Empresas devem redobrar a atenção quanto ao employer branding durante a quarentena

COVID-19 se tornou realidade para o mundo todo entre o fim de 2019 e o início de 2020. Com a medida preventiva de distanciamento social, muitas empresas tiveram de redobrar atenção quanto ao seu employer branding na quarentena.

Elas se reinventaram para encarar o novo cenário: funcionários em home office para reduzir a exposição ao vírus, redução de staff para cumprir diretrizes de segurança, rescisões de contratos, queda na produção, etc.

Em um momento tão delicado, é de suma importância que sua marca se consolide não somente para consumidores finais dos produtos ou serviços oferecidos, mas também para os colaboradores, que manterão as atividades a todo o vapor mesmo em tempos incertos.

Dicas de employer branding na quarentena

Que tal avaliar qual é a importância dada ao employer branding em tempos de crise pela sua empresa? Veja também se os funcionários estão recebendo todo o apoio necessário.

Com um vírus que se propaga tão rapidamente, é essencial preocupar-se com o bem-estar físico e mental dos colaboradores. Durante o período, a empresa deve estar muito próxima deles e enfatizar ainda mais a relação de parceria.

Promova ações de bem-estar

Ações simples reforçam o laço de confiança com o funcionário, como lembretes para lavar as mãos e dicas de como se preservar quando sair de casa.

Vale também compartilhar notícias boas e que animem as pessoas, seja sobre o mercado de atuação da companhia ou sobre algum acontecimento corriqueiro. Manter a atmosfera positiva é muito importante.

Para divulgar as informações, é recomendado adotar um canal de comunicação interna que envolva todos os funcionários. Hoje, há diversas opções no mercado. Desse modo, você garante que todos as receberão.

É igualmente importante promover ações que visem à saude mental e emocional.

Que tal tornar a ginástica laboral on-line? Outra medida é abrir um espaço on-line para a troca de ideias sobre a nova rotina. Nele, cada um pode trazer seus pontos de vista, além de dicas saudáveis.

Mostre que a empresa olha para o time além da esfera profissional e se preocupa com o bem-estar das pessoas.

Matenha uma postura transparente

É natural que o clima de apreensão sobre os rumos da organização surja no momento de crise, quando o lucro tende a ser menor.

Deixar claro para a sua equipe quais as perspectivas do negócio é muito positivo. Se não for das melhores, todos estarão cientes dos esforços que, dentro do escopo de atuação, devem fazer. Se as notícias forem boas, receberão uma dose de entusiasmo para continuarem focando energia em resultados satisfatórios.

Além disso, manter a transparência é sempre algo a ser celebrado, uma vez que o colaborador sente que pode confiar na empresa.

Saiba lidar com a produtividade no home office

Há dos cenários possíveis para os trabalhadores é a continuidade de suas tarefas em casa, ou seja, em home office. Juntamente a esse esquema de trabalho, surgem dúvidas sobre a produtividade.

É importante ressaltar que, após alguns dias de adaptação à nova rotina, é essencial que o colaborador se sinta estimulado a produzir tanto quanto in loco.

Para isso, vale adotar as medidas que visam o bem-estar. Elas aumentam a probabilidade de o colaborador empenhar sua energia nas tarefas e atingir bons resultados.

Mantenha o local de trabalho seguro

Outro possível cenário se refere aos trabalhadores que não podem executar seus afazeres em casa e precisam se deslocar até a empresa, como os que atuam em serviços essenciais

Nesse caso, é imprescindível que a infraestrutura seja adequada. Distribuir máscaras e orientar como usá-las corretamente, instruir sobre a importância de lavar as mãos constantemente, espalhar cartazes com medidas educativas e espalhar dispensers com álcool em gel em lugares estratégicos são algumas possibilidades.

Sentindo-se seguro e sabendo que a organização tomou todas as medidas de proteção contra o vírus, é certo que o colaborador estará mais focado em suas atividades e, então, sua produtividade não sofrerá quedas.

Fortaleça a imagem da empresa

Nutrir a relação entre empresa e funcionários é a base para a boa aplicação do employer branding em tempos de crise: a redução de turnover pode chegar a 28%, o custo com contratações pode cair até 50% e a empresa se torna até 3 vezes mais confiável para candidatos, segundo estudo Employer Brand Statistics.

Em tempos de crise, considere estratégias que unam forças e impulsionem todos a fazer o melhor para o negócio.

Quando o cenário se normalizar, a impressão que ficará para cada colaborador é a de uma sólida rede de apoio que passou por momentos extremamente delicados, mas que sai fortalecida.

Essa é a imagem passada por quem está dentro da empresa aos que estão fora, implicando ganho de força da marca empregadora.

Saiba mais sobre os impactos da pandemia nos negócios e aprenda a dar suporte emocional aos colaboradores na quarentena.