Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, qual será o segredo para atrair os melhores talentos? Já parou para refletir se a sua empresa está apostando as fichas nas estratégias mais certeiras?

Pois então… Há várias respostas para essas indagações, mas uma delas, com certeza, é o investimento em tecnologia. Ou explicando melhor: é essencial contar com o apoio de uma plataforma de recrutamento e seleção.

Essa ferramenta fará a diferença na hora de fazer o planejamento e definir qual é a estratégia mais adequada para atração dos melhores talentos.

Venha entender mais essa história!

High tech, mas com humanidade

Antes de tudo, é preciso destacar que apesar da enorme relevância da tecnologia, o fator humano ainda é fundamental. Algoritmos precisam estar lado a lado com a empatia. E mais do que conhecer os candidatos, é sempre bom entendê-los com maior profundidade.

Se a ideia é construir um processo de R&S mais fluido, rápido e barato para atrair os melhores talentos, é preciso focar em pessoas. Ao oferecer uma experiência do candidato satisfatória, por exemplo, você assegura a boa imagem da sua empresa.

Essa deve ser uma preocupação de todo departamento de RH. Aproveite o tempo poupado na seleção de CVs, por exemplo, para fortalecer a relação entre recrutadores e profissionais chamados para o processo seletivo.

Acompanhe-os de perto nas etapas, esclareça todas as dúvidas que surgirem e seja sempre educado nas mensagens trocadas, principalmente nos comunicados de dispensa dos candidatos.

Quando o time de RH mantém o engajamento dos aspirantes às vagas e faz com que eles se sintam valorizados, mesmo quando não são contratados, tenha certeza de que o processo seletivo foi bem-sucedido.

Redes sociais: grandes aliadas para atrair os melhores talentos

De acordo com o artigo Is your recruitment process pushing away top talents?, que em tradução livre significa O seu processo de recrutamento está afastando os melhores talentos?, o time dos sonhos para a sua companhia pode ser encontrado nas redes sociais.

LinkedIn, claro, é o point dos recrutadores, sendo utilizado por 77% deles. Em seguida, vem o Facebook, com 63%. No entanto, essa situação vem mudando nos últimos anos, com a popularidade do Instagram crescendo entre os líderes de RH.

De acordo com o artigo, os recrutadores norte-americanos estão atualmente investindo mais esforços no Instagram, especialmente os Millennials (35%) e os que atuam em companhias de tecnologia (63%), dobrando os números registrados em 2017.

Nos Estados Unidos, os departamentos de RH concentram suas buscas nas mídias sociais (47%), lembrando que ainda há a área de carreiras do site corporativo (21%) e os anúncios de vagas (12%).

Olhe para dentro

Há algumas questões que podem ajudar o RH a repensar seus processos seletivos. Veja se você deve reorientar sua rota, respondendo às indagações a seguir:

  • 1- A área de carreiras do seu site pode ser acessada facilmente via celular?
  • 2- O gerenciamento das redes sociais segue a marca empregadora da sua empresa?
  • 3- É simples e rápido candidatar-se às vagas divulgadas pela sua empresa?
  • 4- A sua empresa está alavancando os próprios funcionários para recrutar novos talentos?
  • 5- O seu processo de onboarding está perfeitamente conectado à sua experiência de contratação?

Hora da virada

Se for necessário alterar os rumos dos seus processos seletivos, invista em uma ferramenta automatizada de R&S, como o Applicant Tracking System (ATS).

O VAGAS for business pode ser a solução ideal, haja vista que reúne as funcionalidades do software de recrutamento integrados ao maior site de carreiras do país, o VAGAS.COM. Mais de 2 mil empresas utilizam e aprovam a plataforma.

Saiba os porquês:

Acesso facilitado aos maiores talentos

O VAGAS for business conta com uma base de mais de 20 milhões de profissionais e ainda oferece a possibilidade de divulgação de vagas em outros canais.

Avaliações personalizadas

Além da análise convencional de currículos, sua empresa pode de R&S. O workflow de fases permite a configuração de atividades automáticas para todas as fases do processo seletivo.

Com número menor de tarefas operacionais e contratações mais rápidas, sua empresa atrai talentos, poupando tempo de funcionários e recursos financeiros. Nada mal, né?

Estratégias para diferentes perfis de seleção

Se você está com problemas para criar ou implementar programas mais complexos, como estágio, trainee e processos seletivos com foco em diversidade e inclusão, a VAGAS for business é ideal. Conte com consultoria e ferramentas para trazer os melhores talentos para a sua empresa.

Algoritmos humanizados

No VAGAS trabalhamos com a ideia de que antes dos processos vem o profissional. Por isso, a tecnologia da empresa elimina qualquer tipo de viés (comum em outras plataformas) que pode excluir um candidato logo na primeira fase de seleção. O plataforma de recrutamento e seleção VAGAS for business trabalha com critérios de ranqueamento.

Employer Branding

Ferramentas exclusivas como Páginas de Carreiras e publicação de vagas em diversos canais de divulgação para você trabalhar sua estratégia de marca empregadora

E muito mais! 

Ficou interessado? Então vale a pena ler este outro artigo sobre como usar a plataforma para contratar melhor. Se você também está com dúvidas sobre como escolher os melhores profissionais, aproveite nossas dicas para selecionar os currículos mais adequados. Ótima leitura!