O treinamento técnico, ou treinamento de hard skills, é um tipo de treinamento que foca no desenvolvimento do funcionário em determinadas habilidades e competências, fazendo-os adquirir para uma determinada função.
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O que é treinamento e desenvolvimento?
Treinamento e desenvolvimento é o processo de promover oportunidades para colaboradores adquirirem conhecimento e experiência em seu campo de trabalho. A abordagem pode melhorar produtividade e mitigar erros, assim como vai ao encontro dos objetivos de carreira dos profissionais que compoem o quadro de funcionários.
Importância do treinamento e desenvolvimento na empresa
O treinamento e desenvolvimento é essencial para que funcionários expandam seus conhecimentos e habilidades e contribuam ainda mais com o negócio da empresa. O programa adequado pode melhorar vários fatores, levando a um desempenho eficaz das funções.
Os empregadores também podem usar o treinamento no trabalho para direcionar colaboradores ou equipes e preencher posições vagas pela saída de outros profissionais, gerando assim uma linha de sucessão.
Os tipos de treinamento e desenvolvimento também são essenciais para se adaptar às mudanças do ambiente, já que renovam conceitos e trabalham tendências atuais.
Esta abordagem também melhora o employee experience e reduz o turnover, já que os trabalhadores se sentirão incentivados e valorizados, o que colabora com o senso de pertencimento e a sensação de realização profissional.
Tipos de treinamento e desenvolvimento na empresa
Agora que você já conhece a importância, listamos abaixo os principais tipos de treinamento e desenvolvimento, junto de alguns exemplos para a aplicação em sua empresa:
Treinamento de integração
A integração, também chamada de onboarding, consiste em uma série treinamentos voltados a novos funcionários, sejam eles fixos, estagiários ou jovens aprendizes. O processo geralmente é conduzido na primeira semana de trabalho e visa munir o novato com informações para que desempenhe sua função satisfatóriamente o mais rápido possível.
Normalmente conduzido pelo departamento de Recursos Humanos com ajuda dos gestores das áreas relacionadas, o programa de orientação e integração visa educar o novo colaborador sobre uma ampla gama de tópicos, como:
- Cultura corporativa
- Missão, visão e valores da empresa
- Estrutura organizacional
- Políticas da empresa
- Procedimentos administrativos, como logins de computador, VPN e configurações de e-mail
- Segurança no trabalho
- Papelada para nova contratação
- Planos de benefícios
- Acesso a informações e habilidades
- Metas
- Aspectos técnicos do trabalho
- Ciclos de desenvolvimento
- Deveres do colaborador
- Dress-code
Treinamento de reciclagem
Este tipo de treinamento é oferecido para incorporar as últimas novidades sobre determinado assunto ou área, tudo para atualizar as habilidades dos funcionários. Também pode ser aplicado antes de uma promoção.
Treinamento técnico
O treinamento técnico, também chamado de treinamento de hard skills, é um tipo de treinamento que foca no desenvolvimento de funcionários em determinadas habilidades e competências, fazendo-os adquirir as habilidades necessárias para uma determinada função.
Colaboradores que já são competentes tecnicamente podem passar por treinamentos de reciclagem para adquirir novas habilidades e se manterem atualizados com as tecnologias e os processos mais recentes.
Alguns exemplos de habilidades técnicas aprendidas por este tipo de treinamento são:
- Redação
- Análise de dados
- Programação
- Técnicas de vendas
Treinamento comportamental
O treinamento de soft skills visa trabalhar traços comportamentais e de personalidade que costumam ser usados para desempenhar melhor o trabalho e se relacionar com outras pessoas.
Este tipo de treinamento pode incluir ser amigável com clientes, receber orientações sobre assédio sexual e ética, motivar outras pessoas e definir prioridades.
Em um ambiente de varejo ou restaurante, as competências comportamentais são usadas em todas as interações e são um componente-chave da experiência do cliente. Além disso, muitos problemas nas organizações ocorrem devido à falta de habilidades interpessoais. Como resultado, o RH e os gerentes devem trabalhar juntos para fortalecer esses pontos, seja por meio de treinamentos administrados internamente ou externamente.
Exemplos de assuntos cobertos em tais programas incluem:
- Comunicação
- Solução de problemas
- Trabalho em equipe
- Liderança
- Gerenciamento de tempo
- Resolução de conflitos
- Ética no trabalho
Curso de segurança no trabalho
Este tipo de treinamento ocorre para evitar acidentes de trabalho.
Ele é especialmente importante para organizações que usam produtos químicos ou outros tipos de materiais perigosos em sua produção, assim como aquelas cujos funcionários correm risco de quedas e lesões. Ele também pode incluir plano de evacuação, simulação de incêndio, primeiros socorros e segurança alimentar.
Treino de qualidade
O treinamento de qualidade geralmente ocorre em fábricas, já que capacita funcionários para que todos os produtos atendam padrões de qualidade impostos pela empresa e órgãos reguladores. Esse tipo de programa cobre assuntos como:
- Conformidade com padrões de qualidade
- Processos de controle de qualidade
- Prevenção e eliminação de produtos de baixa qualidade
- Avaliação e melhoria do sistema de produção
Treinamento presencial x on-line
A escolha entre realizar o tipo de treinamento on-line ou presencial depende de vários fatores. Por exemplo, em sistemas de trabalho remoto o ideal é dar preferência por manter os programas on-line, enquanto em formatos de trabalho presencial eles podem ser feitos in loco.
Caso a empresa abranja ambas as formas de trabalho, vale avaliar outros aspectos para determinar a metodologia adequada.
Um deles é o perfil do aluno. Por exemplo, treinamentos corporativos virtuais são melhores para pessoas tímidas, com dificuldade de comunicação, autônomas ou autodidatas.
Outro aspecto a ser observado é a dinâmica do programa. Caso ela abranja atividades práticas ou necessite de máquinas específicas, é melhor manter o curso dentro da empresa.
Por fim, o tempo necessário para finalizar o treinamento também muda do e-learning para o presencial. O primeiro costuma ser mais rápido, já que os alunos podem realizá-lo simultâneamente, enquanto o segundo pode ser dividido por questões logísitcas, como quantidade de alunos e espaço.
Quer saber mais sobre alguns tipos de treinamento e desenvolvimento? Então veja como capacitar gestores para processos seletivos.