Quando se tratam de vagas confidenciais, é altamente recomendável seguir boas práticas; veja quais

Como profissional de Recursos Humanos, às vezes você pode se encontrar em uma situação em que tenha de abrir uma vaga confidencial. Talvez você tenha um funcionário ou executivo com baixo desempenho, ou sua empresa abriu um novo cargo que ainda não pode ser anunciado ao público. Nesses casos, e em outros semelhantes, fazer um processo seletivo sigiloso pode ser a melhor escolha.

Quando se trata de fazer pesquisas confidenciais, é altamente recomendável seguir boas práticas para evitar que os anúncios sejam rastreados até sua empresa. Ao mesmo tempo, os cuidados são imprescindíveis para encontrar candidatos em potencial.

O processo pode parecer difícil à primeira vista, mas com o nosso guia é fácil tirá-lo de letra. Continue lendo e confira.

O que é e quando divulgar uma vaga confidencial?

Vagas de emprego confidenciais são aquelas nas quais a empresa opta por permanecer anônima. Isso geralmente acontece por alguns motivos:

Substituição

Alguém está prestes a ser demitido e a empresa está procurando um substituto, mas não quer que a notícia se espalhe.

Concorrência

Vagas confidenciais são comuns para posições estratégicas, as quais a companhia não quer que os concorrentes tenham conhecimento.

Empresas de capital aberto

A prática é comum para realizar mudanças na empresa sem que os acionistas saibam.

Profissionais da mídia

Alguns empregadores famosos e que estão em exposição na mídia preferem abrir vagas confidenciais para evitar fãs se candidatando a posições para as quais não apresentam habilidades.

Centralizar currículos

Empresas pequenas também postam vagas sigilosas para evitar que candidatos entrem em contato diretamente, seja por e-mail ou telefone, o que desorganiza o recrutamento.

Fusão, venda, separação e outras mudanças

Companhias que passarão por processos drásticos, como fusão e venda, podem não desejar revelar as posições em aberto para evitar ruídos e até mesmo para ocultar detalhes sobre a situação da companhia.

Como funcionam as vagas confidenciais?

Os departamentos de recrutamento ou headhunters geralmente usam redes sociais e softwares de recrutamento e seleção para publicar vagas confidenciais, ou seja, que não divulgam o nome da empresa. Na descrição da vaga, são usadas definições generalistas para explicar o escopo da função e o ramo do negócio.

Sob a ótica do candidato, pode parecer estranho ver uma empresa com nome confidencial, assim como pode até criar dúvidas sobre a veracidade da oportunidade. Por isso é recomendado se esforçar ao máximo para descrever todas as informações relacionadas ao trabalho de maneira anônima.

Como abrir vagas confidenciais?

Analise

Antes de partir para a publicação da vaga em si, entenda com gestores da área qual o perfil buscado e certifique-se de pedir que não comentem sobre a posição, afinal, o processo seletivo é confidencial.

Entenda se são permitidas candidaturas internas e converse sobre os canais cuja vaga será anunciada.

Avalie a necessidade de hunting

É preciso ter em mente que vagas confidenciais costumam receber menos candidaturas por ter poucas informações. Para aumentar a gama de aplicantes, conte com headhunters e táticas de sourcing, como busca em redes sociais e anúncios direcionados para certos públicos.

Crie um cronograma

Organize o cronograma do processo seletivo e defina em qual etapa serão reveladas as informações da empresa confidencial.

Faça o job description das vagas confidenciais

É indicado revisar o job description de vagas confidenciais diversas vezes para evitar revelar informações que comprometam o anonimato do contratante.

Contudo, tente dar o máximo de informações possíveis sobre a posição, como responsabilidades, requisitos, benefícios e faixa salarial. Também certifique-se de colocar apenas a cidade, o estado e o país na vaga, e não seu endereço completo.

Pode parecer óbvio, mas tome cuidado para não publicar a vaga na página de carreiras da empresa e inserir URLs, fotos e vídeos que a identifiquem de forma alguma.

Cuidado na comunicação

Crie novos templates de e-mail para as vagas confidenciais, excluindo quaisquer menções à empresa. Certifique-se de se comunicar com o candidato por endereços de e-mail cujo domínio não apresente o nome da companhia, assim como ocultar sua assinatura.

Conte com a tecnologia

A maneira mais fácil e segura de publicar vagas confidenciais é contar com um software de recrutamento e seleção, como o VAGAS for business. Por meio dele, você automatiza tarefas manuais, cria novos templates de e-mail e ainda passa mais credibilidade aos candidatos.

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para entender porque dar feedback para candidatos finalistas é importante.