Rapidez, assertividade e economia. Saiba o que observar na hora de contratar a melhor ferramenta de admissão de funcionários para sua companhia

Contratar novos talentos nunca foi uma tarefa tranquila para o departamento de Recursos Humanos. A tecnologia, no entanto, está aí para facilitar e acelerar o processo. A sua empresa usa já pensou em contratar um Software de Recrutamento e Seleção? Se ainda não, chegou o momento de pensar seriamente no assunto.

Utilizando inteligência artificial e aprendizado de máquina, a ferramenta traz uma série de vantagens para a companhia, poupando dinheiro, tempo e evitando dores de cabeça comuns à maioria dos gestores de RH que, não raramente, se veem às voltas com admissões errôneas.

Utilizar o melhor software de recrutamento e seleção pode ser um passo importante para o crescimento ou redirecionamento de sua organização. Acompanhe, neste artigo, os principais motivos para tomar essa decisão.

Mulher conversando em uma reunião e dizeres "E-book O que você precisa saber antes de contratar uma plataforma de R&S"

Quais são os benefícios para do recrutamento online RH?

O software de recrutamento online tende a ser uma inovação edificante para a empresa ao conferir benefícios, que podem ser observados em curto prazo, mas que também impactam o destino do ambiente corporativo a médio e longo prazo. Veja só os principais deles:

Atração maior de candidatos

Ao simplificar e direcionar o processo de candidatura para os alvos certos, mais profissionais se habilitam a trabalhar em sua empresa. Com mais candidatos de acordo com o perfil da vaga, o nível de seleção sobe alguns degraus.

Economia de dinheiro

Contratações errôneas causam mais do que dor de cabeça, provocam perdas significativas de recursos financeiros, com relação à demissão do profissional e realização de um novo processo de recrutamento e seleção. Use a tecnologia a seu favor para avaliar quem realmente é o melhor candidato antes de bater o martelo.

Melhor controle de tempo

Liberte seu time da tarefa ingrata de ficar estudando pilhas e pilhas de currículos e deixe que ele pense em soluções inteligentes para a gestão de pessoas.

Aceleração de recrutamentos

Da seleção ao onboarding, poupe tempo. Dê fim a e-mails e ligações desnecessárias com um chatbot pronto para entrar em contato com os candidatos. Por meio de notificações, você estará sempre atento para os compromissos. O software também é super bem-vindo durante as temporadas de contratações de temporários. Afinal, os chatbots podem poupar horas de trabalho ao realizar as tarefas repetitivas para seleção de candidatos.

Melhor engajamento

Com o chatbot e a automatização do processo, você garante o contato com todos os candidatos em potencial e interage melhor com eles por meio de notificações.
Automatizar processos melhora o fluxo de trabalho e a produtividade. E para completar: arquiva documentos e dá respostas automáticas para trazer mais eficiência ao negócio.

Como saber se você precisa contratar um Software de Recrutamento e Seleção?

Antes de decidir se sua empresa necessita mesmo dessa ferramenta, faça uma avaliação. Ao longo do último ano, como foram suas contratações? Houve algum erro no processo de recrutamento? A seleção dos profissionais levou mais tempo que o desejado? Como está o turnover? Ele aumentou nos últimos tempos?

Se as dificuldades estão se tornando recorrentes ou as admissões são vistas como um grande desafio, vale a pena pensar no software para facilitar o processo seletivo e trazer mais benefícios para a empresa.

Também é importante refletir sobre o tamanho da companhia e o fluxo de contratações. Se ela não for tão grande nem demandar admissões numerosas e frequentes, talvez, a ferramenta não seja uma prioridade.

Como contratar o melhor software de recrutamento e seleção?

Decidiu ter a ferramenta na sua empresa? Então é preciso ficar atento antes da contratação.

Tenha em mente suas necessidades. Saiba, em primeiro lugar, o que precisa ser melhorado em seu processo de recrutamento e seleção para auxiliar o RH e oferecer a melhor experiência ao candidato. Veja se a ferramenta atende ao seu objetivo específico.

Em parceria com a empresa que oferece o software, personalize ao máximo a ferramenta. Ela deve ser adequada ao porte e à área de atuação da companhia.

Além disso, treine sua equipe. Após adquirir o software pertinente, certifique-se de que sua empresa tem também um time preparado para utilizá-lo e, assim, garantir melhorias para os processos de recrutamento.

Vale lembrar que a plataforma de R&S VAGAS for business traz ferramentas inteligentes que apoiam a jornada de recrutamento e seleção de ponta a ponta, além de ser integrado com o maior site de carreiras do Brasil, o VAGAS.com.br, permitindo que você contrate de fato melhor e mais rápido.

Se deseja ter mais detalhes sobre como funciona o sistema ATS, vale a pena ler um artigo sobre como o recrutamento online pode trabalhar por você?