Você pode ter uma oportunidade aberta que interessa muitos profissionais, com uma remuneração atraente e em uma empresa com boa marca empregadora, mas de nada isso adianta se você não dominar a arte de divulgar vagas de emprego efetivamente.

Criar uma abordagem que torne seu trabalho visto e atraia candidatos adequados é a chave para o sucesso de processos seletivos. Neste artigo, você saberá onde e como publicar vagas de emprego de maneira fácil e rápida.

Como divulgar vagas de emprego de forma efetiva?

Antes de decidir onde irá divulgar vagas de emprego, trace um perfil do profissional buscado. O que ele lê? Como se desenvolve profissionalmente? Quais sites acessa? Essas questões são importantes para garantir que a oportunidade chegue principalmente para os profissionais que realmente interessam à empresa, ou seja, o público-alvo.

Entender o perfil do profissional buscado favorece encontrá-lo, assim como gera ideias para atrai-lo para sua organização.

Jornais, revistas e murais

As clássicas mídias offline, como jornais, revistas e quadros de aviso, foram passadas para trás pelo universo on-line quando o assunto é divulgar vagas de emprego. A explicação é que a curadoria de cada inscrição e CV recebido aumenta muito o tempo de fechamento da vaga, assim como ocupa o tempo das equipes de recrutamento e seleção com tarefas operacionais.

Portanto, se usados, esses meios massivos devem conter links para fichas de inscrição on-line, assim como devem ser publicados somente em murais ou veículos que o público-alvo acompanha.

Eventos

Empresas que buscam perfis específicos podem apostar em eventos e parcerias. Por exemplo, programas de estágio podem ser divulgados em universidades, enquanto vagas gerenciais podem gerar mais interessados em workshops sobre liderança.

Apostar em feiras de emprego é outra alternativa viável para conseguir um alto volume de candidaturas.

Job boards

Existem vários sites voltados a anúncios de emprego. Como recrutador, sua interação com tais plataformas difere da de seus candidatos em potencial. Para eles, é mostrada uma interface com vagas em aberto, as quais oferecem candidaturas. Já para empregadores, há funcionalidades que permitem divulgar vagas de empregos, fazer a gestão do processo seletivo e triagem de candidatos.

Os empregadores têm inúmeras opções quando se trata de job boards. O VAGAS.com.br, por exemplo, possui o maior banco de currículos do Brasil, além de ser integrado a uma plataforma de recrutamento e seleção que usa Inteligência Artificial para identificar os candidatos mais qualificados de maneira eficaz e eficiente. Usando a plataforma, você ainda anuncia suas vagas em diferentes sites simultaneamente por meio da funcionalidade Multiposting.

Página de carreiras

Outra maneira de divulgar vagas de emprego é criando a própria página de carreiras da sua empresa. Conhecida como “trabalhe conosco” essa sessão é ótima para atrair profissionais que adimiram sua marca empregadora, assim como divulgar valores e aspectos culturais da organização.

A página de carreiras geralmente é integrada a um software ATS para que toda a gestão do processo seletivo seja feita de forma simplificada pelo departamento de recrutamento e seleção.

Portais segmentados

Todo recrutador com alguma experiência já deve ter vivenciado o pesadelo que é receber centenas (ou até milhares) de currículos e chegar à conclusão que a maior parte não tem fit algum com a vaga. A situação é comum em posições muito específicas ou de alto nível hierárquico.

Nesses casos, uma boa saída é anunciar a vaga em portais conhecidos voltados a profissões ou interesses específicos. Aproveite para adequar o job description à linguagem do profissional, a fim de converter mais candidaturas qualificadas.

Redes sociais

Há ainda a possibilidade de realizar postagens nas redes sociais (como Linkedin, Instagram e Facebook), em fóruns on-line e listas de discussão por e-mail. Essas mídias permitem cultivar relações mais próximas com candidatos e até mesmo buscar perfis específicos por meio de hunting.

Embora seja um meio barato de recrutamento, pode tornar mais lenta a gestão dos currículos devido à falta de ferramentas apropriadas para a tarefa.

Como criar um anúncio atrativo?

O job description é o primeiro contato que sua organização terá com um funcionário em potencial, portanto ele deve ser interessante para que taxa de conversão de candidaturas seja alta.

Os anúncios de emprego mais eficazes geralmente unem objetividade e riqueza de detalhes. Eles consistem em:

  • Nome do cargo: deve ser atraente e objetivo;
  • Local de trabalho: preferencialmente com o endereço completo e informações sobre transportes públicos nos arredores;
  • Resumo das responsabilidades: com funções associadas ao cargo, incluindo exemplos e critérios de sucesso;
  • Descrição concisa dos requisitos: com pelo menos uma explicação de como eles são relevantes para o trabalho em questão;
  • Promoção da empresa: liste a missão e os valores da empresa e o impacto da posição sobre eles;
  • Instruções para a inscrição: informações sobre referências, cartas introdutórias, etc.

Inclua também palavras-chave relevantes ao cargo buscado, como jargões técnicos, e opte por um tom pessoal, em vez de uma descrição mais formal.

Quer saber mais sobre divulgar vagas de emprego? Então leia nosso guia para tornar seu anúncio de vaga um imã de talentos.