Uma entrevista virtual exige ritos diferentes de uma presencial. Confira algumas dicas para conduzir uma videoentrevista

Dado o impacto do COVID-19 e os atuais pedidos de distanciamento social, é provável que suas entrevistas a candidatos estejam sendo conduzidas virtualmente. Aí vem a pergunta: como conduzir uma entrevista online bem-sucedida?

Nessa mudança do presencial para o digital, muitos recrutadores são marinheiros de primeira viagem. E, como muitos estão percebendo na raça,  que conduzir uma entrevista online em vídeo é bem diferente das conversas face to face.

Diferença entre entrevistas presenciais e virtuais

Existem nuances distintas nas duas modalidades que devem ser compreendidas. No presencial, por exemplo, o recrutador pode observar a linguagem corporal do candidato. No virtual, essa leitura fica comprometida.

Se na entrevista no escritório, você consegue dar uma volta com o candidato pelos corredores da organização e mostrar na prática a cultura da empresa, por meio da entrevista online isso não é possível.

Por outro lado, na entrevista online, você consegue avaliar como um candidato se porta na frente de uma câmera, algo que no presencial seria impossível. Bom destacar que após a pandemia a tendência é de alta do trabalho home office e de videoconferências.

 

Dicas para conduzir uma entrevista online

Portanto, há pesos e contrapesos nas duas modalidades, e você precisa estar preparado para atuar tanto na frente do candidato como à frente das webcams. Para ajudar recrutadores que não estão muito acostumados a conduzir entrevistas em video, separamos aqui cinco dicas e sugestões. Confira:

Teste sua tecnologia

Uma hora antes da entrevista, faça um teste técnico para garantir que seu equipamento esteja funcionando corretamente. Verifique se a câmera, o microfone e a conexão à internet do seu computador estão funcionando.

Faça a avaliação com um amigo, colega de trabalho ou membro da família, se possível, para que você tenha tempo suficiente para ajustar se algum equipamento ou software está com defeito.

 

Mantenha bom contato visual

Mantenha o “contato visual” olhando diretamente para a câmera e não para a tela ou para a sua própria foto que aparece no visor. Verifique se o seu rosto está centrado e tente não se mover tanto.

Mantenha uma boa postura, sentado com as costas retas, os pés no chão e os braços apoiados no colo ou na mesa.

Outra dica é garantir que você preencha a maior parte da tela. Lembre-se: a distância não é sua amiga. Quanto mais longe você aparece, menos envolvente e envolvido você aparentará e menor impacto suas expressões faciais terão.

Limpe seu plano de fundo

Nas últimas semanas, observamos vídeos e memes nas redes sociais de pessoas que não sabiam como usar ferramentas de videoconferência. Alguns levavam seus devices para o banheiro, outros posicionavam o notebook perto da cama desarrumada e por aí vai.

É difícil escolher um local adequado para colocar o seu dispositivo, mas, se possível, dê preferência por um plano de fundo mais profissional, como uma biblioteca ou uma simples parede branca: afinal, o foco deve ser em você,e não suas coisas.

Mantenha a atitude de uma reunião presencial

Faça um movimento repentino e todos perceberão. Coma e todos perceberão. Inquietação, confusão e reorganização e todos perceberão.

Em suma, se você não faria isso em uma entrevista presencial, também não faça isso no ambiente virtual. E embora você possa desligar um pouco o vídeo, o fato de você desligar será instantaneamente aparente. O que significa que todos assumirão que você está desligado mentalmente.

Fale um pouco mais alto

Uma voz forte transmite confiança e credibilidade. Apenas finja que você está em uma sala grande e sua voz precisa ser audível. Para facilitar, diminua o volume do alto-falante, isso fará você falar instintivamente um pouco mais alto.

Cuidado com a janela de bate-papo

É tentador usar as funções de bate-papo para lançar pequenos detalhes com outros participantes e manter conversas paralelas, em caso de outras pessoas participarem da entrevista virtual. Não faça isso.

Use a janela de bate-papo como uma ferramenta para otimizar a sua videoentrevista. Para fornecer um link ou compartilhar um documento, adicionando assim um contexto mais amplo de um determinado ponto. No momento que estiver relatando a cultura da empresa, por exemplo, você poderá enviar depoimentos ou vídeos que demonstrem o discurso na prática.

Ficou curioso para saber mais sobre tecnologia no RH? Então veja dicas para melhorar a gestão de equipes virtuais.