O Business Partner ajuda o RH a ser uma área ainda mais estratégica na empresa

Business Partner – BP ou Human Resource partner (HR partner) – é um profissional que aproxima o departamento de recursos humanos a melhores performances de negócios, ou seja, ele se concentra em identificar e resolver gargalos para garantir que os objetivos sejam alcançados e permitir o crescimento empresarial.

Embora seja estratégica e muito importante, a posição ainda é motivo de dúvidas para parte dos profissionais de gestão de pessoas. Quais são as atribuições do Business Partner? Que importância ele tem dentro de uma corporação e quanto ele ganha?

Neste artigo, você terá a definição e a explicação do perfil do BP. Competências, valor desse profissional para as empresas e análise do mercado para quem tem interesse em ser ou contratar um Business Partner.

O que é?

Business Partner surge como conceito no final da década de 90. Idealizado pelo professor da Universidade de Michigan Dave Ulrich em seu livro Human Resources Champions, o BP (ou HR Partner) é o profissional que atua de forma estratégica dentro da corporação e faz o meio de campo entre o RH e a área de negócios.

Para tanto, é preciso que o Business Partner tenha um olhar aprofundado do negócio, ao mesmo tempo que não se limite ao conhecimento técnico da área.

O BP também é visto como um consultor interno, que sempre vai além de processos operacionais para focar-se especialmente nas pessoas. Por estabelecer diálogo com lideranças e liderados, o Business Partner representa o suporte estratégico para os primeiros. Daí, vem a necessidade de se ter domínio tanto do negócio quanto dos aspectos específicos de RH de cada corporação.

O que faz um business partner?

Se uma empresa precisa fazer diagnósticos fundamentados e, por vezes, olhar para o presente e para o futuro com o máximo de precisão possível, talvez esteja buscando um profissional BP. Ele tem o talento necessário para ser esse mediador e consultor interno.

Em tempos de instabilidade, o BP se destaca por trabalhar com a alta gestão e as equipes para o desenvolvimento da empresa. Isso significa que nada escapa de sua estratégia: a gestão de pessoas e os resultados financeiros estão sob o olhar perspicaz do Business Partner. Ele também concilia e ajusta as necessidades de cada gestor com a visão global do negócio.

Algumas das atribuições do BP são:

Apontar soluções

É preciso se basear em necessidades que tenham impacto para o negócio e para as pessoas, construindo um plano de ação com o RH e as lideranças;

Fomentar a capacitação

Treinamentos e sessões de coaching são recursos estratégicos para garantir melhores resultados e cumprimento de metas definidas com a ajuda do BP;

Ser suporte

Fazer as perguntas certas para as lideranças, definir estratégias e planejamentos objetivos que gerem melhores práticas para a empresa;

Apoiar na gestão de pessoas

O Business Partner percebe a importância do capital humano e se preocupa com a gestão inteligente de pessoas;

Analisar demandas e métricas

O BP age como meio para o mapeamento das necessidades da empresa;

Aconselhar diretores, gestores e líderes

Uma das funções mais importantes do BP. Ele também deve promover integração, além de mediar e se antecipar aos conflitos;

Oferece feedbacks

Por ser um “meio de campo”, o BP abastece colaboradores e executivos com percepções ampliadas da organização;

Estabelecer revisões

O olhar apurado de um Business partner faz com que esteja apto para rever planejamentos e proponha reajustes para áreas e pessoas com dificuldade na execução de projetos e tarefas.

Por que ter um business partner no RH?

O Business Partner ajuda o RH a ser uma área ainda mais estratégica para o desenvolvimento organizacional. Para além da atuação específica no setor, o BP transita entre líderes e liderados como um parceiro para os dois lados. Sua atuação, assim, tem impacto direto nos processos da empresa, já que se concentra nas metas do negócio a todo instante.

A falta de um profissional que conheça profundamente o negócio e as estratégias da empresa pode fazer com que o setor entregue resultados aquém do possível, por não ter oportunidade de investigar melhores práticas. Assim, são esses os benefícios de contratar um BP para sua empresa:

Otimização de processos

Por ter conhecimento do negócio, ele tem capacidade de melhorar o andamento e até a implantação de projetos na empresa.

Contribuição para o desenvolvimento de líderes

O BP acompanha mais de perto líderes, e pode sugerir reciclagem ou estratégias mais efetivas para gerenciar equipes.

Prevenir cenários de crise

Analisar e prever riscos se torna mais difícil sem a presença de alguém responsável por um mapeamento feito em curto, médio e longo prazo. O BP, assim, impacta de forma positiva a empresa ao orientar RH e executivos para que o planejamento saia o melhor possível – e ainda é sujeito fundamental caso as estratégias precisem ser revistas.

Competências do HR Partner

Diferentes empresas, diferentes demandas. Mas, de maneira geral, profissionais de BP são exigidos pelas competências e habilidades a seguir:

Garantir uma visão estratégica

O parceiro estratégico precisa estar atento a tendências, antecipar necessidades e elaborar diagnósticos. Nada disso sai do papel se ele não tiver visão estratégica, ponto chave entre as habilidades de um BP. Conta muito se o profissional tiver versatilidade de planejar em curto, médio e longo prazo, sem deixar de lado a capacidade de redefinir e rever os processos para enxergar possíveis falhas e recalcular a rota.

Ter noção de administração e finanças

O Business Partner não se restringe à área de desenvolvimento pessoal. Ele também atua considerando os aspectos financeiros da empresa. Portanto, tem autonomia para reduzir tempo e custos de processos a depender das soluções que apresentar a cada área. Por estar totalmente conectado a negócios, precisa ter noções de Administração de Empresas e Finanças.

Ter comunicação interpessoal desenvolvida

Figura mediadora da relação interpessoal na empresa, o BP precisa oferecer um olhar atencioso para todos. É isso que o faz um bom consultor ou mediador. A comunicação precisa ser clara para que o BP consiga focar nos indivíduos e ouvir o que têm a dizer sem perder de vista os interesses e as necessidades da empresa.

Capacidade de tomar decisões

Construir um plano de ação com o RH e a área de negócios envolve a compreensão de que o posto de BP também é “de ação”. Por isso, a habilidade de tomar decisões rápidas e seguras faz parte das competências exigidas.

Conhecer ferramentas e tecnologias

Soluções dinâmicas e práticas fazem muita diferença nos processos de empresas que querem ter modelos de gestão mais horizontais e desenhos organizacionais mais flexíveis. Por isso, o BP precisa acompanhar as tecnologias que ajudam no planejamento estratégico e as ferramentas que beneficiam o RH para uma atuação mais eficiente.

Como ser um BP?

O Business Partner é um profissional que precisa ter experiência com pessoas, negócios e estratégias. Por isso, o componente de valorização do capital humano é tão fundamental no perfil do BP.

Conhecer tecnologias e interfaces que contribuam para a capacitação das pessoas e desenvolvimento da empresa faz dele um profissional generalista, que consegue assumir responsabilidades para além dos processos burocráticos.

Como é o mercado para o BP?

Grandes empresas, como McDonald’s e Bradesco, já se deram conta de que o papel do BP agiliza processos e garante vantagens competitivas. Diante desse mercado, que ainda se ajusta para compreender a função estratégica do profissional, cabe aos interessados entenderem que há uma tendência de perfil mais generalista.

A formação mais comum é de graduação em Psicologia, mas formados em Recursos Humanos, Administração e Gestão de Pessoas também podem entrar no mercado. As vagas também são preenchidas por quem já está na área de RH.

Modelo de descrição do cargo de business partner

As delimitações do papel do profissional ainda são muito vagas e cada empresa define qual são as atribuições para a vaga de business partner. No entanto, ele deve ter boa noção de que assumirá papéis que exigem comunicação fluida, motivação para os colaboradores, facilitação para líderes e incentivo profissional para que a organização e as equipes triunfem juntas.

Para facilitar o recrutamento, disponibilizamos um template de job description de business partner. Aproveite:

Visão geral

A empresa XXX, líder da indústria nacional, está em busca de um Business Partner para potencializar o entendimento e as estratégias de negócio junto ao RH. Se você quer fazer parte de uma equipe diversa e vencedora, aqui é o seu lugar.

Responsabilidades

  • Aconselhar lideranças sobre contratações, promoções e rescisões;
  • Desenvolver planos de carreira;
  • Orientar gerentes quanto às melhores práticas de desenvolvimento de colaboradores;
  • Mediar e antever conflitos entre diferentes áreas da empresa;
  • Conduzir investigações em resposta a queixas de equipes;
  • Analisar e fornecer dados, via indicadores e métricas, para tomadas de decisão estratégicas;
  • Definir ações para concretizar estratégias previamente definidas;
  • Elaborar programas de treinamento e desenvolvimento.

Requisitos

  • Graduação em RH, Administração, Gestão de Pessoas, Psicologia ou áreas relacionadas;
  • Certificação de RH;
  • Experiência em gestão de desempenho e elaboração de planos de carreira;
  • Capacidade de comunicar-se de forma efetiva com todas as áreas;
  • Conhecimento aprofundado em treinamento e desenvolvimento;
  • Desejável especialização ou mestrado.

 

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