Entenda a relação entre ética e excelente desempenho no trabalho e como avaliá-la

Você é uma pessoa ética? Poucas pessoas diriam “não” a esta pergunta, independentemente da realidade. Contudo, saber a verdade sobre confiabilidade de alguém é mais do que essencial quando se procura um novo colaborador. Reconhecer a ética de candidatos é a chave para diferenciar os profissionais de alto dos de médio desempenho.

Aprenda como descobrir a ética de candidatos, fazendo as perguntas certas e ouvindo atentamente. Veja as dicas a seguir:

O que é ética profissional?

Ética no trabalho se trata de um conjunto de valores que resulta no desejo e na determinação de trabalhar duro para atender às metas da empresa, assim como aderir às políticas e regras do local de trabalho.

Funcionários com uma forte ética de trabalho trabalham arduamente, são dedicados e confiáveis para entregar qualidade dentro dos prazos acordados, além de estarem intrinsecamente motivados para dar o melhor.

Por que avaliar a ética de candidatos?

Um estudo nigeriano mostrou uma forte relação entre boa ética e excelente desempenho no trabalho. Empresas cujos funcionários demonstram essa característica se destacam no desempenho profissional e têm uma vantagem significativa no mercado, tendo mais probabilidade de atingir seus objetivos e obter lucros maiores.

A contratação de funcionários com uma forte ética de trabalho é uma obrigação para toda empresa que deseja construir um negócio lucrativo e de sucesso, já que quaisquer experiências e hard skills não valerão de nada se o profissional não for confiável e dedicado.

Como avaliar a ética de candidatos?

No currículo

É praticamente impossível avaliar a ética de trabalho de um candidato apenas pelo currículo, porém esse documento já dá alguns indícios de profissionais de alto desempenho, como no caso dos que receberam prêmios, reconhecimentos e promoções.

Na entrevista

Para saber se ele é trabalhador, confiável, dedicado, pontual e responsável, você deve se aprofundar para tentar avaliar traços e características relevantes, como:

Dedicação

Profissionais éticos trabalham arduamente e, muitas vezes, se esforçam para se destacar na tarefa, indo além do que foi exigido inicialmente.

Alta produtividade

Pessoas com uma boa ética de trabalho tendem a ser mais produtivas e eficientes com seu tempo.

Confiabilidade

Profissionais éticos costumam participar de projetos importantes, já que são confiáveis o bastante para contribuir com eles.

Pontualidade

Esses colaboradores sempre respeitam os prazos.

Responsabilidade

Há ainda o respeito às políticas e regras do local de trabalho. Além disso, assumem a responsabilidade por seu comportamento.

Para tentar identificar algumas destas características, vale fazer as seguintes perguntas na entrevista de emprego:

  • Você pode descrever uma ocasião na qual fez mais do que foi pedido?
  • Quando as coisas estão devagar no trabalho ou você concluiu suas tarefas, o que você faz?
  • Como você define a ética de trabalho? O que isso significa pra você?
  • Quando você trabalhou mais duro? Descreva a situação e explique sua motivação.
  • Dê um exemplo de quando você concluiu uma tarefa difícil que o fez trabalhar mais do que o normal.

Ao fazer essas perguntas na entrevista de emprego, você pode facilmente descobrir a ética de candidatos. Os melhores serão capazes de fornecer exemplos detalhados da vida real.

Todavia, o curso da entrevista deve ser planejado com cuidado para maximizar, a fim de fazer as perguntas certas da maneira e no momento certo. É melhor deixar questões éticas para o fim da entrevista, quando o recrutador tiver estabelecido um relacionamento com o candidato e tiver uma noção melhor de sua personalidade. Se tudo correr bem, o profissional ficará mais à vontade e terá mais probabilidade de falar livremente e de maneira verdadeira.

Espere até que o candidato termine de falar para anotar o que foi dito. Se você anotar algo enquanto ele está falando, ele pode achar que sua resposta está “errada” e recuar.

Agora que você sabe como fazer uma entrevista para descobrir os padrões éticos de um candidato, estará melhor preparado para encontrar funcionários que se encaixem nos valores e na cultura da sua empresa.