Entenda como a avaliação de clima organizacional pode melhorar o ambiente de trabalho

A pesquisa de clima organizacional é um recurso valioso, já que permite identificar e solucionar problemas comuns no ambiente de trabalho. A partir dela, é possível ter uma noção mais clara e realista sobre o nível de satisfação dos colaboradores, assim como adotar processos e ações para melhorar a harmonia entre equipes.

Também chamada de questionário de clima organizacional, a estratégia é uma forma estruturada e bastante eficiente de estabelecer uma boa comunicação entre funcionários, gestores e departamento de RH.

Continue lendo e saiba as vantagens e como aplicar a pesquisa de clima na empresa:

O que é pesquisa de clima na empresa?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta da área de Recursos Humanos que visa mapear as características do ambiente de trabalho que são percebidas pelos colaboradores. Ela permite identificar padrões de comportamento, conflitos e entraves de convivência, além do nível de satisfação dos colaboradores com a empresa.

Geralmente, as organizações realizam a pesquisa de clima a cada dois anos ou quando há problemas latentes à cultura organizacional.

Quem faz?

O RH é responsável por garantir a aplicação da pesquisa de clima organizacional. Também é sua responsabilidade zelar para que o processo de avaliação seja realizado de maneira adequada e que os resultados sejam acompanhados rigorosamente. Há ainda a possibilidade de terceirizar a condução da pesquisa.

Em todo caso, isso não significa que o RH esteja sozinho no processo. Na verdade, o ideal é que a gerência de linha também esteja envolvida nos aspectos-chave do processo.

Objetivos e benefícios

Esse questionário visa avaliar os pontos fortes e fracos da empresa da perspectiva de todo o capital humano.

As pesquisas de clima solicitam os sentimentos, opiniões e percepções dos funcionários em relação ao ambiente e a cultura organizacional.

Entender mudanças

As empresas que enfrentam reestruturações ou fusões costumam usar pesquisas de clima para obter informações sobre como os funcionários estão recebendo as mudanças.

Avaliar engajamento

Organizações podem usar a pesquisa de clima para avaliar o grau de engajamento e dedicação dos funcionários em relação ao seu trabalho e ao negócio e, a partir dos dados, tomar medidas para melhorá-lo.

Para isso, são analisados elementos como clareza de funções, responsabilidade, comunicação, reconhecimento e relações de trabalho.

Medir a satisfação dos funcionários

Outro motivo para realizar uma pesquisa de clima organizacional é determinar a satisfação dos colaboradores para com a empresa.

Isso é realizado por meio das respostas dadas a uma variedade de questões, como satisfação no trabalho, remuneração e salário, benefícios, políticas da empresa, retenção, jornada, etc.

Os dados beneficiam a empresa à medida que fornecem percepções e opiniões específicas dos funcionários que podem então ser usadas pelo gerenciamento para fins de planejamento.

Reduzir conflitos

Ao optar por realizar uma pesquisa de clima, a organização tem a oportunidade de identificar os principais fatores que promovem desmotivação e conflitos nas equipes.

Reter talentos

Os resultados obtidos na pesquisa de clima organizacional auxiliam fortemente a atração e retenção de talentos. Afinal, ninguém deseja ou se sentiria bem em ficar ou ingressar em uma equipe estressada ou em uma empresa que não se preocupa em entender o que os colaboradores estão pensando.

Aumentar senso de pertencimento

Os resultados obtidos por uma pesquisa de clima eficaz fazem o colaborador perceber que suas opiniões são importantes para a organização e que sua atividade é essencial para o negócio.

Identificar de pontos fortes e fracos

Ao medir o clima organizacional de uma empresa, é possível reconhecer oportunidades e fragilidades internas, além de detectar pontos que precisam ser melhorados e problemas que precisam ser revistos imediatamente.

Tomar decisões mais estratégicas

Ao definir as fragilidades e os hábitos que precisam ser substituídos, a empresa tem a oportunidade de investir em ações eficazes, que geram resultados mais significativos e, em alguns casos, em menos tempo do que o esperado.

Entender rotatividade

Empresas que oferecem salários atraentes e benefícios flexíveis, e ainda perdem muitos profissionais para a concorrência, devem se perguntar os motivos de tamanha rotatividade. A resposta a essa pergunta pode ser encontrada na pesquisa de clima organizacional.

Analisar líderes

A organização ainda tem a possibilidade de verificar quais gestores respeitam os valores corporativos e quais exercem autoritarismo.

Receber sugestões

Uma pesquisa de clima organizacional elaborada com perguntas abertas dá espaço para que os profissionais apresentem sugestões e ideias para o progresso da empresa.

Como aplicar a pesquisa de clima organizacional?

Para fazer uma pesquisa de clima organizacional eficaz é necessário seguir alguns passos. Abaixo, explicamos cada um:

Prepare

Antes de colocar a mão na massa, é preciso esclarecer quais são os objetivos da pesquisa, como entender motivos de turnover, receber sugestões e/ou medir a satisfação dos colaboradores.

Em seguida, é preciso conversar com a alta administração sobre a proposta, a fim de garantir sua colaboração em todas as etapas do processo, especialmente as que envolvem análise de resultados.

Decida construir ou comprar

Uma vez compreendido o objetivo da pesquisa, é hora de decidir seu formato. Aspectos como idioma e níveis de escolaridade devem ser considerados, visto que questionários confiáveis são aqueles que fornecem os mesmos resultados quando usados em grupos em condições idênticas.

Também é necessário bater o martelo sobre a forma de avaliação, ou seja, em papel, pela internet ou em grupo. Ainda é possível combinar dois modos, como uma pesquisa on-line seguida por debates entre grupos para fortalecer a validade dos dados.

Avalie custos

Considere também decisões relativas a custos, como se a avaliação será feita internamente ou terceirizada.

As principais vantagens da terceirização são a capacidade de comparação dos resultados obtidos com os de outras organizações. Já a realização interna é menos custosa e permite mais controle.

Formule as questões da pesquisa de clima

É hora de formular as questões, o cronograma e a amostragem. Ao fim deste artigo, disponibilizamos uma lista de perguntas valiosas para tal.

Execute a pesquisa de clima

A captura de dados pode ser um exercício demorado se o formato da pesquisa não for bem pensado. Portanto, certifique-se de que tudo esteja alinhado.

Analise os dados

É nesta fase que a pesquisa se torna útil no que diz respeito à análise dos dados. Os números ajudarão você a entender exatamente tudo o que está acontecendo no clima organizacional.

É possível analisar os resultados de forma qualitativa – ou seja, procurando tendências e padrões nos dados e transformando-os em informações – ou quantitativa (também chamada de estatística) – que envolve coleta, sumarização, manipulação e interpretação de informações para identificar causas, padrões e tendências.

Crie e acompanhe ações de melhoria

É hora de tomar medidas. Para isso, selecione os principais insights obtidos na pesquisa e gere ações para atendê-los. Por exemplo, se o questionário identificou problemas de comunicação entre líderes e equipes, institua reuniões diárias claras para tornar o diálogo mais recorrente e claro.

Não se esqueça de acompanhar as ações em longo prazo e adequá-las caso necessário.

Divulgue os resultados

Ao final da pesquisa, deve ser gerado um relatório de fácil visualização com os principais resultados e percepções. Nesta etapa, abuse de gráficos e imagens.

Além de apresentar as informações para o alto escalão da empresa, é indicado dar feedback aos funcionários para mostrar que suas opiniões foram valorizadas e aproveitadas. O cultivo da confiança mútua entre administração e força de trabalho é um dos aspectos mais importantes da avaliação de clima.

O que perguntar na avaliação de clima organizacional?

Dependendo do objetivo da pesquisa organizacional, diferentes perguntas podem ser feitas. Separamos algumas abaixo:

  • Você tem todos os recursos necessários para realizar seu trabalho?
  • Enxerga oportunidades de crescimento de carreira na empresa?
  • Você acredita que contribui com a melhoria dos processos da empresa?
  • Se sente desafiado no trabalho?
  • As orientações dadas por seus superiores auxiliam na execução do trabalho?
  • Seus superiores te incentivam a aprender?
  • Sua perspectiva de carreira o motiva a continuar na empresa?
  • A cultura organizacional facilita o relacionamento entre funcionários?
  • Você confia em seus colegas de trabalho?
  • Os funcionários desta empresa têm um bom relacionamento entre si?
  • Outros funcionários ajudam prontamente quando você precisa deles?
  • Em geral, seus colegas compartilham conhecimentos?
  • Todos são ouvidos nas tomadas de decisão?
  • Você acredita que a jornada de trabalho é suficiente para cumprir suas tarefas?
  • Você se sente feliz na empresa?
  • Acha que trabalhar na empresa contribui para melhorar sua vida?
  • Acredita que o propósito e a cultura da empresa estão alinhados com sua vida?
  • Você tem orgulho de trabalhar aqui?
  • Tem amigos e/ou parentes trabalhando aqui?
  • Ao terminar o dia e voltar para casa, você se sente realizado profissionalmente?
  • Você acredita que os produtos e serviços que a empresa oferece são importantes para a sociedade?
  • Quais ideias e sugestões você gostaria de dar para a diretoria da empresa?

 

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