando o recrutamento interno na pandemia. De acordo com pesquisa divulgada pelo LinkedIn, a mobilidade interna aumentou 20 por cento desde o início do surto de coronavírus.

Enfrentando dificuldades financeiras e incertezas, as empresas podem não ser capazes de contratar talentos externos com as taxas registradas pré-Covid, mas é provável que elas consigam preencher os cargos em abertos com os funcionários existentes.

O foco na contratação de funcionários internos é inclusive uma das tendências apontadas por especialistas para os próximos anos. De acordo com eles, os empregadores construirão sua força de trabalho por meio de programas de mobilidade interna vinculados a iniciativas de requalificação.

Separamos algumas informações e dica para você entender melhor sobre como esta tendência está sendo encarada e de que forma se preparar para o seu recrutamento interno ser bem-sucedido. Confira!

Benefícios da mobilidade interna

Segundo o documento Tendências de Talentos Globais de 2020, do LinkedIn, mais de 70% das empresas agora estão focadas no recrutamento interno. Entre os benefícios dessa abordagem estão um processo de contratação mais rápido e o aumento da produtividade em comparação com o recrutamento externo.

De acordo com o estudo, ainda é possível destacar os demais pontos positivos ao apostar na migração interna de talentos:

  • 94% dos entrevistados afirmaram que o recrutamento interno melhora a retenção de seus talentos mais valiosos. Empregadores com programas ativos de gestão de carreira interna desfrutam de taxas de retenção de pessoas 41% mais altas;
  • O recrutamento interno também permite que as organizações promovam o crescimento de seus quadros funcionais. Organizações de alto desempenho priorizam o recrutamento interno em comparação com negócios de baixo desempenho.
  • Maior engajamento e custos mais baixos completam a lista de benefícios do recrutamento interno.

Mobilidade interna: tendência dos próximos anos

Embora a mobilidade interna já fosse uma tendência crescente antes da pandemia, é possível observar que um dos desdobramentos das incertezas trazidas com o vírus, em R&S, foi o aumento do recrutamento interno.

Segundo um estudo da Delloite,
a mobilidade interna de talentos se tornou um tópico comum entre os executivos, com 76% dos entrevistados da pesquisa da consultoria classificando-a como importante e 20% como uma das três questões mais urgentes de sua organização.

Para facilitar essas transições internas, as empresas com visão de futuro ajudam seus funcionários a desenvolver novas habilidades – vinculando os esforços de requalificação diretamente à mobilidade interna. O futuro da aquisição de talentos reside na requalificação, ao invés de encontrar alguém melhor no mercado.

O caminho de carreira fornece aos funcionários um processo para explorar e delinear suas habilidades e talentos que não são evidentes em suas funções atuais. Esses dados podem auxiliar o RH em sua busca por candidatos internos em potencial durante o planejamento de sucessão.

Outra vantagem desse tipo de investimento é lapidar talentos difíceis de serem encontrados no mercado. Por exemplo, a petrolífera Shell expandiu recentemente seu programa de requalificação para ajudar os funcionários a desenvolver habilidades de inteligência artificial.

Além do mais, a contratação interna ajuda as empresas a encorajar a colaboração multifuncional enquanto retém talentos e conhecimento. Essa combinação de agilidade e estabilidade é exatamente o que muitas empresas precisam enquanto navegam nesta pandemia.

Dicas de como criar uma estratégia de recrutamento interno

Embora a recente crise econômica tenha criado um pool de talentos maior do que o disponível para os recrutadores nos últimos anos, encontrar candidatos adequados com as habilidades para fazer o trabalho e cujas personalidades correspondam às de suas empresas continua sendo um desafio.

Portanto, ao desenvolver uma estratégia de recrutamento interno para sua organização, é importante considerar o seguinte para aumentar as chances de sucesso a longo prazo:

Cultura da promoção

Incentive uma cultura em que os funcionários possam discutir abertamente suas aspirações de carreira e conjuntos de habilidades com seu líder.

Esse diálogo sobre possíveis movimentações de carreira, torna o processo de recrutamento interno mais transparente e realizável.

Processo equânime

Ao considerar candidatos internos em um processo de inscrição mais amplo, certifique-se de todos sejam tratados da mesma forma.

Para isso, invista em um processo de R&S interno digital e verifique se os critérios de adesão à vaga são a experiência e habilidades daqueles que estão concorrendo ao cargo. Não deixe que o jogo político organizacional interfira de forma subjetiva na decisão de quem ficará com a vaga interna!

Fuja da acumulação de talentos

A pesquisa do LinkedIn citada nesta reportagem descobriu também que a barreira número um para o recrutamento interno bem-sucedido são os gerentes que relutam em liberar membros talentosos da equipe para outro departamento. Esse processo é chamado de acumulação de talentos.

Se há líderes com esse perfil na sua organização, você estará mais propenso a correr o risco de perder funcionários qualificados, cujas ambições de carreira se voltarão para o mercado externo.

Use a tecnologia certa

Assim como no recrutamento externo, o tempo é uma variante crucial para a migração interna. Por isso, o ideal é que você use tecnologias de ponta para avaliar seu pool interno de talentos para ajudar a otimizar e agilizar os processos.

Para amarrar todos os tópicos previamente mencionados, invista, portanto, em ferramentas que checam as regras de elegibilidade no momento da candidatura, criam um canal de divulgação exclusiva das posições internas, trabalham com a análise de dados de candidatos e mantém cadastros atualizados de seus colaboradores.

Encantar e reter colaboradores que sonham alto e querem crescer dentro da própria empresa para promoções e movimentações internas é mais fácil com as soluções de recrutamento e seleção do VAGAS for Business.

Os recursos inteligentes da plataforma propiciam a publicação de testes, a definição de filtros e o agendamento de entrevistas on-line com seu pool de talentos internos. Nossos algoritmos inteligentes ajudam os profissionais de R&S a selecionar, a partir de um processo de ranqueamento, o melhor candidato interno à vaga.

Além do mais, a tecnologia VAGAS for Business também dispõe de recomendações automáticas de candidatos compatíveis com suas vagas em questão de segundos. E a plataforma pode também convidar automaticamente candidatos compatíveis para o seu processo seletivo.

Lembrando que as atualizações curriculares dos talentos ficam à cargo dos próprios profissionais. Eles recebem uma senha e podem navegar num sistema parecido com o VAGAS.COM, intuitivo e fácil de preencher. Saiba mais sobre nossa tecnologia!

Quer saber mais sobre a tendência da migração interna? Então, não perca a leitura de um artigo que aborda todos os aspectos sobre o tema.