Use o que há de mais recente em tecnologia de recrutamento e seleção para engajar e informar candidatos facilmente

Quase todo recrutador passa pelo mesmo dilema: viver num turbilhão de atividades – entre encontrar tempo para divulgar vagas, agendar entrevistas e fazer ofertas de emprego – e ainda tentar manter o profissional informado do andamento do processo seletivo. Não é fácil dominar a arte da comunicação com candidatos, mas felizmente existem ferramentas que facilitam a tarefa.

Usando o que há de mais recente em tecnologia de recrutamento e seleção, é possível engajar e informar sem dificuldade. Ainda assim, é necessário apostar em boas práticas na hora de se comunicar.

Melhores ferramentas de comunicação com candidatos

Continue lendo e saiba como levar sua comunicação com candidatos para o próximo nível.

Telefone e vídeo nunca saem de moda

Telefonemas e vídeochamadas ainda são essenciais quando o assunto é comunicação com candidatos. Esses meios são importante principalmente no caso de pessoas que moram longe ou de posições cujo modelo de trabalho é remoto. Mas é claro que em plena a era digital, o destaque vai para conversas em vídeo.

Não se esqueça do bom e velho e-mail

Plataformas de R&S que oferecem disparo automático de e-mails são uma boa pedida para processos seletivos de alto volume. Configurá-los permite que todos os participantes recebam feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, a cada etapa do funil de recrutamento.

Embora os canais acima ainda sejam as formas mais comuns de comunicação com candidatos, não são as únicas opções.

Aposte em um chat

As expectativas ao redor da comunicação digital estão mudando à medida que chats se tornam a norma para a maioria dos sites. Não seria diferente no recrutamento. Algumas plataformas de recrutamento e seleção, como o VAGAS for Business, integram chats que facilitam o contato entre candidato e recrutador. É o caso do Chat VAGAS.

Disponível tanto na plataforma para recrutadores quanto para os candidatos cadastrados no VAGAS.com.br, o maior site de empregos do Brasil, a ferramenta permite que empresas entrem facilmente em contato com candidatos, que recebem uma notificação em seu perfil e ainda alertas via e-mail e SMS.

No Chat para RH é possível trocar mensagens de texto, enviar e receber arquivos e emojis. Além disso, o histórico de mensagens fica salvo para consultas posteriores.

Tal funcionalidade certamente facilita a comunicação com candidatos no que tange responder perguntas frequentes, orientar processos de inscrição e testes e dar feedbacks.

Use as redes sociais

As redes sociais promovem uma conexão direta entre candidatos e empresas. Para quem procura emprego, elas podem fornecer uma amostra da cultura da organização, o que aumenta o valor da marca empregadora e atrai mais pessoas com mais fit cultural.

Por meio das redes sociais profissionais também é possível se conectar com candidatos previamente selecionados, cujo perfil se adequa à oportunidade. Assim, se reduz o tempo do processo seletivo.

Apesar do estilo de comunicação íntimo e casual que é comum nas redes sociais, o ideal é adotar a linguagem profissional.

Mensagens são permitidas

Hoje, muitos candidatos a emprego e recrutadores se falam por mensagens de texto (SMS) ou por aplicativos, como o WhatsApp.

Essa forma de comunicação é mais frequente nas etapas finais do processo seletivo, quando o número de candidatos é menor. É comum que a troca de informações por mensagem ocorra principalmente antes de entrevistas presenciais, já que permite o envio de atualizações em caso de atrasos e outros imprevistos.

Por isso que a plataforma de recrutamento e seleção VAGAS for business, também permite a comunicação com candidatos via WhatsApp web, a fim de garantir uma facilidade na comunicação entre empresas e candidatos.

Tecnologia não substitui estratégia na comunicação com candidatos

Embora a tecnologia evolua rapidamente para acompanhar as necessidades contemporâneas, agora é preciso que recrutadores trabalhem quase como profissionais de marketing para atrair e reter os melhores talentos. Saber como usar ferramentas de comunicação com candidatos corretamente é primordial. Não estamos falando de configurações, mas de estratégia.

Muitas coisas podem dar errado durante a comunicação com candidatos. Uma abordagem pouco profissional ou descuidada não só cria insatisfação, como prejudica a marca empregadora em longo prazo.

Todo candidato, independentemente de conseguir o emprego ou não, é um embaixador da empresa. A experiência dele no processo seletivo decidirá se ele falará positivamente ou negativamente sobre ela. No segundo caso, um sentimento negativo tem um enorme efeito na imagem pública da companhia e, por sua vez, prejudica a atração de talentos pelo empregador.

Discurso, tom, clareza e educação são pilares de um processo seletivo de sucesso. Quando você domina a arte de se comunicar de maneira eficaz com candidatos, obtém benefícios que vão desde fornecer uma experiência de recrutamento de alta qualidade até reduzir o tempo de fechamento da vaga e elevar a reputação da organização.

Quer saber mais sobre recrutamento estratégico? Então confira nosso guia sobre aquisição de talentos.