Organizações multimarcas padecem de dois problemas: o gigantismo de seus negócios e a confusão da definição de valores das marcas. Isso porque os produtos e as áreas de atuação são tão distintos que fica difícil identificar aspectos únicos das marcas organizacionais.
É difícil atrair e reter candidatos para uma organização que produz sabonetes e sorvetes ao mesmo tempo, certo? Por isso, está na hora de sua empresa sair do senso comum e investir em multimarcas empregadoras.

Publicar uma descrição convincente dos aspectos mais definidores das distintas marcas de sua organização funciona como um imã assertivo de atração e retenção de talentos. Quer saber como começar esse trabalho? Leia aqui um pequeno guia de EVP multimarcas que preparamos para você!

Por que investir no EVP para múltiplos negócios?

Hoje em dia, para que as empresas chamem a atenção dos candidatos adequados, elas precisam divulgar de forma precisa as ofertas de empregos. Isso significa nutrir a marca do empregador e o ambiente de trabalho, o que molda a percepção do candidato sobre a experiência de trabalhar para a empresa.

Comunicar todos esses aspectos de uma empresa em um único anúncio já é difícil em um negócio de voo solo imagina fazer isso com empresas com atividades e produtos diferentes? Isso dá muito trabalho, você deve estar pensando! Mas antes de desistir da ideia veja alguns indicadores razoáveis para você investir na ideia de multimarcas empregadoras

Ter um forte EVP é um dos três principais pontos de motivação e engajamento de funcionários. De acordo com dados de uma pesquisa conduzida pelo Gallup, colaboradores felizes e engajados alcançam:

  • Rentabilidade 21% maior,
  • Produtividade 17% maior
  • Avaliações de clientes 10% mais altas do que equipes não engajadas.

Quer mais razões para investir em um EVP multimarca de sua organização? Você sabia que globalmente, 45% das organizações estão lutando para encontrar o talento de que precisam.

Pois é, a tecnologia está transformando a maneira como trabalhamos. Portanto, as vagas exigem novas habilidades com as quais a força de trabalho ainda não está totalmente equipada e muitos mercados estão se aproximando do pleno emprego. Mais um motivo para trabalhar as marcas dos múltiplos negócios de sua corporação.

Pontos de atenção na elaboração de um EVP multimarca

Grandes organizações, com várias submarcas, podem considerar o desenvolvimento de um EVP que funcione para todos especialmente desafiador. No entanto, são esses empregadores que estão se esforçando mais para encontrar o talento de que precisam.

Os dias de simplesmente anunciar vagas de emprego acabaram. No entanto, em termos de marketing do empregador, uma lacuna significativa entre uma promessa e a realidade é um caminho certo para a decepção de novos contratados e redução do engajamento dos funcionários.

Para fugir desse problema, antes de começar o seu plano de ação, observe os seguintes pontos de atenção:

  • As recompensas e reconhecimento oferecidos
  • Os pontos positivos internos que diferenciam o negócio
  • Como os funcionários devem contribuir para o crescimento do negócio
  • Os valores e formas de trabalhar da organização
  • As aspirações das partes interessadas para a experiência do funcionário

Case LexisNexis Risk Solutions Group

Como destacar os pontos de oito marcas empregadoras dentro de apenas uma organização? Esse foi o desafio lançado, em 2020, ao diretor de Employer Branding da LexisNexis Risk Solutions Group (RSG), Shelley Jeffcoat. A experiência é narrada no blog Undercover Recruiter.

A LexisNexis Risk Solutions Group trabalha com soluções que conversam com setores financeiro, de seguros e tecnologia. As oito marcas, portanto, eram distintas uma das outras. Como narrado no texto, já no estágio de pesquisa, a equipe de Jeffcoat organizou os dados por marca, explorando informações demográficas de possíveis candidatos e de marcas concorrentes

Vale ainda destacar a participação dos funcionários na experiência. Antes do lançamento do EVP, era um desafio para eles se envolverem com a defesa da marca. Os colaboradores não tinham caminhos claros de como tornarem-se embaixadores das marcas da organização.

Melhorar essa relação, e separar as marcas empregadoras, tornou a empresa mais competitiva no mercado de talentos e impactou positivamente na jornada do funcionário.

Como montar um EVP multimarcas

O desenvolvimento de um EVP multimarcas que funcione para candidatos e funcionários é um desafio. Mas não é impossível.
Separamos abaixo um guia de quatro etapas para desenvolver um EVP multimarcas forte. Confira!

Denominadores comuns

Identifique, por meio de um programa extenso e envolvente de pesquisa de funcionários, o que é comum às diferentes marcas dentro de sua organização e o que é único.

Marca corporativa geral

Usando os temas comuns identificados durante a fase de pesquisa e seu objetivo corporativo, desenvolva uma declaração abrangente. Nesta fase, mantenha as coisas simples. Não tente ser tudo para todas as pessoas. Na sequência, defina cada marca individualmente.

Confira o público-alvo

Antes de lançar as submarcas de sua organização, teste as com os respectivos públicos-alvo. Essa testagem pode ser conduzida por meio de pesquisas qualitativas ou quantitativas. Um EVP informado por um programa completo de pesquisa deve funcionar para 90% da população-alvo. Em seguida, teste-o novamente após o lançamento para garantir que cumpriu o que você pretendia alcançar.

Este processo produzirá um EVP equilibrado que é amplo o suficiente para incorporar todas as marcas, com uma narrativa clara.
Portanto, um EVP minuciosamente pesquisado e bem comunicado pode permitir que você atraia o talento certo para trabalhar para sua empresa e ajudar a promover a retenção de funcionários.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre o tema? Confira, então, o guia do Vagas For Business sobre EVP.

Employee Value Proposition (EVP): o que é, qual sua importância e como criar