Não perca mais tempo com ferramentas e processos burocráticos! Saiba como tornar o seu processo de R&S mais assertivo para 2021

Já está planejando as estratégias para a operação de recrutamento em 2021? Quando se trata de R&S, todos sabemos que o processo pode ser longo e demorado. E, quanto mais extenso, mais pode custar em termos de perda de produtividade e custos administrativos.

É do interesse de todos na organização garantir que o processo de recrutamento e seleção dos novos integrantes da equipe seja o mais eficiente possível. Além disso, ter um processo ágil pode causar uma impressão positiva nos candidatos e, assim, aumentar as chances de encontrar um bom candidato mais rápido para as próximas vagas.

Para você começar 2021 com um planejamento assertivo para sua área de R&S, separamos para você, nesse artigo, alguns dados que compravam que a eficiência de Talent Acquisiton ainda é um gap para os indicadores de RH. Também abordaremos como avaliar onde estão os gargalos no processo, como contratar uma tecnologia inteligente para te ajudar e algumas dicas de como tornar o seu R&S mais ágil.

Custos de uma contratação pouco eficiente

Quando a crise econômica atinge e as empresas se concentram em cortar custos – ou em sua própria sobrevivência – elas reduzem as contratações. Mas se a história servir de guia, nos primeiros meses após o fim da turbulência, a contratação rapidamente se torna uma questão central.

Isso pode ser claramente contextualizado pelo que ainda estamos passando, um período de incertezas, com a crise da Covid-19, mas com sinais claros de retomada econômica. Portanto, para iniciar um processo de recrutamento em 2021 a primeira coisa que se precisa ter em mente são os gastos envolvidos na ação.

Mesmo que o R&S tenha selecionado o melhor candidato, os custos iniciais para essa contratação foram caros – entrevistas, possíveis viagens, testes, horas gastas de recrutadores, gerentes da vaga etc. Qualquer erro ou deslize em um desses processos representa tempo e custos perdidos. E o pior cenário é se a organização seleciona ainda um candidato que não tem o fit com a vaga.

Contratação errada no recrutamento em 2021

No caso da contratação do candidato errado essa soma se multiplica ao carregar custos ocultos de produtividade diminuída. De acordo com estudo do centro de pesquisas Center for American Progress, uma contratação ruim pode custar de 6 a 15 mil dólares mensais, ou 20% do salário médio de um funcionário.

Ademais, em uma pesquisa da Robert Half com mais de 1.000 empresas de pequeno e médio porte, 53% dos entrevistados relataram que as equipes que trabalham com contratações ruins experimentam maior estresse. Na mesma pesquisa, 20% dos entrevistados disseram que erros na contratação levaram à diminuição da confiança na gestão.

Esses resultados significam fluxo de trabalho interrompido, produtividade diminuída e aumento da insatisfação do cliente. Logo, o seu R&S precisa evitar esses números negativos em 2021. Saiba como a seguir.

Principais lacunas nos processos de R&S

O primeiro passo para ter eficiência no seu recrutamento em 2021 é garantir uma estratégia. A maioria das empresas reage a situações de contratação como emergências; isso pode explicar, em parte, por que os processos de R&S não são tão assertivos.

Uma matéria produzida pela Harvard Business Review  há dez anos, revela que um dos principais gaps apontados CEOs de empresas globais eram os critérios vagos de contratação. Os entrevistados confiavam muito em preferências pessoais subjetivas ou em tradições organizacionais amplamente não questionadas, muitas vezes baseadas em falsas suposições.

De lá para cá, esse cenário melhorou, especialmente em grandes organizações, mas essa subjetividade ainda pode explicar parte da baixa eficiência de muitos processos. Contudo, outros pontos devem ser observados para além parcialidade:

Falta de planejamento

Sem planejamento, um processo de contratação eficiente não é possível. Então, prepare-se para planejar quais são as necessidades atuais do seu recrutamento em 2021 e futuras outras carências, observar como você irá atender a esses pontos e conceber a execução deles é o primeiro passo para encontrar o candidato ideal.

Em cada estágio do processo de contratação, é importante reservar um tempo para planejar como você executará cada uma das metas. Para tanto, conte com uma plataforma que possa, de ponta a ponta, te ajudar no planejamento e execução das atividades de R&S.

Falta de clareza

Da mesma forma, é fundamental que os recrutadores expliquem claramente o que esperam de todos os candidatos para o sucesso no trabalho. Isso significa criar requisitos e descrições de cargos exclusivos para cada posição, declarando claramente o que é esperado no anúncio da vaga.

A cultura da empresa contratante também precisa ficar clara já no primeiro contato com o candidato. Isso os ajuda a se pré-selecionarem, economizando tempo e energia dos recrutadores que de outra forma seriam gastos na seleção de candidatos não qualificados.

Nessa tarefa, é bom contar com uma plataforma que te ajude a criar uma página personalizada para o seu R&S. Nela você poderá explicar a cultura de sua empresa por meio de recursos multimídias, engajando candidatos mais assertivos com o fit cultural de sua organização. Lembre-se um bom anúncio de vaga deve responder à seguinte pergunta: “por que esta empresa é uma boa escolha para minha carreira?”

Não observar possíveis obstáculos

Uma maneira de garantir que você não tenha um processo de contratação eficiente é não pensar antes nos possíveis obstáculos e atrasos que levam à perda de produtividade.

Um desses empecilhos é a perda de tempo na análise de currículos. Outro enfrentamento é a falta de engajamento de candidatos às vagas.

Antes que esses entraves acabem com o seu recrutamento e seleção, pense em como você pode superá-los. Por exemplo, para fugir do pesadelo de separar manualmente os currículos dos melhores candidatos, contrate uma plataforma que pode analisar e ranquear os melhores candidatos de acordo com seus critérios definidos.

Se o problema for a falta de engajamento, talvez seja o caso de redistribuir à vaga para outros canais de comunicação. Certifique-se que você conte com uma tecnologia como o VAGAS for business, que é a única plataforma integrada com o VAGAS.com.br, além de contar também com divulgações em outros canais.

Falta de comunicação

Com a avalanche de trabalho do dia a dia, acabamos não nos atentando a questões comunicacionais internas de importante valia no processo de R&S.

Se sua equipe de recrutamento não se reúne regularmente com gerentes de contratação e líderes estratégicos da empresa, é provável que seu recrutamento em 2021 esteja perdendo oportunidades para ser mais eficiente.

O diálogo regular com seus colegas de trabalho permitirá que seu time de R&S identifique e remova obstáculos continuamente, ao mesmo tempo em que garantirá eles estejam planejando de forma adequada os requisitos da vaga.

Neste quesito, contrate uma tecnologia que possa acelerar essa comunicação, que ajude a sua equipe a manter gestores da vaga antenados sobre dados e informações inerentes ao processo seletivo. Esse engajamento é essencial para um bom resultado no final.

Colete e analise feedback dos candidatos

Escutar qual foi a experiência dos candidatos com relação ao seu processo e analisar melhorias, é uma prática que ajuda o time de R&S a economizar tempo e dinheiro nos demais processos.

Para tanto, escolha uma plataforma que possa coletar esses dados de forma amigável. O ideal é que a tecnologia conte com as seguintes funcionalidades, até para ajudar a melhorar a experiência do candidato:

  • Envio de mensagens automáticas
  • Convite para testes personalizados (eles devem ser realizados na mesma plataforma para facilitar a análise dos dados)
  • Feedbacks programados
  • Uso de chat para otimizar a comunicação

 

Não use a tecnologia errada

Como observado, em todos os níveis de seu R&S e em todos os touchpoints com os candidatos, o uso de uma tecnologia assertiva é fundamental para a eficácia do seu recrutamento e seleção.

Usar a tecnologia errada no seu processo de R&S pode causar atrasos desnecessários e complexidade no processo de contratação. É importante garantir que qualquer tecnologia usada seja adequada ao tamanho da sua empresa, ao seu volume de contratações e que tenham funcionalidades com as descritas nesse artigo.

Tecnologias excessivamente complicadas podem causar atrasos devido à complexidade desnecessária, enquanto tecnologias desatualizadas podem não ser capazes de acompanhar o ritmo de trabalho de sua equipe.

Grande alcance das suas oportunidades

Contrate, portanto, uma plataforma de recrutamento e seleção que esteja ao seu lado. Convidamos você para conhecer as funcionalidades do VAGAS for business, uma plataforma de R&S que te ajuda, de ponta a ponta, em todos os processos do funil de seu recrutamento e é o único integrado com o VAGAS.com.br, o site de empregos mais visitado do Brasil e reúne o maior número de CVs de candidatos no país – uma mão na roda na hora de você anunciar sua vag

Nossa plataforma também permite que você e sua equipe tenham à disposição a possibilidade de impactar candidatos em multicanais, com anúncios direcionados, páginas exclusivas de R&S em conjunto, além de possibilitar análises de dados sobre o processo e trazer outraos recursos que te ajudam a contratar com mais eficiência.

Tudo para facilitar o seu trabalho para atrair, envolver e contratar os candidatos mais qualificados num tempo cada vez mais curto!

Mulher conversando em uma reunião e dizeres "E-book O que você precisa saber antes de contratar uma plataforma de R&S"

Para dar mais uma mãozinha no seu processo de R&S, que tal saber como criar um programa de indicação de talentos eficiente?