Confiança é fundamental na busca de um parceiro: a sedução começa já no primeiro olhar e nas palavras trocadas, já que se você disser algo errado ou agir de forma muito inusitada, a aproximação será interrompida precocemente. Assim também funciona o jogo de atração com os candidatos. Se o job description, a primeira impressão com o profissional, não for bem redigido ou não esclarecer pontos fundamentais sobre a empresa e a vaga, o encantamento acabará nas primeiras linhas do anúncio.

A descrição da vaga é a chance de se conectar com potenciais candidatos e as primeiras impressões são importantes. Jobs descriptions eficazes são envolventes e inclusivos. A mensagem segue direto ao destinatário: as pessoas qualificadas para se candidatarem ao cargo.

A seguir, entenda o que é a descrição do cargo e como ser assertivo nesse primeiro contato pode te ajudar a contratar os melhores profissionais e melhorar seus indicadores de recrutamento e seleção.

O que é job description?

Job description é uma descrição, de forma objetiva e atrativa, de uma posição em aberto em uma organização. Funciona como um discurso de vendas de um empregador para candidatos. A área de Talent Acquisition precisa torná-lo atrativo para chamar atenção suficiente para que eles se inscrevam à vaga.

É bom ressaltar que a maioria das empresas não é a Apple ou o Google, que recebem um volume enorme de currículos de candidatos loucos para trabalhar. Por isso, é preciso ficar atento aos detalhes para não errar a mão no anúncio da vaga.

Qual é o impacto?

Um job description bem elaborado abre as portas para um processo de contratação bem-sucedido. Depois de despertar o interesse dos candidatos com seu anúncio de emprego, mostre a cultura da empresa com uma página de carreiras atraente e trate os candidatos com um formulário de inscrição rápido, eficaz e mobile.

Como fazer?

O processo de criação de anúncio de vaga é uma mistura de arte e ciência. Você precisa injetar um pouco de personalidade e transmitir o que torna sua organização única, mas também existem certas convenções a serem seguidas.

Para garantir um excelente job description, defina expectativas realistas, pesquise palavras-chave, forneça detalhes relevantes, mostre os planos futuros da empresa e enfatize o clima da organização.

Considere o processo de busca de emprego do ponto de vista do candidato. Ao escrever suas descrições de cargo, tente achar um match entre as palavras-chave que o público-alvo está procurando e o que é relevante para a vaga. Antes de partir para ação de formular o job description, tenha em mente as respostas às seguintes perguntas:

  • Qual é o papel do profissional que ocupará a vaga dentro do contexto da empresa e da área que trabalhará?
  • A quem a função se reporta e quais são outras interações importantes?
  • Quais são as responsabilidades e os resultados esperados?
  • Quais são os objetivos em curto, médio e longo prazo que o profissional deve cumprir?
  • Como seria o escopo para progressão e promoção?
  • Que tipo de habilidades comportamentais e técnicas o profissional deve possuir?
  • Qual é a faixa de remuneração e benefícios disponíveis para o cargo?

Como fazer um bom job description

Além desse processo, veja outras dicas para turbinar a descrição de cargos e atrair os melhores talentos para a organização. Confira também algumas armadilhas a serem evitadas.

Seja simples e claro na descrição do cargo

Os cargos não tradicionais como “Executivo Rockstar” ou “Coordenador de Felicidade” podem chamar a atenção por serem diferentes, mas não são diretos, o que gera muita confusão na inscrição. Anteriormente, esses termos extravagantes fizeram as descrições de cargos se destacarem, mas agora são apenas clichês.

Troque títulos de cargos descolados (e criativos) por outros mais claros. Se você deseja contratar um agente de central de atendimento e anunciar um “especialista em vendas e marketing”, provavelmente, atrairá as pessoas erradas e perderá candidatos qualificados.

Fale diretamente com os candidatos

Os candidatos tendem a vasculhar as descrições de cargo, de modo que jargões e frases confusas desviam a atenção. Antes de publicar, verifique sua descrição para garantir clareza e precisão.

Procure, inclusive, pedir para que um terceiro, não envolvido no processo, leia o texto do job description. Veja qual foi o entendimento dele e se algum ponto não ficou claro, volte e refaça a descrição.

Venda sua empresa

O anúncio de emprego é sua chance de oferecer aos candidatos um vislumbre da cultura da sua empresa. As pessoas precisam de razões convincentes para deixar seus locais de trabalho atuais.

Portanto, detalhe os benefícios que acompanham o trabalho (por exemplo, estação de trabalho de ponta, gadgets, educação continuada e refeições gratuitas) e explique como contribuem para o crescimento da empresa. Considere, dependendo da plataforma de divulgação, incluir links para depoimentos de seus funcionários ou fotos das atividades da equipe.

Descreva tarefas

No job description, ajude os candidatos a visualizarem um dia típico do profissional cuja vaga está sendo anunciada.

Divida as responsabilidades em tarefas curtas e claras. Por exemplo, se você está anunciando um gerente de marketing digital, em vez de usar uma descrição evasiva, por exemplo: “Você será responsável pelo departamento de Marketing Digital”, descreva responsabilidades específicas: “Gerenciar todos os canais de marketing digital — website, blogs, e-mails e mídias sociais — para garantir a consistência da marca”.

Verifique também se você e o gerente da vaga estão na mesma sintonia sobre os requisitos do cargo para evitar confusão com os candidatos posteriormente selecionados no processo de contratação.

Explique como o profissional será avaliado

Esse é o chamado pulo do gato. Atualmente, os candidatos não estão apenas interessados em saber se há possibilidade de desenvolver a carreira na empresa, mas querem entender quando e como galgar novos degraus na organização. Para tanto, é fundamental que conheçam como serão avaliados pelos seus superiores ou pares.

Na era de dados, seria importante o processo de Talent Acquisition já indicar os KPIs da vaga no job description. Esse é um convite sutil, porém certeiro para profissionais qualificados que gostam de desafios.

Forneça faixa salarial no job description

Esse é um ponto delicado, chega até a ser um tabu no R&S. Mas se você quer um profissional qualificado, responsável e coerente, nada mais justo do que já dizer no primeiro contato o que você pode oferecer por esse perfil.

Certa vez, um candidato participou de uma série de entrevistas para uma vaga de executivo com atuação no Brasil de uma empresa de tecnologia com headquarter em São Francisco (EUA). Ele passou em todas as etapas e foi para a sede da empresa para uma entrevista presencial. Lá, descobriu que o que era oferecido não chegava nem a 70% do atual salário dele.

Não desperdice o tempo da sua empresa ou de candidatos assim. A publicação da faixa salarial no job description atrairá apenas os candidatos que terão prazer em ganhar o que você pode oferecer. A divulgação do item também reduzirá o tempo que você passa sentado na mesa de negociação.

O que evitar no job description

Discriminação

Se deseja criar um ambiente de trabalho plural, não discrimine candidatos já no job description. Embora frequentemente inadvertido, o uso de certas palavras e frases em uma descrição de cargo pode ser interpretado como discriminatório e limitar o grupo de candidatos diversos que as organizações buscam.

No CONAHR 2019, a especialista em Relações Humanas da VAGAS.COM, Denise Bojikian, abordou o tema, indicando que, sem querer, a maioria das organizações publica os jobs description no gênero masculino. Veja mais sobre o assunto na reportagem “Os desafios da inclusão na prática”.

Exageros

A menos que você queira contratar um CEO ou um VP, os requisitos irreais são desanimadores e, talvez, você não precise inclui-los. Identifique o que é necessário e o que pode ser aprendido no trabalho e inclua apenas habilidades essenciais em job description.

Se você já tem alguém em mente que pode ser uma boa opção para sua função, entre em contato diretamente com um e-mail personalizado.

Cópias

Você está atolado de trabalho e resolve usar o job description que foi divulgado no passado para anunciar a vaga atual. Pare! Essa não é uma solução inteligente.

As organizações estão em constante evolução, portanto, para que as descrições de cargos reflitam os requisitos em mudança, elas devem ser revisadas e alteradas a cada publicação.

Negatividade

Liste os requisitos de trabalho em tom claro, mas positivo, mesmo se você quiser eliminar candidatos não qualificados.

Anunciar um job description com textos como: “Profissionais com menos de cinco anos de experiência não serão levados em consideração” é uma maneira hostil de apresentar seu trabalho e afeta o modo como todos os candidatos observarão a marca empregadora.

Em vez disso, seja cortês e considere a linguagem da descrição do cargo como: “Observe que esse é um cargo de nível sênior, portanto é importante ter experiência comprovada na área”.

Gostou das dicas sobre job description? Então, leia também o artigo sobre sete avaliações necessárias antes de contratar líderes.