Tire o candidato da zona de conforto e obtenha informações valiosas com nossa lista de perguntas para entrevistar candidatos

Existe uma série de perguntas para entrevistar candidatos que são tão comuns – e até mesmo clichês – que geram respostas ensaiadas e pouco verdadeiras. Felizmente, é possível realizar os mesmos questionamentos de maneira diferente e muito mais proveitosa e autêntica.

Tirar o candidato da zona de conforto aproxima empresas de contratações de sucesso, já que resulta em respostas valiosas sobre competências comportamentais, habilidades técnicas e fit cultural. Pensando nisso, separamos 26 perguntas práticas e criativas para descobrir os candidatos ideais para sua empresa.

Tópicos deste artigo

Melhores perguntas para entrevistar candidatos

O que as pessoas elogiam em você?

Esta pergunta de entrevista fornece a oportunidade de aprender algo interessante e verdadeiro sobre o candidato que, de outra forma, não apareceria em uma entrevista padrão.

Se você pudesse mudar algo em seu passado, o que seria?

Esta pergunta visa entender as lições de vida que o profissional aprendeu e se elas podem ser benéficas para gerenciar e/ou trabalhar com outras pessoas.

Conte sobre algum conflito que você teve no trabalho e como lidou com ele

Pedir que o candidato relate alguma situação de conflito e seu desfecho tem como objetivo entender a capacidade de resolução de problemas e como os aprendizados provenientes da experiência podem ser aplicados em situações futuras.

Descreva uma situação na qual você trabalhou com alguém que não gostava. Como você lidou com isso?

Esta é outra maneira de aferir a capacidade de resolver problemas, assim como entender as habilidades interpessoais do candidato.

Conte um projeto de sucesso que você desempenhou relacionado à [habilidade]

Esta é uma boa pergunta para entrevistar candidatos e quebrar o gelo, já que começa com uma história de sucesso e, assim, os deixa à vontade e confortáveis. Por meio deste questionamento, também é possível ter ideias para outras perguntas de acompanhamento posterior.

Qual é o cargo dos seus sonhos e por quê?

Oferecer ao candidato a oportunidade de compartilhar sua visão sobre o cargo que melhor une suas habilidades técnicas, competências comportamentais e aspirações permite que o entrevistador veja até que ponto há alinhamento com os deveres e as responsabilidades do cargo em aberto.

Você já cometeu algum erro relacionado à [habilidade]?

Esta pergunta substitui o clichê “quais são seus pontos fracos?” de maneira muito pertinente. Seu objetivo é garantir que o candidato tenha autoconsciência e, ainda mais importante, franqueza e capacidade de reconhecer e desenvolver suas limitações.

Qual habilidade você gostaria de melhorar e como planeja fazer isso?

Esta é outra pergunta ótima para entender os pontos fracos de uma pessoa. Ela permite que sejam exploradas áreas de melhoria e apresentados planos de desenvolvimento.

Para você, como é o chefe ideal?

O questionamento permite entender como o profissional gosta de ser gerenciado, bem como pode promover insights sobre sua maturidade.

Qual foi a trajetória para sua profissão atual?

Essa é uma das perguntas para entrevistar candidatos que melhor dão noção da trajetória profissional, assim como permitem entender motivações.

Que desafios você vê afetando a indústria?

Realizar esta indagação permite entender quão o candidato é familiarizado com o ramo da empresa e qual é sua visão de futuro quanto a ele.

O que mais lhe interessa nesta posição?

Faça esta pergunta após contar as peculiaridades da vaga aberta e da cultura da empresa, assim o profissional poderá respondê-la com propriedade. Por meio dela, é possível entender as aspirações de carreira e se suas prioridades são as mesmas que a empresa.

Qual foi o melhor emprego que você já teve e por quê?

A resposta a esta pergunta pode dizer muito sobre o tipo de cultura organizacional à qual o candidato responde bem.

Do que você mais gostou em [um trabalho no currículo]? O que você menos gostou nesse trabalho?

Este questionamento pode revelar a motivação, personalidade e potencial de fit cultural dos candidatos. Se o trabalho menos atrativo para eles for semelhante ao em aberto, é hora de levantar a bandeira vermelha.

Em que tipo de projetos você prefere trabalhar?

Por meio desta pergunta de entrevista, é possível entender a fundo os interesses do candidato e, assim , avaliar se eles se alinham ao escopo da posição aberta, bem como se seus pontos fortes podem ser eficazes em longo prazo.

Para quais outras posições você está se candidatando?

Muitos candidatos participam de vários processos seletivos simultaneamente Descobrir se eles estão se candidatando a outros cargos fornece algumas informações adicionais. As funções para as quais se candidataram são semelhantes às suas ou completamente diferentes?

Entender o que o candidato gosta nas outras posições para as quais está sendo entrevistado também pode ser revelador, já que as respostas podem determinar se o cargo para o qual você está contratando corresponde aos objetivos de carreira.

O que você gostaria que soubéssemos sobre você?

Usar esta pergunta para entrevistar candidatos substitui a famosa “Por que deveríamos contratá-lo?”. Pelo questionamento ser inesperado, suas respostas podem ser bastante reveladoras. Por meio dela, o recrutador percebe rapidamente o que os candidatos valorizam em suas próprias experiências.

“Por que você deixou seu último emprego?” ou “Por que você quer sair do seu emprego atual?”

Descobrir por que alguém deixou ou quer deixar sua última função diz muito sobre o desempenho e as expectativas da pessoa a respeito do trabalho.

Sinais vermelhos já podem começar a surgir durante essa conversa e instigar perguntas mais investigativas. Por exemplo, se um candidato está procurando oportunidades de crescimento, mas não buscou novos projetos em sua função atual, isso pode indicar falta de dedicação para conseguir uma promoção.

Quais técnicas você usa para garantir o cumprimento dos compromissos de trabalho?

As respostas dos candidatos costumam falar muito sobre o cumprimento de compromissos e a dedicação ao trabalho. Procure detalhes nelas.

Funcionários dedicados e comprometidos serão capazes de falar sobre seus esforços para garantir um bom trabalho, assim como falarão sobre priorizar tarefas e gerenciar o tempo.

Relate uma situação na qual você estava sob muita pressão devido ao excesso de demandas. Como você a resolveu?

Esta é outra pergunta que visa entender melhor o nível de comprometimento e organização do candidato perante seu trabalho.

Conte-me sobre uma oportunidade que apareceu, mas você ficou relutante em correr o risco. O que você fez?

Além da capacidade de resolver problemas, esta é uma das perguntas para entrevistar candidatos que visa entender quão dinâmico ou acomodado o candidato é.

Se fosse contratado, qual seria a primeira coisa que faria?

Uma pergunta brilhante para entrevistas no fim do funil de recrutamento, já que permite que seja examinada a compreensão que o candidato tem da posição.

Como seria o ambiente de trabalho ideal para você?

A resposta a esta pergunta permite que os empregadores em potencial vejam objetivamente se o local de trabalho é ou não adequado para o candidato.

Qual é sua expectativa salarial?

Poucos candidatos deixam claro qual é sua pretensão salarial logo no início dos processo seletivos, por isso vale questioná-los amigavelmente sobre o assunto. Caso se mostrem relutantes, peça que deem ao menos uma faixa salarial.

Quando você poderia começar na nossa empresa?

Questionar a possível data de início de um profissional na companhia é importante para entender questões relacionadas à burocracia, ao treinamento e também à disponibilidade. É comum que candidatos peçam alguns dias ou semanas para se desligarem da empresa anterior e começarem na nova, o que é um sinal de comprometimento.

Você tem alguma pergunta para mim?

Finalmente, essa pergunta pode verificar a preparação de um candidato para a entrevista, visto que expor dúvidas sinaliza interesse além da função individual, mas também pelo relacionamento e cultura dentro da empresa.

Quer saber mais ainda sobre como conduzir processo seletivos excelentes? Então confira nosso modelo de roteiro de entrevista.