Confira como diferenciar uma plataforma de um software de recrutamento. E como estabelecer essa distinção pode ser a chave para o sucesso do seu R&S.

Uma plataforma de recrutamento é um software que ajuda o recrutador em tarefas rotineiras do processo de R&S, certo? Na verdade, essa afirmação é uma meia verdade. Há uma grande diferença entre uma plataforma e um software de recrutamento. Enquanto o primeiro possui todo o arcabouço para um processo 100% digital o outro possui apenas algumas funcionalidades que virtualizam etapas do R&S.

É certo que ambas as tecnologias facilitam o trabalho da área de R&S, no entanto, compará-las seria o mesmo que equiparar um automóvel da marca BMW ao carro Uno Milli. Os dois têm a mesma função, levam as pessoas do ponto A ao ponto B. No entanto, dirigir um BMW é uma experiência completa de conforto e tecnologia, algo que você não terá ao pilotar um “Uninho”, como é carinhosamente conhecido no Brasil.
Portanto, neste artigo, vamos pontuar essas distinções entre as tecnologias. A ideia é esclarecer quais são as principais vantagens competitivas de possuir uma plataforma de recrutamento no acirrado mercado de talentos.

Diferença entre plataforma de recrutamento e software

Antes de ingressarmos no mundo do recrutamento e seleção, vamos dar um passo atrás e explicar a concepção de software e plataforma, de acordo com conceitos da área de Tecnologia da Informação (TI):

O que é um software?

Um software é um conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados; programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador.

O que é uma plataforma?

Muitos usam o termo plataforma como sistema operacional o que pode sim ser confundido com software. Mas outro possível significado (o mais usado na área de TI) é usar plataforma para se referir a combinação do equipamento de dois ou mais sistemas operacionais.

Para ser mais claro, uma plataforma poderia ser o seu smartphone, ou seja, ele tem seu próprio formato de dispositivo e sua própria capacidade de se interconectar com outros fluxos de software, portanto, é uma plataforma com a qual você pode fazer outras coisas que não estavam originalmente previstas no momento de seu projeto inicial.

No artigo publicado pela Forbes “What’s the difference between a software product and a platform”, o autor Adrian Bridgwater traça uma comparação entre funcionalidades do Facebook para explicar a diferença entre software e plataforma:

“Ame ou odeie, o Facebook é um bom exemplo de plataforma e de software; e é essa dualidade que ajuda a explicar a diferenciação. O aplicativo do Facebook é um software. Você pode fazer login online e usá-lo como um serviço da web ou pode baixá-lo para o seu dispositivo e fazer login em um aplicativo conectado. Porém, de maneira crucial, o Facebook também é uma plataforma para outros aplicativos”, explica. De acordo com Bridgwater, é possível, agora, conectar apps de outras empresas à solução do Facebook, o que o elevaria ao status de plataforma.

Como escolher a ferramenta certa para o meu R&S?

Toda contratação já é um custo para as empresas, mas ela logo se transforma em investimento se for feita corretamente com a redução de prazos e a criação de valor entre organizações e candidatos – antes e depois do processo. Diante disso, você precisa escolher seu braço direito, uma tecnologia (plataforma ou software) que gere resultados e não apenas dores de cabeça.

Faça, portanto, a sua tecnologia de R&S passar por um processo de seleção acurado, observando os seguintes questionamentos:

  • Onde sua vaga pode ser publicada?
  • Você tem acesso fácil a um banco de talentos?
  • Quais partes do processo de R&S a ferramenta automatiza?
  • Será necessária a compra de outras tecnologias para ter todo o processo de R&S automatizado?
  • Ela fornece dados para a tomada de decisão?
  • Há como você customizar o processo seletivo, de acordo com diretrizes de sua cultura organizacional?
  • As informações dos candidatos e do processo de R&S ficam organizadas, com fácil acesso, ou ficam pulverizadas?

Qualquer gargalo identificado em uma dessas perguntas pode atrasar o seu processo de recrutamento e seleção. Fique atento!

Plataforma de recrutamento: por que usá-la?

Ferramentas e tecnologias avançadas de RH tornaram o tedioso e demorado processo de recrutamento em um trabalho mais assertivo. No entanto, é importante que você escolha a tecnologia de RH certa, que atenda às necessidades de Talent Acquisition de sua empresa.

Não adianta contratar uma ferramenta e, no meio do processo, descobrir que ela não comporta algumas funcionalidades necessárias para o seu R&S. Por isso, tenha em mente que ao contratar um software, dificilmente, você conseguirá anexar novas funcionalidades à tecnologia.

Caso você prefira também contratar um software e não uma plataforma é bom destacar que, provavelmente, você terá de comprar novos produtos, como a aquisição de testes on-line ou plataformas de CRM de candidatos fora do ambiente daquele software.

Mas o que isso significa? Que você terá de adequar dados manualmente entre diferentes plataformas. Afinal, você deverá fazer parte do processo em uma ferramenta e parte na outra tecnologia.

Por isso, para ajudá-lo a maximizar o retorno do seu investimento, aqui vão algumas funcionalidades existentes apenas em uma plataforma de R&S:

  • É possível digitalizar 100% de seu processo de recrutamento e seleção.
  • Com a total automatização do processo, é plausível selecionar os candidatos de forma mais rápida
  • Avalia os candidatos em várias habilidades com provas supervisionadas (de diferentes temas) antes da contratação;
  • Encontra currículos de milhares de candidatos em uma só plataforma;
  • É possível customizar o processo de R&S e a experiência do candidato, de acordo com a cultura da empresa.

Não fique para trás na guerra por talentos, tenha a tecnologia como sua aliada nesse jogo, não como inimiga. Veja mais algumas funcionalidades que uma plataforma de recrutamento pode te ofertar:

Acesso ágil aos candidatos certos

Você não precisa procurar candidatos do zero sempre que uma vaga é aberta. Se o seu ATS funcionar em conjunto com o job board, sua empresa já saiu na frente na corrida pelo melhor candidato. É o que acontece na plataforma de R&S VAGAS for business, que vai muito além de um software comum por ser a única plataforma brasileira integrada com o maior banco de currículos do Brasil, o VAGAS.com.br – o site de carreiras que conta com 19 milhões de candidatos cadastrados gratuitamente e recebe mais de 500 mil acessos diários de pessoas procurando pela oportunidade certa.

E mais: a plataforma VAGAS for business também oferece a possibilidade de ampliar o alcance da vaga ao publicá-la em diversos canais de divulgação simultaneamente.

Crie uma experiência de candidato eficaz

Ao optar por uma plataforma e não um software de recrutamento, você também oferecerá uma rica experiência do candidato com uma comunicação eficiente, rápida e transparente.

A plataforma de recrutamento te oferecerá, em geral, as seguintes funcionalidades para você criar a melhor experiência do candidato:

  • uma imagem geral de todos os touchpoints com o candidato;
  • envio de mensagens automáticas em massa;
  • página de carreira personalizada para você expor a sua marca empregadora;
  • chats seguros para você dialogar rapidamente com seu candidato

Automatize processos burocráticos

Você não quer voltar para a era das trevas do R&S, certo? Então defina ferramentas que possam te ajudar a reduzir o tempo gasto na divulgação, comunicação e ranqueamento de currículo.

Afinal, leva muito tempo para espalhar seu anúncio por diversas plataformas, estabelecer uma comunicação one to one com os profissionais interessados da sua oferta e ainda ter de ranqueá-los, quase que artesanalmente, para saber quem chega à final do processo. Escolha, portanto, uma plataforma completa, não apenas um software. A plataforma, em geral, deve trabalhar com as seguintes funcionalidades:

  • inteligência artificial
  • relatório de vagas;
  • dashboards (relatório gerenciais) com análise de dados sobre o processo;
  • ranqueamento de candidatos, de acordo com o critério do recrutador;
  • ferramentas adicionais tais como construtor de testes customizados de línguas e comportamentais;
  • envio automático de mensagens de etapas do processo;
  • feedback programado

Contrate, portanto, uma plataforma de recrutamento e seleção que esteja ao seu lado. Convidamos você para conhecer as funcionalidades do VAGAS for business, uma plataforma de R&S que te ajuda, de ponta a ponta, em todos os processos do funil de seu recrutamento e é o único integrado com o VAGAS.com.br, o site de empregos mais visitado do Brasil e reúne o maior número de CVs de candidatos no país – uma mão na roda na hora de você anunciar sua vaga.

Nossa plataforma também permite que você e sua equipe tenham à disposição a possibilidade de impactar candidatos em multicanais, com anúncios direcionados, páginas exclusivas de R&S em conjunto, além de possibilitar análises de dados sobre o processo e trazer outros recursos que te ajudam a contratar com mais eficiência.

Tudo para facilitar o seu trabalho para atrair, envolver e contratar os candidatos mais qualificados num tempo cada vez mais curto!

Agora que você já sabe a diferença entre uma plataforma de recrutamento e um software, que tal conhecer outras tecnologias que tornarão seu processo seletivo mais eficiente?