Se inspire com exemplos de cultura organizacional de grandes empresas como Natura, Apple e Netflix

Com grandes nomes como Google e Facebook dando exemplos de cultura organizacional saudável, criou-se um movimento no qual empresas buscam alinhar seus valores e necessidades aos interesses de seu capital humano.

Engana-se quem acha que uma cultura empresarial forte é composta somente por regalias e benefícios financeiros: a forma como os funcionários são tratados e o nível de confiança que recebem também são partes fundamentais. Aqui estão 12 exemplos de cultura organizacional que vale a pena seguir e se inspirar!

Adobe

Classificada na lista das 100 melhores empresas para se trabalhar da Fortune, a Adobe oferece vantagens como descontos em academias e reembolso de mensalidades de cursos, além de período sabático pago e subsídios para viagens. Os funcionários recebem até mesmo patentes por suas ideias, além de prêmios, bônus e homenagens por suas criações.

Contudo, o que realmente diferencia a Adobe é como ela valoriza a comunicação entre diferentes áreas da empresa. Isso ocorre por meio da realização de eventos regulares que incentivam os funcionários a se conhecerem.

Há também um grupo para toda a comunidade LGBTQIA+ da empresa, que visa socialização, troca de ideias e campanhas externas.

Zoom

A empresa Zoom, dona de uma plataforma para vídeo e áudio conferência que ganhou destaque em meados de 2020, não inova apenas na tecnologia: é um exemplo de cultura organizacional por contar com uma equipe de felicidade dos funcionários. Isso mesmo, eles criaram uma equipe de felicidade cujo objetivo é manter a cultura unida à medida que a empresa cresce.

O time organiza eventos (como um dia para trazer filhos ou pais ao trabalho), celebrações e ações de voluntariado, além de apoiar o onboarding de novos colaboradores: cada novato ganha um mentor responsável por apresentar a cultura da empresa.

Além disso, há reuniões semanais nas quais são compartilhadas atualizações sobre os negócios e os sucessos individuais são celebrados.

Google

Não é à toa que o Google tem sido um ícone em termos de exemplos de cultura organizacional há anos: os benefícios começam com refeições gratuitas, bônus financeiros e apresentações abertas por executivos de alto escalão. Outras peculiaridades admiráveis ​​incluem academias e ambiente pet-friendly.

A cultura corporativa do Google não surgiu da noite para o dia. Foram anos de refinamento e esforços, tanto da empresa quanto de seus funcionários, o que resultou em traços únicos, como decisões baseadas em dados, ambiente de trabalho descontraído, incentivo à criatividade e à inovação, contratação por soft e hard skill (e não necessariamente por formação), comunicação aberta, apoio financeiro para funcionários e possibilidade de mudar de carreira dentro da empresa.

Twitter

Reuniões em ambientes descontraídos, clima amigável e real senso de pertencimento e propósito são algumas das principais características que tornam o Twitter um exemplo de cultura organizacional. Na sede em São Francisco, por exemplo, há refeições gratuitas e aulas de ioga.

Contudo, o trabalho com mentes brilhantes e a percepção de estarem contribuindo com algo bom para o mundo é o que realmente motiva os colaboradores do Twitter, o que mostra que nenhum programa ou benefício supera o fato de ter funcionários felizes e que sentem que o que estão fazendo é importante.

Facebook

Assim como o Google, o Facebook é sinônimo de cultura empresarial única. Além de benefícios relativamente comuns em empresas de tecnologia, como comida, lavanderia e academia, o foco no trabalho em equipe e a comunicação aberta são o que fomentam o crescimento e o aprendizado de cada colaborador.

Não há como negar que a empresa está em uma indústria altamente competitiva, o que pode ser estressante, e cresceu espantosamente. Para lidar com isso, foram criadas diversas salas de conferência em edifícios separados e espaços ao ar livre para trabalhar e relaxar.

Netflix

A cultura da Netflix é sobre “pessoas em vez de processos”. A companhia oferece benefícios generosos, como férias ilimitadas e uma política de despesas que simplesmente exige que as pessoas ajam de acordo com os interesses da empresa.

Contudo, ela vai além de seus companheiros da indústria tecnológica que visam incentivos financeiros, como academias e eventos. Seu próprio manifesto explica:“Nossa versão de um bom local de trabalho é um time dos sonhos em busca de ambiciosos objetivos comuns”. Esse é um contraste gritante com muitas empresas no Vale do Silício.

A empresa consegue ter um “dream team” principalmente por meio do extremo zelo no recrutamento e seleção, que é pautado por valores fundamentais e desempenho altamente eficiente. Durante o processo de contratação, por exemplo, são testadas soft skills, como empatia e inteligência emocional.

A empresa ainda oferece uma política de férias ilimitadas – na qual os próprios colaboradores decidem quantos dias tirarão de férias no ano – que estimula a lealdade e a produtividade do capital humano.

Quora

Embora ainda não seja tão popular no Brasil quanto lá fora, Quora é uma plataforma de perguntas em respostas totalmente criada e moderada por sua comunidade de usuários. A ideia tem tudo a ver com aprendizagem, diálogo e descoberta, e são justamente esses os pilares que fazem da companhia um dos exemplos de cultura organizacional.

Seus funcionários são constantemente estimulados a aprenderem e melhorarem. Já os recém-contratados são emparelhados com mentores para entenderem a companhia. Há ainda a prática de code review, na qual desenvolvedores revisam os códigos uns dos outros, o que garante melhoria contínua.

Os funcionários da Quora também têm acesso a aulas de ioga, refeições gratuitas, brindes, noites de cinema e eventos para manter a equipe feliz e engajada.

Coca-cola

A gigante Coca-Cola é outro grande exemplo de cultura organizacional por realmente colocar em prática o que prega em seu discurso. A companhia é verdadeiramente pautada pelos valores e princípios que expõe abertamente ao público: inovação, liderança, responsabilidade, integridade, paixão, colaboração, diversidade e qualidade. Não é à toa que tem um departamento exclusivo de inovação e uma plataforma que integra todas as sedes.

A empresa ainda levanta a bandeira da Diversidade e Inclusão, tanto que conta com comitês LGBTQIA+, mulheres, raça e PcD, sendo pioneira em movimentos que hoje começam a ser realizados por algumas empresas, como aumento de cargos de liderança para mulheres.

Natura

Com o lema “bem estar bem”, a Natura investe amplamente no bem-estar de seus colaboradores e revendedores. Exemplo de empresa brasileira com cultura organizacional forte, ela realmente se preocupa em cuidar do público interno, assim como ações de sustentabilidade, diversidade e desenvolvimento de pessoal.

Apple

A Apple é um dos grandes exemplos de cultura organizacional pois seu sucesso contínuo é explicado, em parte, pelo fato de que a área de Recursos Humanos apoia vários objetivos estratégicos. Por exemplo, os traços culturais da empresa estão alinhados com o impulso para a inovação, que é um fator determinante na tecnologia. Completamente voltada para a inovação criativa, a companhia estimula a criatividade e o desafio aos padrões.

Os funcionários ainda contam com benefícios atrativos, como desconto na compra de gadgets, licença maternidade e paternidade estendida, cerveja de graça, eventos com grandes artistas e auxílio para academia.

DogVacay

Embora seus serviços ainda não tenham chegado no Brasil, DogVacay é uma startup que oferece acomodação para cachorros e gatos, como um “Airbnb para cães”. A companhia é exemplo de cultura corporativa forte pois vive intensamente o amor aos pets: os colaboradores podem levar seus animais para o trabalho todos os dias e ainda se organizarem para ser voluntários em abrigos de animais. Se ainda não está convencido, some isso a happy hours frequentes, noites de karaokê e almoços abundantes.

Os funcionários ainda têm acesso a bicicletas para dar uma volta quando precisarem fazer uma pausa e ou apenas esticar as pernas.

VAGAS

Empresa responsável pelo ATS VAGAS for business e site de empregos VAGAS.com, a VAGAS se destaca por ter uma gestão horizontal, ou seja, sem chefes. Aqui, todos têm voz e peso nas decisões, que são realizadas por consenso.

Pioneira neste modelo de gestão, a empresa apresenta um ambiente extremamente colaborativo que, somado ao senso de propósito, engaja colaboradores de forma profunda. Há ainda diversos outros benefícios, como auxílio desenvolvimento, licença maternidade estendida, auxílio creche, home office, ginástica laboral, nutricionista e massagem.

Conclusão

Benefícios à parte, a melhor cultura é aquela que faz com que todos os funcionários se sintam seguros e bem-vindos, nunca excluídos ou desconfortáveis. Portanto, concentrar-se apenas no fit cultural torna difícil contratar e receber pessoas com diferentes vivências e colaborações, mesmo que sejam contrapesos para a empresa. Portanto, ao seguir esses exemplos de cultura organizacional, não se esqueça de dar chance a novos olhares, sempre alinhados com seus valores básicos.

Quer saber mais sobre cultura da empresa? Então veja quais são os elementos da cultura organizacional.