Confira dicas para utilizar plataformas e gerir dados para um R&S mais assertivo

Os processos de recrutamento e seleção sempre tiveram um quê de subjetividade. No entanto, ao longo dos últimos anos, ferramentas chegaram ao setor de RH para dar aquela mãozinha mais objetiva na admissão de talentos. A análise de informações é a chave do sucesso. Mas como usar dados para contratar melhor?

Este artigo pretende trazer algumas soluções para tornar esse longo processo mais fluido e acertado. Acompanhe a seguir.

Plataformas e softwares de recrutamento

De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 por uma consultoria de RH, 74% dos gestores norte-americanos já fizeram contratações equivocadas. Vale ainda destacar que 75% da contratação de novos talentos acontece somente em decorrência da saída de funcionários e que as companhias perdem, em média, 15 mil dólares a cada contratação malsucedida.

Os números mostram que apesar do avanço nas táticas de R&S há muitos gargalos a serem solucionados na área. Mais do que nunca, vale a pena utilizar dados para contratar melhor. As tecnologias estão aí para isso, certo?

Brendan McConnell, jornalista especializado em Recursos Humanos, reforça que sim em seu artigo How to use data-driven recruitment for hiring success (Como usar recrutamento baseado em dados para contratar com sucesso, em tradução livre).

De acordo com o especialista, as plataformas formam um pool de talentos e levam aos melhores candidatos, mas, além disso, trazem insights para tornar o processo de recrutamento mais eficiente. Ao repetirem o processo de análise e admissão, os softwares disponibilizam mais e mais dados para os gestores de RH, o que afasta muito da subjetividade em todas as etapas.

O recrutador poderá tomar uma decisão com base em informações claras, como empregos anteriores, soft e hard skills e até posts de mídias sociais, o que vai além de achismos ou puro instinto. Fazer a escolha entre dois candidatos não será tão difícil como costumava ser, já que há uma visão holística da trajetória de ambos.

Benefícios da tecnologia

Confira as vantagens que as plataformas de recrutamento trazem para a sua empresa.

Contratações melhores

Com base em análises objetivas e profundas, fica mais fácil encontrar e selecionar os talentos com perfil mais adequado para as vagas abertas.

Economia de custos

Poupe recursos financeiros, com processos de recrutamento mais bem delineados e curtos. Divulgue suas vagas apenas nos locais de maior retorno.

Experiência de candidato mais agradável

Selecionados com maior cuidado, com eliminação de fases improdutivas e inclusão de etapas mais relevantes, os profissionais tendem a fluir facilmente pelas entrevistas e pelo processo de seleção, como um todo. E isso é bom para a produtividade e a reputação da sua empresa.

Projeções seguras para sua empresa

Quanto mais utilizar dados para contratar, mais fácil ficará identificar padrões e tendências para o futuro das equipes e mesmo da companhia. É possível analisar taxas de turnover e associá-las a períodos do ano para planejar processos de recrutamento ou fazer melhorias salariais, por exemplo.

Métricas certeiras

Tendo o apoio da plataforma de recrutamento, o próximo passo é apostar nos indicadores mais relevantes de acordo com seu objetivo. Normalmente, as métricas mais utilizadas são:

Mais rapidez no processo de R&S

Trata-se de um indicador baseado no tempo do processo de recrutamento, incluindo abertura da vaga, etapas de seleção e aprovação do profissional. Em outras palavras, você contratará a pessoa certa num espaço mais curto de tempo.

Qualidade da contratação

É uma mistura de indicadores que vai desde à análise de taxas de aprovação, fonte de contratação, número de aplicações à vaga, candidatos por vaga e índices de retenção.

Custos do R&S

Aqui, são consideradas o custo de cada contratação, o número de aplicações por canal de vagas, o crescimento do pool de talentos e desempenho das job descriptions.

Agora que você já sabe que usar dados para contratar é uma tendência sem volta, pois, entre outras vantagens, otimiza os KPIs da área de R&S, você precisa encontrar a plataforma certa para te ajudar nesse job.

VAGAS for business é uma plataforma completa para conduzir processos de recrutamento e seleção de ponta a ponta, dando suporte da atração de talentos à avaliação, engajamento, gestão e otimização de profissionais e processos. Quer saber mais? Confira todos os detalhes dessa tecnologia de R&S.